Como criar o seu ritual de autocuidado diário

Pequenas mudanças nas atividades mais simples, como comer e tomar banho, podem mudar o seu dia e trazer mais equilíbrio físico, mental e emocional

Como criar o seu ritual de autocuidado diário

Autocuidado é entrar em contato com as próprias e mais genuínas necessidades. E esse processo começa com uma auto-observação. É preciso saber se ouvir para poder reconhecer e então atender ao que o corpo, a mente e o coração pedem, incluindo no dia a dia pequenas atitudes a seu próprio favor.

Para isso, estar no momento presente é primordial para que, atento aos sinais, você possa criar momentos que promovam o seu equilíbrio físico, mental e emocional – ou seja, criar uma rotina de autocuidado.

Pequenos rituais diários podem transformar o seu dia sem que isso signifique mudar completamente a sua rotina ou seguir um “manual do autocuidado”. A seguir veja exemplos e dicas de como criar o seu ritual de autocuidado diário.

O que são rituais de autocuidado

Rituais de autocuidado nada mais são do que estratégias de autocuidado para atender as necessidades que o seu corpo, a sua mente e o seu coração pedem e que, muitas vezes, você não percebe por estar no modo “automático” da rotina.

Ao amanhecer, por exemplo, ao invés de você sair da cama no último toque do soneca de seu despertador, que tal criar uma pequena rotina matinal que te estimule a acordar para fazer atividades que te trarão bem-estar?

Outra sugestão é criar um ritual de gratidão quando acordar, pois isso muda o foco dos problemas que você terá de enfrentar ao longo do dia para aquilo que você tem de bom a agradecer.

A prática de exercícios físicos também pode fazer parte de uma rotina mais leve quando você escolhe algo que é divertido e prazeroso para si.

Mas não é só pela manhã que os rituais de autocuidado devem ser planejados. Criar um ritual noturno pode ser importante para comunicar ao seu corpo que é hora de relaxar.

Abaixar a luz, colocar música mais calma, tomar um banho relaxante ou fazer um escalda pés, ler um livro que te faz feliz e colocar gotas de lavanda no seu travesseiro são coisas simples que podem ser grandes aliados de uma noite de sono que irá te auxiliar a acordar mais disposto para o dia seguinte.

Como criar seu ritual de autocuidado diário

Suas atividades de rotina podem ser feitas com mais leveza quando você desfruta o momento presente ao invés de realizar no automático as atividades para suprir as necessidades fisiológicas.

Veja alguns exemplos de coisas simples que podem ser transformadoras:

  • Comer e tomar banho podem ser atividades muito agradáveis se colocarmos música e desfrutarmos de cada garfada ou gota de água que cai sobre o corpo
  • Criar pausas para respirar durante a rotina de trabalho
  • Escrever sobre seus sentimentos e pensamentos nos momentos de dificuldade
  • Falar com as pessoas que você ama ao longo do dia
  • Ver um filme ou uma série depois do jantar
  • Abaixar a luz, colocar música mais calma e fazer um escalda pés antes de dormir
  • Ler bons livros, que te trazem paz, principalmente à noite

Independentemente de que rituais você irá criar, o mais importante é viver cada momento como se fosse único. Por mais clichê que possa parecer, essa é uma atitude que demanda pouco esforço e que traz enormes benefícios.

Se permita realizar suas tarefas diárias com mais amor e leveza. Se autoconhecer irá te ajudar na prática dos seus rituais, e lembre-se que trazer presença em cada atividade diária é o que fará a diferença na sua rotina.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Andressa Jordão

Andressa Jordão

Fisioterapeuta, Pós Graduada em Estética Clínica.Fundadora da SPA Delivery, que atua há 10 anos oferecendo ao cliente uma experiência que promove equilíbrio físico, mental e emocional. Idealizadora do Projeto Saia Empoderada que tem por objetivo sensibilizar mulheres em situação de vulnerabilidade a criarem novos hábitos para melhora da qualidade de vida. Saiba mais