Ana Paula Jordão
Por Ana Paula JordãoLeia em 2 min.21/06/2018 

Nós testamos: desodorante e creme dental caseiros

Livre de substâncias químicas que a médio prazo são nocivas à pele, receitas levam ingredientes naturais

Como terapeuta acupunturista estudo o corpo humano, suas funções e formas de viver melhor. Descobri, por meio de pesquisas, que dois produtos que usava diariamente não estavam contribuindo para a minha saúde: o desodorante, carregado de metais pesados, e o creme dental, por ter uma grande quantidade de flúor, abrasivos e detergentes.

Senti algo de errado naqueles produtos e me questionei a respeito das substâncias tóxicas na pele, que é um órgão de grande importância para todo o sistema corporal com nobres funções. Ela regula a temperatura dos órgãos, aquecendo ou refrescando pelo suor, e também elimina resíduos indesejáveis. O que usamos na pele influencia, sim, em nossa saúde, portanto quanto mais natural e livre de metais pesados melhor. Alumínio e parabeno, por exemplo, estão presentes na maioria dos cosméticos e desodorantes e são prejudiciais à saúde, portanto fabricar seu próprio desodorante, além de ser mais econômico, é bem mais saudável.

O que usamos na pele influencia, sim, em nossa saúde, portanto quanto mais natural e livre de metais pesados melhor.

Não foi muito diferente com o flúor, substância tóxica que ao longo do tempo se deposita em alguns órgãos suprimindo o sistema imunológico, gerando distúrbios musculares, deficiência no funcionamento dos rins e do fígado entre outros malefícios que estão sendo comprovados por cientistas. Em alguns Estados dos Estados Unidos, por exemplo,  a água não é fluoretada, comprovando assim que em alguns lugares já se reconhece que esta substância é nociva à saúde.

Buscando uma solução para a higiene diária livre de químicas, comecei a fazer receitas caseiras e os benefícios são visíveis. Axilas sem irritações, gengivas saudáveis e a sensibilidade a alimentos gelados sumiu. A cada creme, uma nova descoberta! Acrescento ingredientes buscando novas possibilidades e cada vez mais me aproximo de substâncias benéficas. Aos poucos, meu corpo vai se livrando das toxinas contidas em produtos oferecidos pela indústria.

Abaixo, as receitas que utilizo:

Desodorante caseiro

Lave um frasco antigo de desodorante (é possível tirar o roll on com a ajuda de uma faca) e misture  2/3 de leite de magnésia com 1/3 de água. Acrescente de 10 a 12 gotas do óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree) que é um poderoso fungicida, reconhecido mundialmente, e você terá um ótimo desodorante para usar em seu dia a dia. Com o tempo, inove acrescentando novas essências. Existem muitos óleos à disposição no mercado com diversas propriedades benéficas ao corpo. É importante que seja um óleo essencial puro, por isso leia a embalagem antes de comprar.

Creme dental

Misture um copo de argila branca, que evita proliferação de bactérias; com cinco colheres de água filtrada, uma colher de chá de flor de sal, que aumenta a ação da argila; quatro gotas de óleo essencial de hortelã pimenta, que neutraliza mau hálito; 3o gotas de Própolis, que é um antibiótico maravilhoso e uma colher de chá de bicarbonato de sódio, para limpeza.

Se a mistura ficar muito líquida, acrescente mais argila até encontrar a consistência ideal. Seu creme dental não fará espuma, mas você terá uma boa higiene nos dentes e gengiva. Temos em nossa memória a referência da pasta industrializada, que usamos desde a infância, então nos primeiros dias pode haver um estranhamento. Mas com o tempo os benefícios serão nítidos e trarão força para continuar.

Ana Paula Jordão

Ana Paula Jordão

Ana Paula Jordão é fisioterapeuta e terapeuta acupunturista. Instagram: @anapaulajordao_terapeuta