Pesquisar
Loading...

Tudo sobre o Signo de Virgem

Entenda todos os significados do signo de Virgem, da forma como lida como o amor ao trabalho, da data ao símbolo e muito mais

O signo de Virgem é muitas vezes visto como perfeccionista e crítico. No entanto, esse jeito de ser pode, muitas vezes, encobrir o medo de lidar com emoções mais profundas.

Tarefas e situações são tratadas com eficiência por Virgem, uma vez que o sexto signo do zodíaco curte seguir métodos e deixar a vida mais prática.

“É em Virgem que a consciência é instada a ser mais meticulosa, detalhista e racional. É neste signo que a capacidade mental da lógica atinge seu máximo. E é onde o poder de questionamento é intensificado”, conforme explica o astrólogo Alexey Dodsworth.

A ideia de controle, seja das emoções, do conhecimento ou do corpo, está muito ligada ao signo de Virgem. “Pessoas sem grandes ativações planetárias no signo de Virgem (e em signos de Terra) costumam ter um problema sério: não traçam planos B. Virgem os traça, porque pensa no que pode dar errado”, detalha Alexey.

Ao mesmo tempo, a astróloga Marcia Fervienza diz que o virginianas e virginianos tem inteligência natural para “hábitos, rotinas e ciclos, especialmente os do seu corpo”.

Este artigo é como uma introdução ao signo de Virgem para que você possa, sobretudo, aprender sobre os significados, a data de início e fim do signo, sobre as pedras de Virgem, o símbolo, a personalidade e no amor.

Qual a data do signo de Virgem?

  • Em 2022, o Sol entra em Virgem no dia 23/08, às 00h16.
  • Virgem em 2023 começa em 23/08, às 06h01.
  • Todo ano, o dia que começa Virgem muda. Portanto, o dia que termina também sempre é diferente. Por isso, é importante conferir seu signo aqui no Mapa Astral grátis do Personare.

Qual o significado do símbolo de Virgem?

Tudo sobre o Signo de Virgem

A representação astrológica, de acordo com a astróloga Márcia Fervienza, lembra uma serpente enroscada, alusiva à queda do ser humano do seu estado de felicidade no paraíso por culpa deste animal.

Ao mesmo tempo, outra imagem que é ligada ao símbolo do signo de Virgem: uma mulher que traz uma espiga de ouro em uma mão.

Segundo Marcia, isso “traduz a qualidade virginiana de plantar e trabalhar por sua colheita”. Se você tem curiosidade para conhecer mais sobre a origem dos símbolos dos signos, veja mais aqui.

Pedra do Signo de Virgem

Para a especialista em Cristais, Simone Kobayashi, a pedra do signo de Virgem é:

  • Selenita, que ajuda na limpeza em todos os níveis e com flexibilidade. Isso porque pessoas virginianas podem abusar do perfeccionismo e da autocrítica.

Características do Signo de Virgem

As seguintes características fazem parte do perfil de Virgem:

Sobretudo, a utopia da perfeição é uma parte importante das características do Signo de Virgem. Em tudo o que faz, o signo de Virgem se aplica com tanto esmero que é fácil perceber a sua intenção. Este signo, além disso, gosta de aprender fazendo e não costuma desprezar o método de tentativa e erro.

Buscar melhorar-se a cada dia e em todas as suas tarefas, das maiores até as menores, é, acima de tudo, uma das características do signo de Virgem.

Rotina é destaque também na descrição sobre Virgem. E onde mora o tédio para este signo? Acima de tudo, na ociosidade.

O signo de Virgem pode ter duas questões que beiram a mania: vaidade e limpeza. Ao passo que essas questões também se traduzem em autocobrança excessiva. Em outras palavras, a possibilidade de se prender a rigores que podem ser inúteis — na visão das outras pessoas —, é algo comum ao signo.

Personalidade do Signo de Virgem

Faz parte da personalidade de Virgem saber planejar até que consiga atingir qualidade máxima. Isso pode tornar alguém com o signo forte no Mapa um profissional que curte, por exemplo, competição.

Profissões que necessitam de trunfos mentais são indicadas para pessoas com fortes marcas de Virgem na personalidade. Além disso, trabalhos em que possam descobrir erros em sistemas costumam trazer satisfação.

Mas também são comuns na personalidade de Virgem:

  • Chegar a um nível pesado de cansaço que ultrapassa os níveis aceitáveis de saúde. E isso precisa ser levado muito a sério!
  • Quando alguém com forte personalidade de Virgem aceita um trabalho para o qual não tem alternativa, é possível encontrar um tipo de perfil profissional difícil: que sabota e, às vezes, pode reivindicar coisas absurdas.
  • a preocupação com higiene e saúde são destaque na personalidade do signo de Virgem. Sua vaidade e limpeza, por exemplo, ficam evidentes nos inúmeros cuidados com o corpo, com suas vestimentas e com o seu ambiente.
  • A autoestima de Virgem está na saúde porque este signo pode ser capaz de cumprir todas as ordens médicas, sejam agradáveis ou não.

Qual signo combina com Virgem?

Os signos que combinam com Virgem precisam, antes de tudo, entender que pessoas virginianas não costumam gostar de grandes manifestações amorosas, nem coisas melosas, amores impossíveis, aventuras novelescas e pieguismos.

Virgem pode desconfiar de quase tudo que a literatura romântica descreve. Este é um signo que tende a ser bastante cético. No sexo, por exemplo, racionalizar as emoções é algo comum em pessoas virginianas. Às vezes, podem sentir um pouco de dificuldade de se entregar ou se soltar totalmente.

Mas é preciso ter cuidado para não usar o Sol em Virgem para definir a pessoa por completo. Afinal, é preciso entender como os outros planetas e aspectos no Mapa agem sobre a personalidade de quem é de Virgem.

Você até pode ver se Virgem combina com um signo específico. No entanto, isso parece bastante superficial. Na Astrologia, existe a Sinastria Amorosa (você pode ver aqui), uma análise de dois Mapas para ver o quanto combinam. E traz, dessa maneira, quais desafios, quais oportunidades e como cada pessoa expressa os sentimentos.

Por isso, não tem como dizer qual signo combina com Virgem porque cada pessoa tem um Mapa inteirinho, complexo e só dela. Então, esse Mapa é diferente de todas as outras pessoas que tem o Sol no mesmo signo.

Ascendente em Virgem

Resolver um problema é uma habilidade marcante de quem tem Ascendente em Virgem. Ativas e de ideias práticas, o Ascendente em Virgem indica que a pessoa tende a ser muito detalhista e, às vezes, até perder tempo com coisas desnecessárias.

Além disso, pessoas com Ascendente em Virgem também:

  • costumam ser solícitas e humildes.
  • são conhecidas por serem muito inteligentes e críticas.
  • gostam de fazer questionamentos sobre diferentes assuntos.
  • podem ser excessivamente detalhistas.
  • podem perder tempo com coisas desnecessárias.
  • têm cuidado especial com o próprio corpo e com a própria saúde.

As características que você tem no signo Ascendente são, em geral, a primeira impressão que você passa para as pessoas. Ou seja, é a sua máscara social.

Por fim, ter o Ascendente em Virgem significa que esse signo ascendia no horizonte no momento em que você nasceu. Leia aqui tudo sobre o Ascendente em Virgem.

E, mais, se você é de Virgem e tem Ascendente em outro signo, saiba o significado para sua vida:

Planetas em Virgem

Planetas em Virgem trazem significados psicológicos ligados ao signo para a personalidade. Então, entenda um pouco mais sobre como é ter Planetas em Virgem no Mapa e o que isso pode indicar:

Todo mundo tem Virgem no Mapa Astral

Virgem está presente na vida de todo mundo. Basta você olhar a mandala do seu Mapa Astral (como na imagem ao lado) e procurar pelo símbolo do signo de Virgem.

Ainda que parece que o signo esteja tanto no finalzinho da casa 8 quanto na casa 9, o que importa mesmo é a casa que começa a partir de Virgem. Perceba que é a casa 9 que, neste exemplo, começa a partir de Virgem.

Neste caso, se diz que Virgem está na cúspide da casa 9. Com essa informação, portanto, você poderá entender mais a fundo a sua relação com a personalidade e a presença do Signo de Virgem na sua vida. Afinal, os significados das casas astrológicas representam diferentes partes da vida de cada pessoa.

Em suma, para saber onde você tem cada um dos signos no seu Mapa Astral, veja estes guias:

Muito mais sobre Virgem

Agora que você fez essa imersão introdutória sobre Virgem, pode ver dicas para aproveitar o melhor do signo na sua vida.

  • Florais de cada signo: a Hibbertia incentiva o aprimoramento e utilização de seu conhecimento e abertura a outras visões possíveis, a serviço do todo.
  • Óleos essenciais de cada signo: a sinergia entre Laranja, tangerina, bergamota e lavanda podem ajudar a pessoa de Virgem a lidar com nervosismo e ansiedade.
  • O lado sombrio de Virgem geralmente surge quando a pessoa desse signo se vitimiza com autocríticas e exigências, perde o foco e se desorganiza. Com isso, acaba perdendo prazos, postergando tarefas. Assim, fica apática e letárgica.
  • Meditação para o Signo de Virgem: a terapeuta Raquel Ribeiro gravou uma meditação especial para pessoas de Virgem, que pode ser feita por 21 dias para que você possa ativar seu poder pessoal.

Por fim, conheça mais sobre Virgem entendendo:

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim