Pesquisar
Loading...

Tudo sobre o signo de Escorpião

Tudo o que você precisa saber sobre o signo de Escorpião está aqui: ✓ significados ✓ data e mês ✓ pedras ✓símbolo ✓personalidade ✓amor

O signo de Escorpião reúne características como autossuficiência e a vontade de controlar. Além disso, o signo tem forte energia emocional. A entrada do Sol no signo de Escorpião marca o auge de uma etapa de amadurecimento na vida das pessoas.

Mas também Escorpião é um signo com grande interesse pela natureza psicoemocional, que leva a buscar incessante autoconhecimento, assim como decifrar enigmas, mistérios e segredos do ser humano.

É considerado o mais forte e magnético do Zodíaco, por enfrentar situações e limites com bastante desenvoltura. “É através deste signo que somos continuamente lembrados de que somos mortais e que tudo, por melhor que seja, um dia acaba”, conforme explica o astrólogo Alexey Dodsworth.

Escorpião também é um signo que deseja a entrega total e a fusão. “E onde existe maior fusão com o outro do que no sexo e no orgasmo? Onde se revelam nossos maiores segredos? Geralmente, na atividade sexual”, conforme explica a astróloga Marcia Fervienza. Mas, de acordo com Marcia, o signo não se resume apenas a ideia de hipersexualidade.

Com Escorpião, afinal, é tudo ou nada, é quente ou frio, jamais morno. “A vida é levada a partir de seus extremos, para que assim os potenciais possam se realizar plenamente, aponta Alexey.

Este artigo é como uma introdução ao signo de Escorpiãopara que você possa, sobretudo, aprender sobre os significados, a data de início e fim do signo, sobre as pedras de Escorpião, o símbolo, a personalidade e no amor.

Qual a data do signo de Escorpião?

  • Em 2022, o Sol entra em Escorpião em 23 de outubro, às 07h35.
  • Em 2023, a temporada de Escorpião começa em 23 de outubro, às 13h20.
  • Como você viu, todo ano, a data do início de Libra muda. Dessa forma, é importante conferir aqui no Mapa Astral grátis do Personare como o signo aparece na sua vida.

Qual o significado do símbolo de Escorpião?

O signo de Escorpião tem como símbolos o próprio animal peçonhento, como o lado instintivo, e a águia, pela capacidade de se elevar acima do instinto. Quem explica é a astróloga Marcia Fervienza.

Dessa forma, a representação astrológica faz alusão ao rabo do escorpião, que se arrasta pelo solo e se esconde em lugares ocultos.

Por outro lado, a águia se eleva acima das limitações terrenas para entrar em outro plano de manifestação. A dupla simbologia mostra a luta interna entre o material e o espiritual.

Se você tem curiosidade para conhecer mais sobre a origem dos símbolos dos signos, veja mais aqui.

Pedra do Signo de Escorpião

Intensidade, transformação e mistério são bastante comuns na personalidade do signo de Escorpião. Assim, as dicas de pedras para Escorpião, segundo a especialista em Cristais, Simone Kobayashi, são:

  • Quartzo fumê traz luz à visão intensa que, às vezes, pode ser sombria e profunda.
  • Obsidiana Floco de Neve coloca luz ao que está escondido, com maior intuição e sabedoria.

Características do Signo de Escorpião

As seguintes características fazem parte do perfil de Escorpião:

Vitalidade e o magnetismo são características importantes do signo de Escorpião, pontos bastante ligados aos seus planetas regentes. Embora sempre queira estar no controle e não goste de exibir suas características pessoais, Escorpião exala mistério e especial fascínio.

Esse é o signo mais forte do zodíaco, pois é o único que enfrenta corajosamente o mais temido e misterioso dos assuntos: a morte, conforme explica a astróloga Maria Eugenia de Castro. Pessoas deste signo costumam viver como seres mortais, sempre interessadas em aprofundar as verdades que envolvem esse mistério.

Escorpião é um signo muito perspicaz e, às vezes, sente no ar o que está acontecendo e o que vai acontecer. O signo é dotado de uma visão interior e exterior que enxerga o que as outras pessoas não podem ver ou não consideram importante.

No cotidiano, explica a astróloga Vanessa Tuleski, Escorpião pode aguentar rotinas intensas e exigentes, em razão de ter muito vigor e energia. Por outro lado, pode se sobrecarregar. Por isso, é comum ao signo enxaquecas, nervosismo e insônias, principalmente, fruto de estresse.

Personalidade do Signo de Escorpião

A capacidade de análise crítica e o senso de profundidade são importants características da personalidade do Signo de Escorpião. As pessoas desse signo também:

  • costuma ter consciência precoce de que todas as coisas acabam.
  • em alguns casos, pode sentir muita opressão pelo peso melancólico de que todas as coisas encontrarão seu derradeiro fim, cedo ou tarde.
  • pode ter forte poder de transformar a si, mas também todas as outras pessoas ao redor.
  • tem muita intensidade e grande capacidade de se regenerar.
  • às vezes, por ter emoções bastante densas, pode ter muito ressentimento.
  • costuma ajudar outras pessoas a passar por momentos de crise.

Como ocorre em todos os signos, Escorpião tem seu lado nobre, mas também sombras. Os aspectos mais sombrios dizem respeito às mágoas guardadas. Se alguém faz mal a uma pessoa desse signo, isso dificilmente é esquecido. Em alguns casos, o rancor pode envenenar a pessoa por dentro, analisa o astróloga Alexey Dodsworth.

“Já a nobreza escorpiana se em sua capacidade de análise crítica e o senso de profundidade tornam a pessoa ao mesmo tempo fascinante e difícil de se conviver”, afirma Alexey.

Escorpião está associado às grandes riquezas e o signo, geralmente, é dotado de bom faro para bons negócios, criar riquezas e ajudar a buscar melhorar as condições financeiras para si e para as outras pessoas. Mas Escorpião não faz isso por bondade, e, sim, por inteligência aplicada a padrões econômicos

Outro dom de Escorpião é saber conduzir a si e a outras pessoas, ou seja, tem espírito de liderança e sabem bem motivar as pessoas a darem ideias e a tomar atitudes que beneficiam o coletivo.

No entanto, também pode usar esse poder de forma negativa, e exercer toda sua manipulação e influenciar a conduta das outras pessoas para proveito próprio.

Qual signo combina com Escorpião?

Escorpião é um signo passional que não costuma acreditar em amor morno, médio, equilibrado e mais ou menos. Todo relacionamento é paixão mesmo.

O tipo de amor escorpiano é de total entrega, monodirecionado, romântico e atinge temperaturas inimagináveis. O ser amado por Escorpião merece o Céu, a Terra e as estrelas! Tudo tem de ser vivido como um baquete afetivo.

Mas o signo de Escorpião despreza a ponderação e os bons conselhos sobre temperatura e equilíbrio. Para combinar com Escorpião é preciso saber, antes de tudo, que o signo entende a sexualidade como uma faceta da manifestação divina e, dessa forma, o sexo representa união integradora.

Mas é preciso ter cuidado para não usar o Sol em Escorpião para definir a pessoa por completo. Afinal, é preciso entender como os outros planetas e aspectos no Mapa agem sobre a personalidade de quem é de Escorpião.

Você até pode ver se Escorpião combina com um signo específico. No entanto, isso parece bastante superficial. Na Astrologia, existe a Sinastria Amorosa (você pode ver aqui), uma análise de dois Mapas para ver o quanto combinam. E traz, ainda, quais desafios, quais oportunidades e como cada pessoa expressa os sentimentos.

Por isso, não tem como dizer qual signo combina com Escorpião porque cada pessoa tem um Mapa inteirinho, complexo e só dela. Então, esse Mapa é diferente de todas as outras pessoas que tem o Sol no mesmo signo.

Ascendente em Escorpião

Quem nasce com o Ascendente em Escorpião costuma ser uma pessoa ser reservada e observadora. Como primeira impressão, por exemplo, pode aparentar que está sempre agindo na defensiva.

Além disso, pessoas com Ascendente em Escorpião também podem ser introvertidas e ter postura bastante autoprotetora. E mais: o signo no Ascendente costuma indicar que as relações de amizade são baseadas em muita lealdade e que a pessoa está presente nos bons e nos maus momentos de quem construiu um elo com ela.

Se você é de Escorpião e tem Ascendente em outro signo, saiba o significado:

Planetas em Escorpião

Planetas em Escorpião trazem significados psicológicos ligados ao signo para a personalidade. Entenda um pouco mais sobre como é ter Planetas em Escorpião no Mapa e o que isso pode significar:

  • Sol em Escorpião: sugere força e capacidade de se reinventar, mesmo diante de situações muito desafiadoras. Mais sobre o Sol no Mapa Astral aqui.
  • Lua em Escorpião: tende viver as emoções com intensidade em modo super. Além disso, pode ter posturas apegadas, rancorosas e até um pouco autodestrutivas. Entenda sobre a Lua no Mapa Astral aqui.
  • Mercúrio em Escorpião: mente de detetive! A pessoa pode ser guiada por profunda intuição. Aprenda sobre Mercúrio no Mapa Astral aqui.
  • Vênus em Escorpiãogeralmente, indica que a pessoa ama com muita paixão e intensidade. Além disso, nos relacionamentos, pode agir de modo transformador e, ao mesmo tempo, compulsivo. Entenda mais aqui sobre Vênus no Mapa.
  • Marte em Escorpião: resistência costuma ser uma característica forte. Além disso, sua iniciativa tende a ser motivada por fortes desejos e suas estratégias são misteriosas.
  • Júpiter em Escorpião: suas viagens e estudos jamais serão superficiais. Costuma ter sagacidade bem desenvolvida. Leia mais sobre Júpiter no Mapa Astral aqui.
  • Saturno em Escorpião: em geral, tem necessidade de controlar suas emoções. Dessa forma, pode ter medo de admitir sentimentos profundos. Muito mais sobre Saturno no Mapa Astral aqui.
  • Urano em Escorpiãopode significar dificuldades para lidar com a morte e situações que tragam grandes transformações.
  • Netuno em Escorpiãotende a ter forte intuição e atração pelos tabus tanto quanto pelos mistérios da vida. Leia aqui sobre a casa de Netuno no seu Mapa Astral.
  • Plutão em Escorpião: sugere que você pode ter bastante interesse por assuntos como, por exemplo, morte e ocultismo. Conheça mais aqui sobre Plutão no Mapa Astral.

Todo mundo tem Escorpião no Mapa Astral

Escorpião está presente na vida de todo mundo. Basta você olhar a mandala do seu Mapa Astral (como na imagem ao lado) e procurar pelo símbolo do signo de Escorpião.

Ainda que parece que o signo esteja entre as casas 11 e 12, o que importa mesmo é a casa que começa a partir de Escorpião. Perceba que é a casa 12 que, neste exemplo, começa a partir de Escorpião. Porque a 11 começou em Libra. Você conseguiu ver?

Neste caso, se diz que Escorpião está na cúspide da casa 12. Com essa informação, você poderá entender mais a fundo a sua relação com a personalidade e a presença do Signo de Escorpião na sua vida. Isso porque os significados das casas astrológicas representam diferentes partes da vida de cada pessoa.

Por fim, para saber onde você tem cada um dos signos no seu Mapa Astral, veja estes guias:

Muito mais sobre Escorpião

Agora que você fez essa imersão introdutória sobre Escorpião, pode ver dicas para aproveitar o melhor do signo na sua vida.

  • Florais de cada signo: a Ipomea ajuda a lidar com as tendências mais obscuras de Escorpião, assim como a busca incessante por intensidade que pode levar a vícios e atitudes autodestrutivas.
  • Óleos essenciais de cada signo: a Lavanda ajuda quem precisa equilibrar o emocional e o Tea Tree apoia na limpeza do campo energético, de acordo com a especialista em Aromaterapia, Solange Lima.
  • O lado sombrio de Escorpião ocorre quando a pessoa esquece seu potencial de transformação diante das perdas e se torna muito apegada, conforme explica a astróloga Ana Andreiolo.
  • Meditação para Escorpião: a terapeuta Raquel Ribeiro gravou uma meditação especial para pessoas de Escorpião, que pode ser feita por 21 dias para que você possa ativar seu poder pessoal.

Conheça mais sobre Escorpião entendendo:

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim