Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Capricórnio no mapa astral: entenda os significados do signo na sua vida

Capricórnio no mapa astral: entenda os significados do signo na sua vida

Entenda as características de capricórnio no mapa astral e saiba como manifestar a energia sólida deste signo cardinal e de terra em cada casa astrológica. Confira

Você sabe o significado de Capricórnio no mapa astral? Capricórnio é um signo cardinal, ou seja, que é iluminado pelo Sol no começo de uma das 4 estações do ano. Além disso, é do elemento Terra, sendo mais materialista. Vamos primeiro examinar as características de capricórnio para entender como ele se comporta em cada casa.

Capricórnio no mapa astral

Capricórnio também é conhecido pela sua ambição, que caminha lado a lado com a consciência de que a melhor forma de conquistar o que tanto sonha é trabalhando muito e dando o melhor de si, enquanto respeita o tempo e as leis das coisas, se desviando das distrações que possam tirar seu foco. Saiba tudo sobre o signo de Capricórnio clicando aqui.

Ao mesmo tempo que está sempre pronto para aprender, esperar e planejar, tem uma mente quase desconectada do coração, se guiando sempre pela racionalidade e pelos estudos e trabalho duro. Isso o torna grande mestre no que quer que decida fazer, mas o afasta da sua própria intuição, impedindo que amplie sua visão e o tornando refém de uma rotina tediosa por acreditar que essa é a única forma de vencer na vida.

Ah, e se você quiser saber mais sobre o que as casas astrológicas representam no mapa, leia este artigo. Sabendo disso, como será que esse signo se comporta em cada uma das casas astrológicas?

Capricórnio na casa 1

Também conhecida como o Ascendente, essa casa trata do “eu”, da forma como nos mostramos ao mundo e como queremos ser vistos. E quando está sob as influências de Capricórnio, demonstra uma necessidade maior por segurança, mesmo que a pessoa não tenha medo de encarar alguns riscos necessários em momentos específicos.

A seriedade nos temas pessoais e profissionais também fica mais evidente nesse posicionamento, o que faz com que as falas e ações sejam muito diretas, algo que pode ser amplificado ou acalmado dependendo da forma como os demais astros e signos estão dispostos no Mapa Natal.

Todo esse ar mais sério e corajoso pode ficar retido com a paciência que tem para esperar que as coisas tomem forma no momento certo, seguindo as burocracias necessárias e deixando a imaginação de escanteio a não ser em último caso.

Capricórnio no mapa astral na casa 2

Essa casa trata dos recursos e dos valores tanto físicos quanto psicológicos, e quando tem as energias de Capricórnio imperando, gira em torno, principalmente, do fazer dinheiro para se firmar e sentir a segurança financeira que tanto anseia.

Um ponto importante desse posicionamento é a determinação em alcançar os próprios objetivos independente do que aconteça, forçando-se a persistir até finalmente conseguir suprir pelo menos uma parcela satisfatória de sua ambição pessoal.

Os recursos materiais ganham uma importância extra em suas vidas, mas também os valores pessoais, em que se preocupa constantemente com sua própria índole e com a visão das pessoas em relação à sua integridade. Por isso delimita bem claramente seus próprios limites éticos que, mesmo que possam ir um pouco mais além do que os demais por desejar acúmulo de posses, ainda assim existem e são respeitados o máximo possível.

Capricórnio na casa 3

A casa da comunicação, da expressão e da forma como aprendemos os mais diversos temas, quando sob influência de Capricórnio, ganha uma força mais prática e determinada que estabelece certos graus de conservadorismo e distanciamento sentimental do todo.

Todo o aprendizado ganha um toque a mais de foco, mais porque o estudo está muito ligado à ambição que esse signo traz à casa do que pela simples curiosidade de saber de algo ou pela sensação de que precisa conhecer mais acerca de um assunto específico para se preparar mais para a vida em sociedade.

