Pesquisar
Loading...

Tudo sobre o signo de Câncer

Entenda os significados do Signo de Câncer, da coragem ao amor, do trabalho ao sexo, da data ao símbolo e muito mais

O significado do signo de Câncer está muito ligado aos três signos que o antecedem: primeiramente, em Áries, temos o plantio das ideias; em Touro, as ideias se estabilizam para germinarem; então, em Gêmeos, a semente se transforma em planta. Por fim, em Câncer, chegam os frutos.

Por isso, no quarto signo do zodíaco é que se encontram as emoções, a maternidade e a energia feminina. Também são temas cancerianos o lar, as lembranças da infância e o passado. “Podemos dizer que é no signo de Câncer que as emoções do mundo se escancaram”, explica o astrólogo Alexey Dodsworth.

Um dos grandes mitos que envolvem o signo, de acordo com a astróloga Marcia Fervienza, é que as pessoas cancerianas são choronas. “Precisamos lembrar que Câncer tem ambição que pode não ser imediatamente visível, mas que é bastante presente na sua personalidade”, explica.

Este artigo é como uma introdução ao signo de Câncer para que você possa, sobretudo, aprender sobre os significados, a data de início e fim do signo, sobre as pedras de Câncer, o símbolo, a personalidade e no amor.

Qual a data do signo de câncer?

  • Em 2022, o Sol entrou em Câncer em 21 de junho, às 06h13.
  • Em 2023, o dia que Câncer começa é 21 de junho, às 11h57.
  • Todo ano, o dia que começa Câncer muda — e o dia que termina também. Por isso, é importante conferir aqui no Mapa Astral grátis do Personare.

Qual o significado do símbolo de Câncer?

Tudo sobre o signo de Câncer

São dois os símbolos do signo de Câncer: um caranguejo e os seios.

Do caranguejo, Câncer adota ainda a tendência a esconder sua parte mais sensível com uma carapaça bastante dura. “Assim com o animal, quando este signo agarra alguma coisa, é muito difícil abandoná-la”, segundo a astróloga Márcia Fervienza.

A forte ligação com nutrição e proteção é, porém, simbolizada pelos seios. Em outras palavras, o signo de Câncer tem a ver com maternar e cuidar.

Pedra do Signo de Câncer

Apego e, ao mesmo tempo, sensibilidade e melancolia desafios do signo de Câncer analisados pela terapeuta Simone Kobayashhi. Ao analisar estas questões, ela indica as seguintes pedras para Câncer:

  • A turmalina melancia ajuda com as mágoas e feridas emocionais. Além disso, ajuda quando você precisa solucionar questões e relações familiares problemáticas usando a empatia e Amor Incondicional.
  • Ao passo que, a Hematita ajuda na proteção, como um manto energético que envolve e protege, aumentando sua energia e elevando sua segurança.

Características do Signo de Câncer

As seguintes características fazem parte do perfil de Câncer:

A personalidade de Câncer tem virtudes muito marcantes, como, por exemplo, a capacidade de amar profundamente e a empatia. Entre seus desafios, há a instabilidade emocional.

Assim como a Lua, as emoções cancerianas são divididas em fases. Além disso, o signo pode ter dificuldade para lidar com conflitos e confrontar problemas.

Entre as características do signo de Câncer está a dificuldade em perceber eventos de forma objetiva. Tudo é “filtrado” pelas emoções e, como tal, o signo é passível de interpretação subjetiva, que nem sempre pode ser entendido com facilidade pelas outras pessoas.

Personalidade do Signo de Câncer

A personalidade de Câncer está muito ligada a uma palavra importante: união. Pessoas cancerianas ou com presença forte do signo no Mapa costumam ser agregadoras e adorar nutrir os que amam. Além disso:

  • O signo de Câncer se sente forte e capaz quando sabe que tem um lugar ao qual pertence e para onde sempre pode voltar para recarregar as energias.
  • Pode sentir dificuldade para encontrar seu propósito de vida quando lhe falta a família. Na falta disso, ela pode se desconectar do seu mundo emocional e tornar-se tímida, medrosa, carente e infantil.
  • Para se resgatar e voltar a viver dentro da manifestação mais elevada do arquétipo canceriano, a pessoa precisará passar por uma reconstrução interna que lhe permita se reconectar com aquilo que a move: seus sentimentos. Para isso, precisa de coragem para olhar para grande dor que sente pela ausência da base familiar.

O signo de Câncer se relaciona com tudo em sua vida desde uma perspectiva emocional. De forma geral, a personalidade do signo de Câncer costuma encarar o dinheiro como uma uma ferramenta de nutrição e proteção em relação às pessoas que ama.

A pessoa do signo de Câncer pode ter dificuldades em ser produtiva se estiver com problemas familiares ou de relacionamento. Ou, ainda, diante de uma grande perda emocional.

Qual signo combina com Câncer?

Em Câncer, temos o primeiro signo romântico na mandala zodiacal. Portanto, este é, em primeiro lugar, um signo emotivo. Ao passo que Câncer também é muito sensível e com a percepção super aguçada. Por fim, é um signo que sente grande necessidade de proteção.

Para isso, rodeia-se de suas pessoas queridas na esperança e desejo de que, dentro de uma unidade familiar, seja possível proteger-se do mundo lá fora. Isso porque, na visão canceriana, o que está fora da sua dura carapaça tende a ser frio e cruel.

Por outro lado, Câncer inventa formas de cuidar das pessoas e, desta forma, poucas pessoas resistem aos seus rituais de conquista. O signo mima com tantos requintes que, de repente, a pessoa se vê está instalada “no colo canceriano”.

Mas é preciso ter cuidado para não usar o Sol em Câncer para definir a pessoa por completo. Afinal, é preciso entender como os outros planetas e aspectos no Mapa agem sobre a personalidade de quem é de Câncer.

Você até pode ver se Câncer combina com um signo específico. No entanto, isso parece bastante superficial. Na Astrologia, existe a Sinastria Amorosa (você pode ver aqui), uma análise de dois Mapas para ver o quanto combinam. E traz, ainda, quais desafios, quais oportunidades e como cada pessoa expressa os sentimentos.

Por isso, não tem como dizer qual signo combina com Câncer porque cada pessoa tem um Mapa inteirinho, complexo e só dela. Então, esse Mapa é diferente de todas as outras pessoas que tem o Sol no mesmo signo.

Ascendente em Câncer

A pessoa com Ascendente em Câncer costuma passar a primeira impressão de que é muito confortável e seguro permanecer junto a ela. Tem esse signo bem no início do Mapa significa encontrar alguém muito maternal.

Além disso, pessoas com Ascendente em Câncer também costumam:

  • ter capacidade quase automática de gerar identificação com outras pessoas.
  • se retrair e evadir a situação quando são atacadas ou envolvidas em alguma discussão.
  • odiar discussões e sempre cuidam aquilo que dizem para não ferir os demais.
  • ser tímidas.
  • ser capazes de sentir as emoções de forma muito intensa.

As características que você tem no signo Ascendente são, em geral, a primeira impressão que você passa para as pessoas. Ou seja, é a sua máscara social.

E, mais, se você é de Câncer e tem Ascendente em outro signo, saiba o significado:

Planetas em Câncer

Planetas em Câncer trazem significados psicológicos ligados ao signo para a personalidade. Entenda um pouco mais sobre como é ter Planetas em Câncer no Mapa e o que isso pode indicar:

Todo mundo tem Câncer no Mapa Astral

Câncer está presente na vida de todo mundo. Basta você olhar a mandala do seu Mapa Astral (como na imagem ao lado) e procurar pelo símbolo do signo de Câncer .

Ainda que parece que o signo está entre as casas 9 e 10, o que importa mesmo é a casa que começa a partir de Câncer . Perceba que é a casa 10 que, neste exemplo, começa a partir de Câncer .

Neste caso, se diz que Câncer está na cúspide da casa 10. Com essa informação, você poderá entender mais a fundo a sua relação com a personalidade e a presença do Signo de Câncer na sua vida. Isso porque os significados das casas astrológicas representam diferentes partes da vida de cada pessoa.

Para saber onde você tem cada um dos signos no seu Mapa Astral, veja estes guias:

Muito mais sobre Câncer

Agora que você fez essa imersão introdutória sobre Câncer, pode ver dicas para aproveitar o melhor do signo na sua vida.

  • Florais de cada signo: Centaury pode apoiar ao trazer força interior para decidir o que é o melhor para a realização de sua missão de vida.
  • Óleos essenciais de cada signo: um dos óleos indicados pela terapeuta Solange Lima para Câncer é o Patchouly, que ajuda a quebrar padrões de comportamento, inclusive com origem na infância.
  • O lado sombrio de Câncer é a frieza e a distância emocional quando sente ressentimento e que precisa de autoproteção, segundo a astróloga Ana Andreiolo.
  • Meditação para Câncer: a terapeuta Raquel Ribeiro gravou uma meditação especial para pessoas de Câncer, que pode ser feita por 21 dias para que você possa ativar seu poder pessoal.

Conheça mais sobre Câncer entendendo:

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim