Pesquisar
Loading...

Elemento Ar: significado, características e combinações

Sociabilidade e clareza mental são marcas fortes do Elemento Ar. Aprenda sobre os signos, os significados, as características e muito mais.

O elemento Ar é um dos quatro elementos dos signos astrológicos, ao lado de Fogo, Terra e Água. Tem como principais características a sociabilidade e a clareza mental. Nele, o pensamento está em constante movimento.

As pessoas do elemento Ar, ou seja, dos signso de Gêmeos, Libra e Aquário, costumam ver o mundo de forma racional. Por um lado, demonstram interesse em diversos assuntos, por outro, podem ser um tanto dispersos.

Você deve ter se lembrado de alguém assim, não?

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre essas características, as manifestações em cada um dos signos e como são as combinações de Ar com outros elementos.

As características do elemento Ar

Conforme o astrólogo Leonardo Lemos, “o elemento Ar nos mostra que a vida pede jogo de cintura para estabelecer trocas com o meio em que estamos inseridos”. Ele ainda complementa que, nesse sentido, a mente e o raciocínio são fundamentais.

Inteligente por natureza, o Ar tem o plano das ideias e dos ideais extremamente forte. No entanto, segundo Leonardo, a falta deste elemento no Mapa Astral pode prejudicar a socialização, a leveza e a comunicação.

Por falar em Mapa Astral, muitos outros fatores agem em conjunto com os elementos. É por isso que você encontra pessoas do mesmo elemento com características diferentes. É sempre fundamental observar o todo. É o que vamos ver a seguir.

Clique aqui para fazer seu Mapa Astral gratuitamente

Signos do elemento Ar

Gêmeos, Libra e Aquário são signos de Ar, mas têm algumas diferenças entre si por terem o Sol em casas diferentes. Conheça um pouco mais sobre cada um deles: 

Gêmeos

A pessoa do Signo de Gêmeos, normalmente, tem como características a curiosidade, a inteligência e o desejo de liberdade. É alguém que está sempre em busca de desafios, aprendizados e experiências.

Geminianos e geminianas têm uma personalidade versátil e se adaptam com facilidade – o que é ótimo! Porém, sem maturidade, essas características caem, facilmente, na falsidade. E aí já não é tão bom assim.

Mercúrio é o planeta regente de Gêmeos. Isso relaciona o signo à criatividade e à comunicação. Saiba tudo sobre o Signo de Gêmeos aqui no nosso guia completo.

Libra

Librianos e librianas, em geral, se identificam com características como a cortesia, a delicadeza e a busca pelo equilíbrio. Ou seja, é comum que essas pessoas sejam empáticas e diplomáticas nas suas relações e tenham talento para mediar conflitos.

Libra também tem apreço pelo belo, daí serem naturais amantes das artes em geral. É importante, no entanto, manter o equilíbrio: essa característica pode levar a pessoa libriana a uma vaidade desmedida.

Não à toa, o regente de Libra é Vênus. Assim, o planeta destaca a idealização do amor perfeito.

Saiba tudo sobre o Signo de Libra.

Aquário

A pessoa com o Sol no signo de Aquário tende a ser inovadora e independente. Ao mesmo tempo, tem um forte senso de coletividade, acreditando que o bem-estar individual só acontece quando há o bem-estar coletivo.

Aquarianos e aquarianas têm um perfil questionador e, eventualmente, radical. Em caso de imaturidade, todas essas características juntas podem resultar em uma postura extremista, ou o que conhecemos como “rebelde sem causa”.

O Signo de Aquário tem dois regentes, Saturno e Urano. O primeiro destaca a importância de fechar ciclos para que outros possam ser iniciados. Já o segundo evidencia o apreço pela renovação.

Saiba tudo sobre o Signo de Aquário.

As combinações do elemento Ar

Entender como funcionam as combinações do Ar pode fazer a diferença tanto em relações interpessoais quanto no autoconhecimento. Isso porque outros elementos estão presentes no nosso Mapa Astral, mesmo que com menor força.

O Ar tem como elemento complementar o Fogo. “A sociabilidade e curiosidade do Ar são compatíveis com o ardor e idealismo do Fogo”, afirma a astróloga Vanessa Tuleski. Porém, ela explica que a verdadeira oposição acontece entre Ar (razão) e Água (emoção).

Segundo Vanessa, o Ar é a nossa porção ligada à vida social, amigos, conhecidos, redes sociais, notícias, livros, etc. A Água, nosso lado intimista. Família, casa, gente próxima, aconchego.

O equilíbrio entre ambos acontece quando a pessoa consegue unir razão, característica do Ar, com empatia e vivência emocional, traços fortes da Água.

Ar e outros elementos

O astrólogo Alexey Dodsworth analisou o Mapa Astral de diversas personalidades e demonstrou como funciona, na prática, a combinação do elemento Ar com os demais:

  • Ar + Água = pensamento sentimental / sentimento intelectual
  • Ar + Terra = pensamento sensorial / sensação intelectual
  • Fogo + Ar = pensamento intuitivo / intuição intelectual

Já que falamos na oposição de Ar e Água, usamos como exemplo o poeta Fernando Pessoa. “Aos seus vários planetas no signo de Gêmeos e Marte em Libra, se contrapõem o Ascendente Escorpião (Água) e Mercúrio em Câncer (Água). A vasta obra legada por Pessoa é um ótimo exemplo da sensibilidade e inteligência decorrentes da combinação Ar + Água”, explica Alexey.

Clique aqui para ver todos os exemplos de combinações de elementos em personalidades.

Curiosidade: a origem dos elementos dos signos

Por fim, você sabe por que Fogo, Terra, Ar e Água são os elementos astrológicos?

Pois os antigos, entre eles o filósofo Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), interpretavam a realidade como se tudo fosse constituído por estes quatro elementos. É o que nos conta o astrólogo Alexey Dodsworth: “Para estes filósofos, havia uma divisão precisa entre nosso mundo e o céu, uma divisão de natureza metafísica.”

Atualmente, sabemos que não é assim que funciona. Mas os quatro elementos foram vistos como uma perfeita metáfora para a estrutura da realidade. “Vamos considerar, por exemplo, as quatro necessidades humanas fundamentais: água para beber, alimento (que vem da terra), ar para respirar e luz/calor (provenientes do Sol). Retire qualquer um desses elementos, e a existência humana (e da maioria das espécies) se torna inviável”, analisa Alexey.

Dessa forma, o astrólogo também mostra a importância do conjunto de elementos, sem destaque para nenhum. “Apenas juntos os elementos alcançam seu verdadeiro poder”, conclui.

Inclusive, de uma forma muito lúdica, Alexey Dodsworth demonstrou como Fogo, Terra, Ar e Água estão presentes na música e no cinema. Clique aqui para entender mais sobre isso.

Agora que você já sabe bastante sobre o elemento Ar, confira também Fogo, Terra e Água.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim