Pesquisar
Loading...

Qual a ordem dos signos

Há uma razão na Astrologia pela qual a ordem dos signos começa em Áries e acaba em Peixes. Entenda aqui como essa história começou

Qual a ordem dos signos

Você já notou que o horóscopo começa sempre por Áries, mesmo que o ano pelo calendário oficial comece no signo de Capricórnio, em janeiro? Isso confunde muitas pessoas, mas há uma razão na Astrologia pela qual a ordem dos signos começa em Áries e acaba em Peixes.

Saber a ordem dos signos do zodíaco é importante para entender por que eles se dividem dessa forma e nessa sequência. De quebra, você ainda vai entender neste artigo a diferença entre signo e constelação, para não cair em ciladas ou fake news.

A seguir, especialistas do Personare explicam qual é a ordem dos signos e apontam os períodos de vigência dos 12 signos do Zodíaco no ano.

Como os signos foram divididos

A astróloga Sofia Vaz explica que a Astrologia Tropical (que é a mais utilizada no Ocidente) se fundamenta na relação entre o Sol e a Terra, sempre do ponto de vista geocêntrico – o de quem observa o céu a partir daqui (da Terra).

O signo solar de uma pessoa é determinado, então, pela posição que o Sol ocupa no céu no momento do seu nascimento a partir dessa nossa perspectiva da Terra.

“Se a gente imaginar o desenho aparente do círculo que o Sol faz ao redor da Terra (chamada de Eclíptica) e dividi-la em 12 partes iguais (de 30 graus cada), cada segmento será um signo. Para o sol atravessar esse território celeste de 30 graus, ele leva em média 30 dias”, afirma Sofia.

Por que 12 partes? “De forma genérica, porque temos mais ou menos 12 lunações por ano, por isso acabamos ficando com 12 signos e também 12 meses no calendário”, acrescenta a astróloga.

A relação entre Sol e Terra é o que cria as estações do ano. Assim, se a gente projetar no espaço a Linha do Equador (que divide a Terra entre hemisfério norte e sul), ela vai cruzar com a Eclíptica (o caminho aparente que o sol faz) em dois pontos. Esses pontos marcam os Equinócios de primavera e outono. Os outros dois pontos em que elas estão mais distantes entre si são os Solstícios – daí a definição do início das quatro estações do ano.

O Equinócio que ocorre em março foi tomado como grau zero do zodíaco, marcando o início da Primavera no hemisfério norte, o começo do primeiro signo zodiacal e o Ano Novo Astrológico.

“Áries anuncia que o Inverno (período de escassez) ficou para trás, é quando o Sol começa a “vencer a escuridão” simbólica, ganhando força até seu ápice no Verão. Muito da simbologia de Áries vem dessa relação com o início da primavera: a ‘vida’ vencendo a ‘morte'”, aponta Sofia.

Qual a ordem dos signos

Esse ponto zero, que marca o Ano Novo Astrológico, em algum momento coincidiu com a constelação de Áries – por isso o nome do primeiro signo foi batizado de Áries.

Seguindo o movimento do Sol por essa linha imaginária, os antigos estudiosos do céu identificaram outras 11 constelações que atravessavam a linha da Eclíptica, por onde o Sol “caminha”, e batizaram os demais signos.

Dessa forma, ficou determinada qual a ordem dos signos:

  • Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio e Peixes.

Sofia Vaz deixa claro uma confusão que normalmente é feita: constelação não é a mesma coisa que signo.

  • Constelações zodiacais: são conjuntos de estrelas, têm tamanhos variados e se movem muito lentamente pelo céu. Serviram de referência para os nomes e ordem dos signos.
  • Signos zodiacais: são divisões arbitrárias da Eclíptica em 12 partes iguais e não mudam. Para a Astrologia Tropical, a referência de início (grau zero de Áries) é o equinócio de primavera, cuja data é fixa. Já para a Astrologia Védica, por exemplo, o início do signo segue o movimento sideral das estrelas, por isso as vertentes astrológicas divergem quanto às posições dos signos.

Entenda mais aqui sobre o equívoco sobre a mudança de signo e o 13º signo zodiacal.

De Áries a Peixes: uma evolução

O astrólogo e numerólogo Yub Miranda une os dois conhecimentos para falar de qual a ordem dos signos. Segundo o especialista, a sequência de signos (de Áries a Peixes) é similar à numerológica (de 1 a 9).

  • ÁRIES é o nascimento, início de ciclo.
  • Esse projeto inicial nascido em Áries precisa se alimentar para ter corpo e se sustentar, tal como o recém nascido que vai se firmando em TOURO.
  • Daí ela pode circular por aí e começar a interagir com as pessoas, dando vazão à sua curiosidade e se comunicando (GÊMEOS)
  • Em seguida, passa a tentar digerir as emoções sentidas nessa interação e chega na fase CÂNCER.
  • E sentir o quanto é importante estar na base de sua identidade, porque esta vai se expor e definir seu eu em LEÃO.
  • Daí ela vai aperfeiçoar essa identidade, aparar a juba e se mostrar útil ao servir no dia a dia e no trabalho (VIRGEM).
  • A partir daí, ela vai se relacionar e encontrar alguém para um compromisso em Libra.
  • A relação vai demandar confiança e entrega para ir ao quarto íntimo em Escorpião. Vão compartilhar seus recursos e valores, bem como seus medos e vulnerabilidades (ESCORPIÃO).
  • Esse processo escorpiano pode vir colorido de crises e vai haver necessidade de sair da lama através de um sentido, de um propósito maior. Abrir o leque e ir para o alto e avante ao se expandir em SAGITÁRIO.
  • Procurará realizar algo e deixar um legado em CAPRICÓRNIO.
  • E tentar contribuir socialmente em AQUÁRIO por se ligar a um grupo ou ideal maiores, percebendo que não basta o sucesso para si em Capricórnio.
  • Até que desapegue disso tudo ao chegar ao fim desse ciclo, recebendo o Karma ou Dharma do que semeou nesta jornada (PEIXES).

Qual é a data de início dos signos?

A chegada do Sol pela região do céu de cada signo pode variar algumas horas e, portanto, o dia que um signo inicia ou termina pode sofrer alterações (entenda mais aqui).

Por isso, quem nasce no primeiro ou no último dia de cada signo precisa da hora, data e local do seu nascimento para ter certeza sobre qual é o seu signo solar.

Para saber sua hora correta, confira a certidão de nascimento, já que esse documento possui o dado mais aproximado registrado. Depois disso, faça gratuitamente seu Mapa Astral resumido, e descubra qual é, afinal, seu signo solar e ascendente.

A seguir, veja a data dos signos em 2022:

  • Áries – 20/03 às 12h33min
  • Touro – 19/04 às 23h24min
  • Gêmeos – 20/05 às 22h22min
  • Câncer – 21/06 às 06h13min
  • Leão – 22/07 às 17h06min
  • Virgem – 23/08 às 00h16min
  • Libra – 22/09 às 22h03min
  • Escorpião – 23/10 às 07h35min
  • Sagitário – 22/11 às 05h20min
  • Capricórnio – 21/12 às 18h48min
  • Aquário – 19/01 às 23h39min
  • Peixes – 18/02 às 13h43min

Existe muito mais a ser explorado sobre a ordem, a data, as características, etc. Veja aqui um guia com tudo sobre signos!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias. Saiba mais