Pesquisar
Loading...

Tudo sobre o Signo de Aquário

Tudo o que você precisa saber sobre o signo de Aquário está aqui: ✓ significados ✓ data e mês ✓ pedras ✓símbolo ✓personalidade ✓amor

O signo de Aquário é o décimo primeiro do Zodíaco, ou seja, o penúltimo! Aquário representa o ápice do desenvolvimento mental e da criatividade. Aquário é o melhor amigo do Zodíaco. Ou seja, é um signo leal, honrado e que se pode realmente confiar.

Aquário é considerado o signo do que é imprevisível e das atitudes desconcertantes em relação às expectativas das outras pessoas. De todos os signos, portanto, é o mais preparado para lidar com os imprevistos.

Há quem diga que o signo de Aquário vive num mundo 50 anos na frente. Isso significa que Aquário pensa além, é visionário e vanguardista, conforme explica o astrólogo Alexey Dodsworth.

“Mas também é verdade que Aquário tem forte dificuldade em viver o mundo tal como ele é. Está sempre imaginando”, explica.

Em geral, o signo de Aquário sempre tem teorias muito fortes e quase imutáveis sobre como as coisas deveriam ser. E nem sempre tais teorias encontram eco na realidade tangível, e é por isso que Aquário é um tipo que está sempre a contestar.

“Poucos estereótipos são mais injustos do que chamar Aquário de instáveis. Como signo fixo, Aquário pode ser qualquer coisa, menos instável. É verdade que suas decisões são súbitas, pelo menos na superfície, o que leva muitos a chamá-lo de errático”, de acordo com a astróloga Marcia Fervienza

Acontece que Aquário odeia conflitos e “cozinham” por muito tempo as decisões dentro de si antes de colocá-las em prática.

Este artigo é como uma introdução ao signo de Aquário para que você possa, sobretudo, aprender sobre os significados, a data de início e fim do signo, sobre as pedras de Aquário, o símbolo, a personalidade e no amor.

Qual a data do signo de Aquário?

  • Em 2022, o Sol entrou em Aquário em 19 de janeiro, às 23h39.
  • Em 2023, a temporada de Sol em Aquário começa no dia 20 de janeiro, às 05h29.
  • Todo ano, o dia que o signo começa e termina muda. Por isso, se você nasceu no primeiro ou no último dia de um signo, precisa conferir exatamente a hora em que o Sol saiu de um signo e entrou em outro. Você pode ver isso no seu Mapa Astral.

O que significa o símbolo de Aquário?

Representado por um aguadeiro derramando água, o símbolo de Aquário pretende transmitir a ideia de que a habilidade intuitiva e de inspiração são “derramadas” a todos por igual.

Além disso, o símbolo astrológico original de Aquário são duas ondulações de água (como na imagem ao lado).

O significado disso é a intuição, que, junto com o Elemento Ar, indica a inteligência original e criativa, comuns ao signo. Além disso, se você tem curiosidade para conhecer mais sobre a origem dos símbolos dos signos, veja mais aqui.

Pedra do Signo de Aquário

Inovação, originalidade e visão costumam ser marcas de Aquário. Com base na personalidade do signo, a especialista em Cristais, Simone Kobayashi, sugere como pedra de Aquário:

  • Sodalita, que proporciona a habilidade de pensar de forma racional e intelectual e para chegar a conclusões lógicas. Além disso, estabiliza o poder mental e permite realizar a mudança do emocional para o racional.

Características do Signo de Aquário

As seguintes características fazem parte do perfil de Aquário:

Por simbolizar a síntese do Elemento Ar, já que é o último signo da tríade de Ar, Aquário costuma ser fortemente atraído por assuntos de vanguarda.

Além disso, se interessa por ciência, tecnologia, invenções, descobertas e todos os tipos de teorias que possam vir a melhorar as condições humanas. O signo simboliza as novas soluções, as surpresas e a solidariedade, conforme explica a astróloga Maria Eugênia de Castro.

Apesar de ser um signo de Ar, Aquário não é flexível. Trata-se de um signo da Triplicidade Fixa (TouroLeão Escorpião) e, por isso, pode manifestar fortes traços de rigidez e teimosia.

É um signo de Ar, ou seja, de função-pensamento. “E tem grande dificuldade em lidar com o lado Terra (prático) da vida”, explica Alexey Dodsworth.

A regência de Aquário é outro alvo de controvérsias, explica Alexey. “Saturno é o regente tradicional, mas a modernidade lhe concedeu Urano. É curioso observar como Aquário pode ser extremamente saturnino e levar muito a sério suas ideias, pode ser seco, frio e, às vezes, até arrogante. Ao mesmo tempo, é um signo bem uraniano e gosta de coisas pouco convencionais”.

Humanitarismo e altruísmo são doutrinas que fazem parte das caractrerísticas do signo de Aquário. Podem atingir tal grau de desprendimento que conseguem desligar-se dos assuntos exclusivamente pessoais para partilhar dos interesses coletivos.

Personalidade de Aquário

A mente aquariana enxerga a realidade de forma genuinamente original. Faz releitura dos fatos da vida, alternando-se entre o puramente racional e previsível ao que é inimaginável e paradoxal.

Aquário vê o que ainda não aconteceu, mas pode muito bem vir a acontecer. Por ter espírito contestador, o signo pode se comportar de maneira rebelde e até exagerar na hora de discordar de algum assunto e acabar sendo um pouco desagradável. Além disso, Aquário também:

  • representa a liberdade dos velhos paradigmas, mas cria em si uma prisão, ainda que sem perceber: a prisão ao novo.
  • gosta de sair do padrão. Mas se esse padrão for, por exemplo, se vestir de maneira bem informal, Aquário pode ser a pessoa que aparece de roupa social.
  • representa o mais elevado tipo de sentimento que pode ocorrer nas relações humanas: a amizade. 

Não se espera sensibilidade de Aquário, mas no dia a dia, o signo é, sim, bastante sensível, conforme explica a astróloga Vanessa Tuleski. “E essa sensibilidade pode trazer problemas de saúde. Alguma questão com pai ou mãe pode ser descontada na saúde ou na comida em Aquário”, diz.

Apesar de o signo de Aquário se mostrar bem resolvido, pode esconder questões bem delicadas ou familiares. “É muito recomendado fazer terapia, olhar para questões emocionais e dar vazão aos sentimentos”, sugere Vanessa.

A sagacidade de Aquário é a grande responsável por salvar algumas organizações em crise ou até mesmo ressuscitar massas falidas.

É que pessoas desse signo costuma entra em uma empresa e injetar novo ânimo, reorganizar atividades, resolver entraves e reativar a estrutura produtiva. Ou seja, num milagre que deixa estarrecidos até os mais descrentes.

Aquário tem ainda natureza superamiga e se orgulha de oferecer oportunidades de trabalho, chances de crescimento, forma de auxiliar. No entanto, o signo não permite criar dependências.

Aquário combina com qual signo?

A amizade é carro-chefe de Aquário, pois representa a síntese de suas qualidades. Para esse signo, amizade significa mais que amor. Em parte porque ele não é passional e porque definir o amor é bastante problemático.

Pessoas aquarianas amam de forma jovial e desprovida de ciúmes. Geralmente gostam de pessoas com quem possam trocar ideias e deliciar-se em longos papos.

Para combinar com Aquário é preciso saber que esse signo é mais mental do que passional. Ou seja, o amor aquariano é muito mais sério e duradouro, mas sempre baseado na amizade.

Embora sejam nativos de natureza livre, pode ter dificuldade de viver sozinho por muito tempo. Além disso, para conquistar Aquário e seu coração extravagante e imprevisível, é preciso saber da importância de ter momentos de distanciamento e interiorização, o que pode exigir da outra pessoa bastante autoconfiança.

O afeto de Aquário está vinculado à admiração. O signo pode sempre avaliar a outra pessoa de forma criteriosa, pouco emocional e sem romantismos.

Mas para combinar com Aquário é preciso ir além do signo solar. Afinal, é preciso entender como os outros planetas e aspectos no Mapa agem sobre a personalidade de quem é de Aquário.

Você até pode ver se Aquário combina com Câncer ou com Áries ou qualquer outro signo. No entanto, isso é bastante superficial. Na Astrologia, existe a Sinastria Amorosa (você pode ver aqui), uma análise de dois Mapas para ver o quanto combinam. E traz, ainda, quais desafios, quais oportunidades e como cada pessoa expressa os sentimentos.

Por isso, não tem como dizer qual signo combina com Aquário porque cada pessoa tem um Mapa inteirinho, complexo e só dela. Então, esse Mapa é diferente de todas as outras pessoas que tem o Sol no mesmo signo.

Ascendente em Aquário

Pessoas com Ascendente em Aquário costumam ser amantes da liberdade. Também podem ser super sociáveis, mas sempre mantendo distância seguras em suas relações.

Aquário no Ascendente costuma passar a impressão de que é está sempre com disposição para ajudar as outras pessoas e, com isso, é popular. Pode nutrir o desejo de mudar o mundo, mas pode aparentar ser um signo um pouco desligado.

E, mais, se você é de Aquário e tem Ascendente em outro signo, saiba o significado:

Planetas em Aquário

Planetas em Aquário trazem significados psicológicos do signo para sua personalidade. Entenda um pouco mais sobre como é ter Planetas em Aquário no Mapa e o que isso pode indicar:

  • Sol em Aquário: a busca por inovação e independência tende a ser características fortes na sua personalidade. Mais sobre o Sol no Mapa aqui.
  • Lua em Aquário: costuma prezar pela própria liberdade e pela das outras pessoas em qualquer tipo de relação. Entenda sobre a Lua no Mapa Astral aqui.
  • Mercúrio em Aquário: sua mente tende a ser bastante inventiva e direcionada a soluções práticas. Leia sobre Mercúrio no Mapa aqui.
  • Vênus em Aquário: pode ter grande necessidade de não sentir que um relacionamento é como uma prisão. Entenda mais aqui sobre Vênus no Mapa.
  • Marte em Aquário: pode ser bastante estrategista, mas também sentir grande incômodo com injustiças sociais.
  • Júpiter em Aquário: representa bastante generosidade, posturas de extremo respeito com qualquer pessoa e independência intelectual. Aprenda aqui sobre Júpiter no Mapa.
  • Saturno em Aquário: tem grande capacidade de formam vínculos com muita intensidade e maturidade, ainda que com pouca gente. Muito mais sobre Saturno no Mapa Astral aqui.
  • Urano em Aquário: tende a construir metas para o futuro ousadas e inovadoras.
  • Netuno em Aquário: tpode acabar confiando nas amizades de maneira excessiva. Leia aqui sobre Netuno no Mapa.
  • Plutão em Aquário: indica rebeldia e busca por transformações pessoais a partir das amizades. Conheça mais aqui sobre Plutão no Mapa.

Todo mundo tem Aquário no Mapa Astral

Aquário está presente na vida de todo mundo. Basta você olhar a mandala do seu Mapa Astral (como na imagem ao lado) e procurar pelo símbolo do signo de Aquário.

Ainda que parece que o signo esteja entre as casas 2 e 3, o que importa mesmo é a casa que começa a partir de Aquário. Perceba que é a casa 3 que, neste exemplo, começa a partir de Aquário – ainda que seja no “meio” do signo.

Neste caso, se diz que Aquário está na cúspide da casa 3. Com essa informação, você poderá entender mais a fundo a sua relação com a personalidade e a presença do Signo de Aquário na sua vida. Isso porque os significados das casas astrológicas representam diferentes partes da vida de cada pessoa.

Em suma, para saber onde você tem cada um dos signos no seu Mapa Astral, veja estes guias:

Muito mais sobre Aquário

Agora que você fez essa imersão introdutória sobre Aquário, pode ver dicas para aproveitar o melhor do signo na sua vida.

  • Florais de cada signo: a Salvia Splendens usa a originalidade e traz para agir em harmonia com o mundo.
  • Óleos essenciais de cada signo: o de Patchouly ajuda a quebrar de padrões e também a acalmar a mente aquariana e trazer a pessoa para o aqui e agora.
  • O lado sombrio de Aquário pode acabar levantando bandeiras, polarizando e esquecendo que o exercício da liberdade e da democracia são praticados a partir da inclusão e da diversidade de pensamentos, conforme explica a astróloga Ana Andreiolo.
  • Meditação para Aquário: a terapeuta Raquel Ribeiro gravou uma meditação especial para pessoas de Aquário, que pode ser feita por 21 dias para que você possa ativar seu poder pessoal.

Conheça mais sobre Aquário entendendo:

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim