Pesquisar
Loading...

Tudo sobre o Signo de Sagitário

Tudo o que você precisa saber sobre o signo de Sagitário está aqui: ✓ significados ✓ data e mês ✓ pedras ✓símbolo ✓personalidade ✓amor

O signo de Sagitário é considerado o mais positivo e otimista. Sagitário faz parte do elemento Fogo e é regido por Júpiter, ou seja, isso significa que o signo foi presenteado com forte instinto de aventura.

Além disso, Sagitário é um dos signos mais divertidos. Gosta de viver, gosta da vida e de tudo o que há de bom nela. “O signo sabe extrair prazer das situações e consegue inclusive rir de si mesmo quando se vê em situações tristes ou ridículas”, conforme explica o astrólogo Alexey Dodsworth.

Outra característica importante de Sagitário é o fato de o signo ser uma companhia preciosa, que consegue revelar lições importantes em cada acontecimento, e que, no entanto, muitas pessoas não percebem ou preferem ignorar.

Por ter esta sintonia especial com os aprendizado que a vida proporciona, o signo de Sagitário costuma ser, por exemplo, grande mestre para as pessoas ao seu redor.

A dificuldade em se comprometer também pode ser uma questão para Sagitário. Mas, a verdade é que, conforme explica a astróloga Marcia Fervienza, o signo teme a estagnação. Onde há garantia de novidade e crescimento, lá estará a pessoa de Sagitário.

“Sagitário considera cuidadosamente cada decisão em termos de potencial de crescimento atual e futuro porque sabe que tudo muda o tempo todo. Logo, como se comprometer com algo que não sabe se atenderá suas necessidades daqui seis semanas, seis meses ou seis anos?”, questiona Marcia.

Este artigo é como uma introdução ao signo de Sagitário para que você possa, sobretudo, aprender sobre os significados, a data de início e fim do signo, sobre as pedras de Sagitário, o símbolo, a personalidade e no amor.

Qual a data do signo de Sagitário?

  • Em 2022, o Sol entra em Sagitário em 22 de novembro, às 05h20.
  • Em 2023, a temporada de Sagitário começa em 22 de novembro, às 11h02.
  • Todo ano, o dia que o signo começa e termina muda. Por isso, se você nasceu no primeiro ou no último dia de um signo, precisa conferir exatamente a hora em que o Sol saiu de um signo e entrou em outro. Você pode ver isso no seu Mapa Astral.

O que significa o símbolo de Sagitário?

São dois os símbolos do signo de Sagitário. Primeiramente, é representado pela figura de um centauro empunhando uma flecha.

“A simbologia do signo nos lembra dos três estágios da evolução humana, quando o ser humano se dá conta de que pode transcender sua natureza animal para atingir um patamar superior”, conforme explica Alexey.

Em primeiro lugar, vale observar que o centauro é um ser meio humano e meio cavalo. Esta dupla natureza ressalta a ambivalência de Sagitário: metade de sua natureza é animal, ou seja, sente-se atraída pelo o que é terrestre, carnal e tudo o que envolve os prazeres da vida.

A outra parte, representada por uma figura humana que aponta flechas para o alto, indica que o signo olha para o alto e para adiante, ou seja, está sempre preocupado com questões filosóficas ou espirituais.

Seu outro símbolo astrológico é uma flecha pronta para ser disparada, “o que mostra a busca de Sagitário por transcendência”, de acordo com a astróloga Marcia Fervienza.

Se você tem curiosidade para conhecer mais sobre a origem dos símbolos dos signos, veja mais aqui.

Pedra do Signo de Sagitário

Originalidade, intuição e inspiração são as marcas de Sagitário. Com base na personalidade do signo, a especialista em Cristais, Simone Kobayashi, indica as pedras de Sagitário:

  • Jaspe vermelho, porque ajuda no ancoramento.
  • Fluorita para se relacionar bem com mudanças, especialmente as mentais. Portanto, esse cristal ajuda na transformação interna ser alcançada.

Características do Signo de Sagitário

As seguintes características fazem parte do perfil de Sagitário:

Regido pelo planeta Júpiter, Sagitário tem a perfeita sensação de que todas as coisas fazem sentido. E, por isso, mesmo os acontecimentos mais absurdos de alguma forma revelam experiências e aprendizados.

Uma das principais características de Sagitário é sem dúvidas o dom da facilidade em se relacionar, pois não falta assunto para este signo.

Desde o primeiro contato com Sagitário, a pessoa já se sente cativada com tamanha simpatia. O signo é extrovertido, comunicativo e espontâneo, mas também costuma odiar se sentir solitário.

Um das maiores questões para Sagitário é lidar com a realidade ordinária e comum. Por isso mesmo, o signo costuma ser exagerado, capaz de converter um simples passeio até a cidade vizinha numa verdadeira viagem intensa e transformadora.

No cotidiano, Sagitário precisa aprender a dimensionar o prazer para não acabar cometendo excessos que possam prejudicar a si. “Não é abrir mão, mas, por exemplo, encontrar prazer em outras coisas que não sejam tão prejudiciais à saúde”, explica a astróloga Vanessa Tuleski.

Personalidade de Sagitário

Sagitário é, sobretudo, otimista. O signo é a prova de que se você mentalizar e pensar positivo, as coisas começam a funcionar. Sagitário não discorda dos planos do Universo e acredita que sempre haverá uma solução para resolver cada problema.

Essa forma de encarar a vida demonstra a confiança em si, nos seus desejos e nos seus sonhos. Outra das características de Sagitário é que adora viajar e se aventurar. As pessoas desse signo também costumam:

  • pode pecar pelo excesso de autoconfiança e acabar cometendo erros porque não centra sua percepção no detalhe.
  • às vezes, por ser otimista, acaba fugindo e evitando sentir ou demonstrar tristeza e se entupindo de atividades que o distraiam da necessidade de olhar mais profundamente para suas próprias emoções. Mas a melancolia alcança o signo em algum momento, contudo.
  • ser visionárias.
  • ter forte necessidade de liberdade
  • Não importa a distância ou a dificuldade, o importante é conhecer lugares e culturas novas.

Qual signo combina com Sagitário?

Antes de tudo, Sagitário é direto e intenso e quem quiser combinar com o signo precisa saber disso. Com a sua alma livre e o coração aventureiro, Sagitário se apaixona com muita facilidade, e quando correspondido, vai em frente como super entusiasmo.

Porém, o signo detesta ser cobrado, cenas de ciúmes e possessividade. Pessoas sagitarianas costumam se apaixonar, primeiramente, pelo interior e, então, pelo exterior.

Só é preciso ter cuidado para não usar o Sol em Sagitário para definir a pessoa por completo. Afinal, é preciso entender como os outros planetas e aspectos no Mapa agem sobre a personalidade de quem é de Sagitário.

Você até pode ver se Sagitário combina com um signo específico. No entanto, isso parece bastante superficial. Na Astrologia, existe a Sinastria Amorosa (você pode ver aqui), uma análise de dois Mapas para ver o quanto combinam. E traz, ainda, quais desafios, quais oportunidades e como cada pessoa expressa os sentimentos.

Por isso, não tem como dizer qual signo combina com Sagitário porque cada pessoa tem um Mapa inteirinho, complexo e só dela. Então, esse Mapa é diferente de todas as outras pessoas que tem o Sol no mesmo signo.

Ascendente em Sagitário

Quem nasce com o Ascendente em Sagitário costuma inspirar as outras pessoas com sua energia e postura amigável. Pode aparentar como se apenas sua opinião fosse a correta.

Além disso, pessoas com Ascendente em Sagitário também são super esperançosas e costumam tentar entender as razões por trás de verdades consideradas universais.

Em geral, também podem influenciar as pessoas de tal maneira que conseguem reunir em torno de si muita gente interessada em ouvir suas histórias.

E, mais, se você é de Sagitário e tem Ascendente em outro signo, saiba o significado:

Planetas em Sagitário

Planetas em Sagitário trazem significados psicológicos ligados ao signo para a personalidade. Entenda um pouco mais sobre como é ter Planetas em Sagitário no Mapa e o que isso pode indicar:

Todo mundo tem Sagitário no Mapa Astral

Sagitário está presente na vida de todo mundo. Basta você olhar a mandala do seu Mapa Astral (como na imagem ao lado) e procurar pelo símbolo do signo de Sagitário.

Ainda que parece que o signo esteja entre as casas 12 e 1, o que importa mesmo é a casa que começa a partir de Sagitário. Perceba que é a casa 1 que, neste exemplo, começa a partir de Sagitário – ainda que seja no finalzinho do signo.

Neste caso, se diz que Sagitário está na cúspide da casa 1. Com essa informação, você poderá entender mais a fundo a sua relação com a personalidade e a presença do Signo de Sagitário na sua vida. Isso porque os significados das casas astrológicas representam diferentes partes da vida de cada pessoa.

Em suma, para saber onde você tem cada um dos signos no seu Mapa Astral, veja estes guias:

Muito mais sobre Sagitário

Agora que você fez essa imersão introdutória sobre Sagitário, pode ver dicas para aproveitar o melhor do signo na sua vida.

  • Florais de cada signo: a Nicociana trabalha na percepção da fugacidade da aventura externa.
  • Óleos essenciais de cada signo: Lavanda e patchouly ajudam a trazer equilíbrio e a mudar o padrão exagerado, de acordo com a Aromaterapeuta Solange Lima.
  • O lado sombrio de Sagitário pode acontecer quando o signo perde a inspiração, a aspiração e sua filosofia. Assim, se perde em frivolidades e se perde de si, conforme explica a a astróloga Ana Andreiolo.
  • Meditação para Sagitário: a terapeuta Raquel Ribeiro gravou uma meditação especial para pessoas de Sagitário, que pode ser feita por 21 dias para que você possa ativar seu poder pessoal.

Conheça mais sobre Sagitário entendendo:

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim