Pesquisar
Loading...

Tudo sobre o Signo de Peixes

Tudo o que você precisa saber sobre o signo de Peixes está aqui: ✓ significados ✓ data e mês ✓ pedras ✓símbolo ✓personalidade ✓amor

O signo de Peixes é o décimo segundo signo, portanto, o último do Zodíaco. Esse é o signo mais elevado e representa o último estágio de aprendizado da Escola da Vida.

E há algo muito interessante no fato de Peixes ser o último signo do ano zodiacal: o signo é responsável pela síntese – o transbordamento, a reconexão de todos como iguais, conforme explica a astróloga Naiara Tomayno.

Mas também Peixes está ligado às mais raras virtudes humanas, tais como a compreensão, humildade, filantropia, compaixão, empatia, sensibilidade superior e amor devocional.

O signo de Peixes é capaz de se doar totalmente a algum objetivo e de esquecer seus próprios interesses, até financeiros. Além disso, em Peixes encontramos a ausência de imediatismo e a predisposição para mergulhar fundo no que é sagrado, conforme explica a astróloga Maria Eugenia de Castro.

Mas em excesso, as qualidades piscianas fazem mal e, às vezes, pode acontecer de o signo de Peixes pensar muito mais nas outras pessoas do que em si.

A tendência de mudar de opinião não é uma fraqueza em Peixes, e sim sua maior força. Quem diz isso é o astrólogo Alexey Dodsworth.

“Enquanto as pessoas sofrem por sua inflexibilidade e rigidez, Peixes permanece como aquele tipo quase indestrutível, pois se adapta ao ambiente. É capaz de vencer pessoas aparentemente mais fortes justamente por suas características mutáveis, ambivalentes e adaptáveis”, explica Alexey.

Este artigo é como uma introdução ao signo de Peixes para que você possa, sobretudo, aprender sobre os significados, a data de início e fim do signo, sobre as pedras de Peixes, o símbolo, a personalidade e no amor.

Qual a data do signo de Peixes?

  • Em 2022, o Sol entrou em Peixes em 18 de fevereiro, às 13h43.
  • Em 2023, o período de Sol em Peixes começa em 18 de fevereiro, às 19h34.
  • Todo ano, o dia que o signo começa e termina muda. Por isso, se você nasceu no primeiro ou no último dia de um signo, precisa conferir exatamente a hora em que o Sol saiu de um signo e entrou em outro. Você pode ver isso no seu Mapa Astral.

O que significa o símbolo de Peixes?

O símbolo de Peixes mostra, na verdade, dois peixes que se movem em direções opostas, mas unidos por um cordão.

Isso remete à natureza dualista e contraditória dos piscianos.

“Simbolicamente, Peixes deve decidir se seguirá o que vai para baixo – e se perderão nas tendências de um mundo netuniano, de sonhos e fantasias –, ou o que vai para cima – e seguir o caminho espiritual de amor e compaixão pela humanidade.”, explica Marcia Fervienza.

 Se você tem curiosidade para conhecer mais sobre a origem dos símbolos dos signos, veja mais aqui.

Pedra do Signo de Peixes

Os desafios e tendências do signo de Peixes costuma ser compaixão, empatia e compreensão. A partir disso, a especialista em Cristais, Simone Kobayashi, sugere que as pedras para Peixes são:

  • Quartzo Rosa, porque alivia as mágoas do coração.
  • Citrino é indicada para manifestar-se com firmeza e aflora o senso de certeza interior, ajudando com a confiança e a segurança.

Características do Signo de Peixes

As seguintes características fazem parte do perfil de Peixes:

Não é “peixe”, é “peixes”. Em seu símbolo, um nada para cima, outro, para baixo. Peixes é, portanto, ambivalente e dividido entre dois mundos.

Assim como GêmeosVirgem Sagitário, Peixes tem Ritmo Mutável e é, portanto, um signo de natureza dupla. “É até difícil definir se é introvertido ou extrovertido, já que depende do momento e da maré. É coerente em sua incoerência e se encontra nos desencontros”, explica o astrólogo Alexey Dodsworth.

Como ocorre com os signos do Elemento Água, Peixes consegue manipular de forma sutil, fazendo com que tudo e todos se adaptem aos seus desejos. A diferença é que enquanto Câncer é tenaz e Escorpião é voluntarioso, o signo de Peixes tem poder de trazer sensação de experiência, de já conhecer este mundo.

Peixes é regido por Júpiter e Netuno. Daí vem sua natureza interessada em ajudar as outras pessoas e, ao mesmo tempo, se colocar em situações em que é transformado em vítima.

Além disso, Peixes pode entender que os problemas individuais podem vir a ser coletivos e afligir a todos com igual intensidade.

Por isso, o signo nos lembra de que somos muito mais plurais do que singulares, muito mais coletivos do que individuais, muito mais “nós” do que “eu”.

Quem compreende o significado mais profundo do Zodíaco logo percebe que este não é apenas o último signo; Peixes representa o símbolo do final de uma grande jornada evolutiva das pessoas na Terra.

Personalidade do signo de Peixes

Sensíveis e com ótima intuição, compreensão também faz parte da personalidade do signo de Peixes, e esse atributo vai muito além de compreender as palavras.

Peixes percebe o propósito de cada pensamento, encaixa todos os sentimentos que motivaram o assunto e juntam os significados explícitos e implícitos. Para este signo, meia palavra basta. Além disso:

  • Peixes pode sentir que compreender a outra pessoa é sentir as causas que motivaram os diferentes comportamentos, distinguindo as partes do todo.
  • O signo tem pouca ambição mundana, pois já ultrapassou o desejo de poder, de exibição social ou de parecer melhor do que é.
  • Humildade não implica subserviência ou passividade para Peixes.
  • Compaixão é uma característica da personalidade do signo de Peixes.
  • Como é super sensível para compreender os problemas e as dificuldades das pessoas, Peixes se compadece quando sente que alguém está sofrendo e precisando de amparo.

A capacidade de se sintonizar com aspectos subjetivos da realidade confere ao signo de Peixes o talento incomum de compreender o ambiente da forma mais profunda possível. E é a partir deste mergulho intenso que Peixes se converte num dos mais misteriosos e fascinantes signos do Zodíaco.

No dia a dia, Peixes provavelmente precisa de expressão e muita necessidade de reconhecimento e criatividade. “E se não tem isso, pode adoecer. E essa doença pode ser uma forma de tentar resolver esse buraco existencial”, conforme explica a astróloga Vanessa Tuleski.

Outro cuidado que as pessoas de Peixes precisam ter é em levar uma vida de excessos, seja de alimentos, mas também bebidas e drogas. “Peixes precisa de sol e alegria, mas na medida”, diz Vanessa.

Peixes combina com qual signo?

O amor é a religião de Peixes e quem já foi amado por alguém deste signo nunca mais esquece seus gestos de ternura. É um amor compassivo, dedicado, que aceita a outra pessoa sem condicionantes.

Peixes é o mais depreendido dos amantes. É um signo devotado, discreto e carinhoso. Sabe agradar e criar clima de romance, mesmo nos mais efêmeros relacionamentos.

Para combinar com Peixes, é importante saber que o signo costuma ser pouco exigente nem fazer críticas ou cobranças. Sua maior especialidade é ir se adaptando às vontades alheias, tendo prazer nisso.

Se deixa inundar pelo amor sem restrições e se preocupa em satisfazer os mínimos desejos da outra pessoa. Tem atração especial por pessoas frágeis, carentes, que precisam de amparo afetivo. Às vezes, pode acabar se desencantando ou desiludindo ao se afundar em ilusões, viajar em fantasias e não perceber que se deixaram enganar.

Mas para combinar com Peixes é preciso ir além do signo solar. Afinal, é preciso entender como os outros planetas e aspectos no Mapa agem sobre a personalidade de quem é de Peixes.

Você até pode ver se Peixes combina com Câncer ou com Áries ou qualquer outro signo. No entanto, isso é bastante superficial. Na Astrologia, existe a Sinastria Amorosa (você pode ver aqui), uma análise de dois Mapas para ver o quanto combinam. E traz, ainda, quais desafios, quais oportunidades e como cada pessoa expressa os sentimentos.

Por isso, não tem como dizer qual signo combina com Peixes porque cada pessoa tem um Mapa inteirinho, complexo e só dela. Então, esse Mapa é diferente de todas as outras pessoas que tem o Sol no mesmo signo.

Ascendente em Peixes

Pessoas com Ascendente em Peixes costumam têm grande capacidade de se misturar em um ambiente. Às vezes, seu idealismo pode atrapalhar seu senso prático. Também podem ser ótimos ouvintes — mais do que solucionar problemas.

Se você é de Peixes e tem Ascendente em outro signo, saiba o significado:

Planetas em Peixes

Planetas em Peixes trazem significados psicológicos do signo para sua personalidade. Entenda um pouco mais sobre como é ter Planetas em Peixes no Mapa e o que isso pode indicar:

  • Sol em Peixes: empatia e a humildade podem ser fortes na sua personalidade. Mais sobre o Sol no Mapa aqui.
  • Lua em Peixes: seus sentimentos podem ser fortemente conectados a um ideal espiritual ou causa coletiva. Entenda sobre a Lua no Mapa Astral aqui.
  • Mercúrio em Peixes: sua mente tende a ser bastante imaginativa. Além disso, você pode se expressar de maneira muito sensível. Leia sobre Mercúrio no Mapa aqui.
  • Vênus em Peixes: pode significar que você sente algo como devoção em relação às pessoas amadas. Entenda mais aqui sobre Vênus no Mapa.
  • Marte em Peixes: você tende a manifestar seu poder de maneira sinuosa e usa a intuição como motivação.
  • Júpiter em Peixes: sua personalidade pode ser fortemente conectadas com sua espiritualidade. Aprenda mais aqui sobre Júpiter no Mapa.
  • Saturno em Peixes: é possível que você sinta dificuldade em se conectar com a realidade e até se autossabote quando tem de assumir responsabilidades.. Muito mais sobre Saturno no Mapa Astral aqui.
  • Urano em Peixes: suas ideias tendem a ser bastante originais e revolucionárias e você pode manifestar seu lado fora dos padrões na sua vida interior.
  • Netuno em Peixes: seu inconsciente tende a ser forte e sua sensibilidade extremamente presente. Leia aqui sobre Netuno no Mapa.
  • Plutão em Peixes: pode desenvolver muito bem a intuição, mas se perder em seus dramas pessoais. Conheça mais aqui sobre Plutão no Mapa.

Todo mundo tem Peixes no Mapa Astral

Peixes está presente na vida de todo mundo. Basta você olhar a mandala do seu Mapa Astral (como na imagem ao lado) e procurar pelo símbolo do signo de Peixes.

Ainda que parece que o signo esteja entre as casas 3 e 42, o que importa mesmo é a casa que começa a partir de Peixes. Perceba que é a casa 4 que, neste exemplo, começa a partir de Capricórnio – ainda que seja no “meio” do signo.

Neste caso, se diz que Peixes está na cúspide da casa 4. Com essa informação, você poderá entender mais a fundo a sua relação com a personalidade e a presença do Signo de Peixesna sua vida. Isso porque os significados das casas astrológicas representam diferentes partes da vida de cada pessoa.

Em suma, para saber onde você tem cada um dos signos no seu Mapa Astral, veja estes guias:

Muito mais sobre o signo de Peixes

Agora que você fez essa imersão introdutória sobre Peixes, pode ver dicas para aproveitar o melhor do signo na sua vida.

  • Florais de cada signo: a Arruda ajuda em momentos de excesso e cansaço no servir.
  • Óleos essenciais de cada signo: a lavanda ajuda a trazer equilíbrio emocional e evitar o “comer emocional”, de acordo com a Aromaterapeuta Solange Lima.
  • O lado sombrio de Peixes pode ter obsessividade com detalhes, perdendo a fé e a sensibilidade, passando a criticar e julgar coisas mínimas por estar vivendo incômodos internos.Além disso, pode embarcar em sacrifícios sem fundamento, perdendo força e potência de agir, conforme explica a a astróloga Ana Andreiolo.
  • Meditação para Peixes: a terapeuta Raquel Ribeiro gravou uma meditação especial para pessoas de Peixes, que pode ser feita por 21 dias para que você possa ativar seu poder pessoal.

Conheça mais sobre Capricórnio entendendo:

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim