Pesquisar
Loading...

Elemento Água: significado, características e combinações

O elemento Água é marcado pelas emoções. Conheça mais sobre os signos, as características, os significados e muito mais.

O elemento Água é um dos quatro elementos dos signos astrológicos, ao lado de Fogo, Terra e Ar. Aqui, quem fala mais alto é a emoção.

As pessoas de Água, ou seja, nascidas sob os signos de Câncer, Escorpião e Peixes, tendem a ver o mundo de forma mais sentimental. E a conexão, nesse caso, não é apenas com as próprias emoções, mas também com as dos outros.

Difícil não lembrar de algum amigo ou familiar com essas peculiaridades, né? Neste texto, você vai saber mais sobre essas características, como Água aparece em cada signo e como combina com outros elementos.

As características do elemento Água

As pessoas do elemento Água costumam desenvolver uma forte intuição instintiva, ignorando o racional. Assim, facilmente, guiam suas ações pelas emoções.

Segundo o astrólogo Leonardo Lemos, “a Água percorre um caminho mais discreto e profundo. Capta o ambiente, sente e nutre por meio da imaginação”. O cuidado e o enfrentamento de medos e inseguranças estão presentes na personalidade das pessoas de Água.

Por outro lado, Leonardo alerta para a falta desse elemento no Mapa Astral. “Pessoas com carência de Água podem ter uma personalidade mais desconectada de suas emoções e necessidades.” Clique aqui para fazer seu Mapa Astral gratuitamente.

Signos do elemento Água

Nunca é demais lembrar que, embora o elemento seja o mesmo, cada um dos signos de Água – Câncer, Escorpião e Peixes – tem suas particularidades. Isso acontece por terem o Sol em casas diferentes do Mapa Astral. Saiba mais sobre eles:

Câncer

As pessoas do Signo de Câncer têm tendência à sensibilidade e ao carinho. São sensíveis, emotivas e, normalmente, têm vínculos fortes com a família e com o passado – podendo até cair na melancolia.

Elas podem ser muito apegadas àqueles que as rodeiam, em especial a quem amam. Instintivos, cancerianos e cancerianas guiam suas ações pelos sentimentos e, quando imaturos, podem acabar sendo manipuladores.

Câncer tem a Luacomo regente, o que reforça o perfil maternal/paternal do signo e também sinaliza para possíveis oscilações emocionais. Saiba tudo sobre o Signo de Câncer.

Escorpião

Intensidade. Talvez seja a melhor forma de começar a descrever a pessoa de Escorpião. Mas as características não param por aí. Intuição, força e capacidade de se reinventar também fazem parte da sua personalidade.

Escorpianos e escorpianas costumam ser bastante passionais, generosos e muito conectados com seus sentimentos. No entanto, essas características, em desequilíbrio, podem desenvolver comportamentos possessivos e obsessivos.

Marte e Plutão são os regentes de Escorpião. O primeiro destaca a agressividade estratégica, enquanto o segundo, a relação do signo com a morte e os renascimentos. Saiba tudo sobre o Signo de Escorpião.

Peixes

Piscianos e piscianas costumam se identificar com a sensibilidade e a intuição. Tendem a ser pessoas empáticas e humildes, sempre buscando perceber o todo através de si, com forte capacidade de compreensão e compaixão.

É comum as pessoas do Signo de Peixes darem importância demasiada aos seus sonhos e ao que ainda não é real. São também românticos, e essa combinação pode gerar amores platônicos ou decepções amorosas (mas, também, quem nunca?)

Peixes tem como regentes Júpiter e Netuno. Por um lado, Júpiter destaca o olhar para a espiritualidade. Por outro, Netuno traz o grande potencial de fantasia e imaginação. 

Saiba tudo sobre o Signo de Peixes.

As combinações do elemento Água

Segundo a astróloga Vanessa Tuleski, “a necessidade de segurança emocional da Água é harmoniosa com a busca por segurança material da Terra”. Por isso podemos dizer que estes são elementos complementares.

No entanto, quando falamos em oposição, esta se dá com Ar. “O Ar age pelo que pensa, a Água, pelo que sente. O Ar fica mais confortável na mente, a Água, nas emoções. O Ar se desvincula mais facilmente, a Água, não”, explica Vanessa.

O objetivo deve ser a busca pelo equilíbrio: a emoção de Água com a razão de Ar.

Água e outros elementos

O astrólogo Alexey Dodsworth analisou o Mapa Astral de diversas personalidades e demonstrou como funciona, na prática, a combinação do elemento Água com os demais:

  • Fogo + Água = sentimento intuitivo / intuição sentimental
  • Ar + Água = pensamento sentimental / sentimento intelectual
  • Terra + Água = sensação sentimental / sentimento sensorial

O último item traz como exemplo a cantora Elis Regina, nascida com o Sol no signo de Peixes e Ascendente e Saturno em Câncer (ambos Água). Por outro lado, tem a Lua e Vênus em Touro e Júpiter em Virgem (signos de Terra). “É um belo exemplo de profundidade emocional canalizada através da música”, analisa.

Clique aqui para ver todos os exemplos de combinações de elementos em personalidades.

Curiosidade: a origem dos elementos dos signos

Por fim, você sabe por que Fogo, Terra, Ar e Água são os elementos astrológicos?

Pois os antigos, entre eles o filósofo Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), interpretavam a realidade como se tudo fosse constituído por estes quatro elementos. É o que nos conta o astrólogo Alexey Dodsworth: “Para estes filósofos, havia uma divisão precisa entre nosso mundo e o céu, uma divisão de natureza metafísica.”

Atualmente, sabemos que não é assim que funciona. Mas os quatro elementos foram vistos como uma perfeita metáfora para a estrutura da realidade. “Vamos considerar, por exemplo, as quatro necessidades humanas fundamentais: água para beber, alimento (que vem da terra), ar para respirar e luz/calor (provenientes do Sol). Retire qualquer um desses elementos, e a existência humana (e a da maioria dos animais) se torna inviável”, analisa Alexey.

Dessa forma, o astrólogo também mostra a importância do conjunto de elementos, sem destaque para nenhum. “Apenas juntos os elementos alcançam seu verdadeiro poder”, conclui.

Inclusive, de uma forma muito lúdica, Alexey Dodsworth demonstrou como Fogo, Terra, Ar e Água estão presentes na música e no cinema. Clique aqui para entender mais sobre isso.

Agora que você já sabe bastante sobre o elemento Água, leia mais sobre Fogo, Terra e Ar.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim