Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Simone Kobayashi
Citrino: significado e como usar a pedra

Citrino: significado e como usar a pedra

Conheça as propriedades do cristal amarelo e saiba como identificar uma verdadeira pedra citrino para usá-la em meditações e no seu dia a dia a fim de estimular a energia

O citrino estimula a atividade e alegria, auxilia a transformar os eventos da vida, colocá-los em ordem e livrar-se do que é supérfluo. Assim, ele atua como um depurador de toxinas de todo o organismo.

O cristal ajuda a pessoa a ficar menos suscetível a vibrações e influências negativas, e transfere um senso de certeza interior, oferecendo confiança e segurança. Neste artigo, você vai conhecer o significado da pedra de citrino, como identificar um citrino verdadeiro e suas propriedades.

Citrino: significado

O nome vem de “citrus”, que em grego antigo significava a pedra de limão. O significado da pedra citrino está associado à sua energia, semelhante à do sol, que aquece, conforta, penetra, energiza e dá vida.

Logo, por seu aspecto solar, ela é muito utilizada nos casos de cansaço geral, desânimo, preguiça, tristeza extrema e para estimular a alegria.

Como identificar uma verdadeira pedra citrino

As pedras e cristais naturais e verdadeiros se apresentam de formas e cores com diversidade, logo a cor de um citrino natural vai variar desde um amarronzado, castanho a amarelo claro.

O cuidado maior é para quando a cor está muito laranja. Nesses casos, geralmente a pedra passou pelo que chamam de um “aperfeiçoamento”, ou seja, foi ao forno em altas temperaturas para que a cor ficasse mais chamativa. Não deixa de ser pedra natural, mas não é uma escolha terapêutica. Portanto, pode ser usada em adornos, acessórios, e evitada em meditações e trabalhos vibracionais e energéticos.

Os citrinos são fáceis de achar e em um valor bem acessível. Como todas as pedras e cristais, quanto mais puro e natural, mais caro. Aconselho a buscar em lojas e mineradoras com referências, e ter o cuidado de perguntar se não foi “aperfeiçoado” no forno.

citrinoOs formatos encontrados são pedras brutas, roladas e lapidadas. Na foto ao lado temos um citrino bruto e castanho, dois rolados — um citrino mel e outro amarelo claro —, e um “aperfeiçoado” laranja. O lapidado é quando o cristal é feito no formato para joalheria.

A pedra e o signo

Muitas pessoas procuram pedras atreladas a um signo, mas a verdade é que isso desconsidera todo um momento da pessoa, os estados em que se encontra e desafios que enfrenta.

Além disso, utilizar apenas uma ou duas pedras para uma vida toda, além de ser pouco, pode potencializar o que estaria em desequilíbrio na pessoa. Mesmo astrologicamente não somos somente nosso aspecto solar, somos um todo celeste, com o aspecto solar, o ascendente, a lua, e mais.

Propriedades

Você quer mudar, mas não sabe por onde começar? A dificuldade está no primeiro movimento, dar o primeiro passo, pois o problema principal vem desse “não movimento”, da falta de vontade, dessa inércia.

Então, como sair disso e não deixar para amanhã, ou depois, ou depois, a felicidade e o bem estar de hoje? Experimente usar o cristal citrino.

O citrino é um cristal muito usado nos acessórios pela beleza, brilho e cor. E para ficar próximo do chakra a sugestão é o uso em pingente e em colar comprido, e em anéis.

Como utilizar o citrino em uma meditação

A sugestão aqui é utilizar o citrino natural por 10 a 20 minutos no plexo solar, localizado um pouco acima do umbigo.

  1. Deite-se em posição confortável, posicione o citrino no chakra do plexo solar.
  2. Relaxe o corpo e respire lenta e profundamente.
  3. Imagine o citrino aquecendo todo seu corpo a partir do plexo solar.
  4. A cada respiração esse calor se espalha lenta e profundamente por todo seu corpo.

Pode-se fazer essa mentalização uma ou duas vezes na semana, colhendo os benefícios do citrino.

Se precisar e desejar, complemente com florais. Uma consulta holística pode pontuar melhor o desequilíbrio e ajudar a escolher as melhores técnicas para auxiliar nesse processo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Simone Kobayashi

Simone Kobayashi

Terapeuta Holística atuante em São Paulo e OnLine. Dedica sua vida profissional à junção de técnicas terapêuticas como o Reiki, Florais, Acupuntura, Análise Energética, Limpeza Energética, Harmonização, Barras de Access e Cura quântica. Saiba mais