Pesquisar
Loading...

Tudo sobre o Signo de Capricórnio

Tudo o que você precisa saber sobre o signo de Capricórnio está aqui: ✓ significados ✓ data e mês ✓ pedras ✓símbolo ✓personalidade ✓amor

O signo de Capricórnio é o décimo signo do Zodíaco. É o signo que enfrenta a realidade e, ao mesmo tempo, aceita-a como ela é. Capricórnio desenvolve habilidades especiais para lidar com os obstáculos que podem aparecer. Além disso, Capricórnio é o signo mais capaz de realizar coisas difíceis.

Metas e ambições bem definidas também são parte da personalidade de Capricórnio. Além disso, o signo não costuma ser muito comunicativo, mas é certeiro em suas colocações.

Prudência, paciência e persistência são as três grandes características de Capricórnio em estado puro. No entanto, essas as virtudes, quando excessivas, se convertem em defeitos, segundo o astrólogo Alexey Dodsworth.

“Então, a prudência pode virar medo e dificuldade para lidar com coisas novas, a paciência se torna lentidão e, por fim, a persistência se manifesta como terrível apego a tudo o que não faz mais sentido”, explica.

Muita gente diz que Capricórnio é um signo conservador ao extremo. Porém, isso está muito longe da verdade, segundo a astróloga Marcia Fervienza.

“Capricórnio de fato segue regras, mas é porque têm um compromisso muito grande com a responsabilidade social. Mas o signo é o primeiro a questionar aquilo que não faz sentido”, detalha Marcia.

Este artigo é como uma introdução ao signo de Capricórnio para que você possa, sobretudo, aprender sobre os significados, a data de início e fim do signo, sobre as pedras de Capricórnio, o símbolo, a personalidade e no amor.

Qual a data do signo de Capricórnio?

  • Em 2022, o Sol em Capricórnio entra dia 21 de dezembro, às 18h48.
  • Em 2023, a temporada de Capricórnio começa em 22 de dezembro, às 00h27.
  • Todo ano, o dia que o signo começa e termina muda. Por isso, se você nasceu no primeiro ou no último dia de um signo, precisa conferir exatamente a hora em que o Sol saiu de um signo e entrou em outro. Você pode ver isso no seu Mapa Astral.

O que significa o símbolo de Capricórnio?

capricórnio no mapa astral

O animal símbolo de Capricórnio é a cabra. Isso porque ela persevera em sua subida lenta, porém constante de uma montanha, explica a astróloga Marcia Fervienza.

A cabra como símbolo também mostra a persistência e ambição capricornianas.

Além disso, o símbolo astrológico de Capricórnio, que está na imagem ao lado, assemelha a chifres retorcidos. Se você tem curiosidade para conhecer mais sobre a origem dos símbolos dos signos, veja mais aqui.

Pedra do Signo de Capricórnio

Responsabilidade, persistência e esforço estão bastante presentes na personalidade do signo de Capricórnio. Assim, na análise feita especialista em Cristais, Simone Kobayashi, a pedra para Capricórnio é a:

  • Água Marinha, pois ajuda a sair do turbilhão de emoção e a expor o que se sente em palavras.

Características do Signo de Capricórnio

As seguintes características fazem parte do perfil de Capricórnio:

Dentre todos os signos astrológicos, Capricórnio é o que reúne o senso prático do elemento Terra com a maturidade precoce da regência saturnina.

Além disso, entre as características do signo de Capricórnio está sua natureza criteriosa, honesta e coerente. Por isso, o signo costuma ser muito disciplinado, sério e ter grande noção de responsabilidade. Pode desenvolver maturidade precoce que surpreende.

Capricórnio é o signo mais consciente do valor do tempo, por isso, pontualidade é um valor costumeiro para este signo. Sendo um signo de ritmo Cardinal, Capricórnio costuma ser ambicioso. Com isso, sabe o que quer e o que não quer.

Comunicar-se, entretanto, pode ser uma arte bem difícil para o signo. A verdade é que Capricórnio costuma ser amante do silêncio e das interiorizações. A mente capricorniana é sóbria, concentrada e, portanto, lógica. Assim, entre suas características também é comum falar de forma bem objetiva.

No dia a dia, Capricórnio precisa cuidar para não se tornar pessimista porque isso pode acabar acelerando demais a mente e causar insônia e ansiedade.

“Sempre que possível, Capricórnio precisa sair, arejar e acalmar a mente”, conforme analisa a astróloga Vanessa Tuleski.

Personalidade de Capricórnio

Como oposto complementar do signo de Câncer, a personalidade de Capricórnio dificilmente é “amorosa”, a não ser que outros elementos no Mapa Astral da pessoa revelem essas qualidades. Além do mais, a personalidade de Capricórnio:

  • pode aparentar “secura” e “rudeza”.
  • costuma ser de poucas amizades, que são minuciosamente selecionadas. Porém, as pessoas escolhidas como amigas recebem dedicação total.
  • prefere amizades mais perspicazes, com as quais possa trocar impressões sob novas perspectivas.
  • entende dinheiro como sinônimo de liberdade. O signo pode acreditar que sem grana não se pode decidir nada, nem criar novas oportunidades.
  • não costuma se aventurar ou se expor a riscos evitáveis nos negócios — seu crescimento é progressivo, mas sustentáve.