A forma de se expressar também se afasta do calor da empatia e se aproxima com mais força dos pensamentos práticos, longe de dramas e reclamações em excesso, o que pode fazer com que as pessoas evitem o convívio por sentir que não têm espaço o suficiente para demonstrar o que sentem e nem recebem essa expressividade que foge da razão.

Capricórnio no mapa astral na casa 4

As influências de Capricórnio na casa das raízes e da família, que também é conhecida como o Fundo do Céu na astrologia, dá uma perspectiva mais estruturada para o lar e tudo o que gira em torno desse conceito. Entenda o significado da casa 4 na vida de cada um aqui neste artigo.

Há também uma necessidade de manter a disciplina e a ordem dentro de uma visão conservadora, dificultando a entrada de perspectivas muito diferentes do já socialmente aceito, por acreditar que o que já existe é bom o suficiente e deve ser seguido à risca, algo que se torna sinônimo de maturidade.

O afeto dentro do lar fica defasado, não sendo o principal ponto de importância e sendo abafado pelo afastamento sentimental que existe devido a visão prática e terrena das coisas, com pouca ou nenhuma tolerância a dramas alheios.

Capricórnio na casa 5

A casa dos prazeres e também da criatividade, que desenha a importância da autenticidade e da autoafirmação, pode ficar mais tensa quando está sendo influenciada pela energia de Capricórnio.

É possível que haja uma retração social que expressa a introspecção que a seriedade desse signo emprega nessa casa. Isso acaba criando uma aura mais reservada, onde a exposição de si fica bem limitada a não ser que se expor esteja completamente nos planos.

Há um choque onde a falta de sentimentalismo desse signo conflita com a criatividade da casa ao se posicionar para o mundo, sendo usada apenas na parte profissional e ignorada quando se trata de autodescobrimento e autopercepção por sentir a necessidade de se manter em segurança e longe dos olhares e línguas alheios.

Capricórnio na casa 6

Essa é a casa da rotina, do trabalho e da saúde, e quando está com Capricórnio a influenciando, demonstra uma determinação maior para terminar aquilo que for necessário e o que for de sua responsabilidade, sendo uma boa energia para trabalhadores incansáveis e persistentes.

Mas isso não significa entusiasmo no trabalho ou amor pelo que faz, apenas noção de responsabilidade e respeito à rotina que precisa ser seguida para que seus objetivos mais ambiciosos sejam alcançados com sucesso o mais rápido possível e sem atropelos no meio do caminho.

Seu foco faz com que a procrastinação não seja tanto uma opção, pois preferem seguir à risca o que for acordado, desde horários de entrada e saída até prazos de entrega. E isso se reflete inclusive no dia a dia da vida pessoal e romântica, onde alguns rituais diários se fazem importantes para a construção de um sentimento de segurança.

Capricórnio na casa 7

 A casa do Descendente trata dos relacionamentos e parcerias que temos no decorrer da vida, se concentrando na troca entre pessoas. Quando energizada por Capricórnio, escolhe a dedo as amizades, focando na maturidade de cada um, sem muita paciência para mentes mais jovens ou muito indecisas.

Existe a preferência por pessoas que sejam responsáveis com suas obrigações e deveres, levem a sério o que deve ser levado a sério e saibam seguir as regras sem muitas dores ou dramas, isso porque anseia por parcerias verdadeiras sem ficar perdendo muito tempo com coisas passageiras.

É também um aspecto que demonstra um certo apreço pelas leis e burocracias, tendo certa facilidade em compreender processos legais que podem significar confusão mental para muitas pessoas.

Capricórnio na casa 8

Quando casa das reviravoltas e da profundidade das coisas, como comprometimento e renascimento, está sob as influências de Capricórnio no mapa astral, pode demonstrar uma certa dificuldade em deixar as coisas fluírem com mais leveza, principalmente por causa da força terrena que entra em choque com mudanças repentinas.

Há também uma complexa relação com as dificuldades que podem surgir, principalmente no quesito profissional, pois a ambição desse signo não admite transformações nem percalços e acaba transformando tudo em algo muito pessoal.

Sem encarar as situações adversas de frente, adentrando nas profundezas do ser, fica mais complicado se regenerar dos tropeços, e esse aspecto mostra uma necessidade por ignorar essas questões mais sentimentais, exatamente por acreditar que tudo pode ser resolvido de forma prática e racional.

Capricórnio na casa 9

A casa da filosofia e da transcendência se torna mais rígida quando tem a influência de Capricórnio sobre si. Isso porque o pensamento mais quadrado e a falta de imaginação que esse signo carrega, mesclado com sua coragem e força de vontade para fazer as coisas acontecerem independente do tempo que levam, acaba se tornando uma filosofia de vida.

A necessidade por seguir as regras, conhecendo e respeitando normas e leis sem questionar, também atravanca o desenvolvimento de uma mente mais livre e imaginativa, longe de uma fluidez que transpasse a metafísica, mas próxima de conhecimentos materialistas.

Por isso, são pessoas que normalmente têm um bom conhecimento acerca da ética e de como se portar de acordo com os princípios jurídicos de cada coisa, seguindo uma etiqueta que pode até ser difícil de acompanhar.

Capricórnio na casa 10

As influências de Capricórnio no Meio do Céu, que também é a casa da carreira e da reputação, mostram uma ambição confortável dentro do seu próprio aspecto determinado e com senso de iniciativa.

Todo o crescimento gira em torno de dinheiro, acúmulos materiais, construção de uma estabilidade financeira que ajude a viver com luxo e conforto por longos anos, e não há medo em fazer o que tiver que ser feito para conquistar essa materialização dos próprios sonhos.

Mas nem por isso se deixa levar por vias tortas para conseguir o que quer. Prefere se manter sempre dentro da lei e dos seus próprios limites físicos e mentais do que avançar sem segurança por atalhos arriscados demais.

Capricórnio na casa 11

Essa é a casa dos ganhos financeiros que vêm por meio da coletividade e alimentar a esperança de uma vida melhor. Quando está sob a influência de Capricórnio no mapa astral, demonstra uma estabilidade forte no quesito amizades, sendo capaz de manter amigos de longuíssima data por perto mesmo com as adversidades da vida.

Isso porque prefere manter relações com quem tem a capacidade de se sentir segura, sem medo de ser quem é e de dizer o que pensa, sabendo que a outra pessoa não vai julgar, mas vai sempre trazer a verdade à tona mesmo que isso doa.

Também trata de saber ouvir como ninguém, mas não ter uma boa noção de como dar conselhos por manter um pensamento muito prático e distanciado do sentimentalismo exacerbado.

Capricórnio na casa 12

A casa da busca pelo inconsciente e da espiritualidade, daquilo que não é material, entra em conflito com o pensamento mais racional e conservador de Capricórnio, passando por um certo grau de negacionismo daquilo que não se pode tocar nem ver.

Mas isso não impossibilita que viva sua própria espiritualidade de forma intensa dentro dos seus limites da razão, respeitando até onde sua fé consegue chegar e sentindo-se em segurança com o que pratica.

É possível também que ache difícil viver uma vida solitária principalmente por selecionar muito bem com quem anda e em quem confia, e isso pode trazer um pouco da melancolia que existe no elemento Terra.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Tati Lisbon, a Papisa

Tati Lisbon, a Papisa

Papisa, ou Tatiane Lisbon, estuda os conhecimentos esotéricos desde os 12 anos, e busca unir Arte e Esoterismo em seus trabalhos e projetos pessoais, usando a tecnologia como aliada para construir conteúdos com contexto social, expressão pessoal e ressignificação de informações consideradas arcaicas e complexas, mas sem perder o bom humor. Saiba mais