“São pessoas planejadoras, cautelosas, mas bastante criativas, que propõem ideias novas no presente para solucionar problemas do passado. Porém, na ânsia de juntar cada vez mais, o dinheiro pode se tornar um estigma. Daí vem a fama de avarento”, conforme explica a astróloga Maria Eugenia de Castro.

É bem comum que, desde muito cedo, Capricórnio se obrigue a uma disciplina rigorosa, exercitando acatar às ordens da família, mesmo que sejam contrárias à sua vontade pessoal.

Precisam cuidar para não se condicionar a qualquer norma imposta porque correm o risco de viver sem questionar limitações.

Capricórnio combina com qual signo?

Capricórnio costuma se atrair por pessoas que falam de forma objetiva e pode demonstrar bastante impaciência com gente prolixa, ou seja, que se expressa de maneira muito longa e demorada.

Outra questão importante para o signo é que pode buscar por alguém que se encaixe em seus padrões familiares.

Como amadurece muito cedo, é bem comum encontrar Capricórnio, com o passar das idades, tentando compensar a perda da juventude. Pode pode parecer ser mais rude, mas, na intimidade o signo se revela extremamente amoroso.

Quando gosta de alguém, Capricórnio procura cuidar da pessoa. Sim, Capricórnio dá colo quando seu amor precisa e também gosta de receber colo.

Para combinar com Capricórnio é preciso ir além do signo solar. Afinal, é preciso entender como os outros planetas e aspectos no Mapa agem sobre a personalidade de quem é de Capricórnio.

Você até pode ver se Capricórnio combina com Câncer ou com Áries ou qualquer outro signo. No entanto, isso é bastante superficial. Na Astrologia, existe a Sinastria Amorosa (você pode ver aqui), uma análise de dois Mapas para ver o quanto combinam. E traz, ainda, quais desafios, quais oportunidades e como cada pessoa expressa os sentimentos.

Por isso, não tem como dizer qual signo combina com Capricórnio porque cada pessoa tem um Mapa inteirinho, complexo e só dela. Então, esse Mapa é diferente de todas as outras pessoas que tem o Sol no mesmo signo.

Ascendente em Capricórnio

Pessoas com Ascendente em Capricórnio costumam ser reservadas e pacientes. Em geral, não gostam de se arriscar e, por isso, podem levar um tempo maior para realizar uma atividade.

Outra característica é se dispor somente fazer algo que acreditam que conseguirão cumprir. Também costumam acreditar que as coisas boas da vida levam tempo para se concretizarem.

E, mais, se você é de Capricórnio e tem Ascendente em outro signo, saiba o significado:

Planetas em Capricórnio

Planetas em Capricórnio trazem significados psicológicos do signo para sua personalidade. Entenda um pouco mais sobre como é ter Planetas em Capricórnio no Mapa e o que isso pode indicar:

Todo mundo tem Capricórnio no Mapa Astral

Capricórnio está presente na vida de todo mundo. Basta você olhar a mandala do seu Mapa Astral (como na imagem ao lado) e procurar pelo símbolo do signo de Capricórnio.

Ainda que parece que o signo esteja entre as casas 1 e 2, o que importa mesmo é a casa que começa a partir de Capricórnio. Perceba que é a casa 2 que, neste exemplo, começa a partir de Capricórnio – ainda que seja no finalzinho do signo.

Neste caso, se diz que Capricórnio está na cúspide da casa 2. Com essa informação, você poderá entender mais a fundo a sua relação com a personalidade e a presença do Signo de Capricórnio na sua vida. Isso porque os significados das casas astrológicas representam diferentes partes da vida de cada pessoa.

Em suma, para saber onde você tem cada um dos signos no seu Mapa Astral, veja estes guias:

Muito mais sobre Capricórnio

Agora que você fez essa imersão introdutória sobre Capricórnio, pode ver dicas para aproveitar o melhor do signo na sua vida.

  • Florais de cada signo: a dica é usar Camomila, que trabalha a ânsia de agradar.
  • Óleos essenciais de cada signo: o de Laranjaajuda a focar no aqui e agora, de acordo com a Aromaterapeuta Solange Lima.
  • O lado sombrio de Capricórnio pode se tornar ranzinza e ter muito ressentimento. Isso porque costuma ter medo de se machucar e acaba se escondendo na aparente rigidez e pragmatismo, conforme explica a a astróloga Ana Andreiolo.
  • Meditação para Capricórnio: a terapeuta Raquel Ribeiro gravou uma meditação especial para pessoas de Capricórnio, que pode ser feita por 21 dias para que você possa ativar seu poder pessoal.

Conheça mais sobre Capricórnio entendendo:

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim