Tudo sobre o signo de Capricórnio

Todo mundo tem Capricórnio no Mapa Astral. Saiba como o capricorniano se relaciona com amor, família, amizades e dinheiro

Tudo sobre o signo de Capricórnio

O signo de Capricórnio é o décimo signo do Zodíaco e o último da tríade do elemento Terra. O capricorniano sabe viver na Terra, enfrenta a realidade, aceita-a como ela é e desenvolve habilidades especiais para lidar com os obstáculos que porventura apareçam.

Tem metas e ambições bem definidas. É uma estrela que brilha devagar mas que, ao acender, se sustenta por longo tempo. Não costuma ser muito expressivo, mas é certeiro em suas colocações.

Signo de Capricórnio: data

  • 21 de dezembro a 19 de janeiro (O dia que um signo inicia ou termina pode sofrer variações anualmente. Entenda aqui)
  • Em 2020, o Sol entra em Capricórnio em 21 de dezembro, às 07h02min.

Signo de Capricórnio

  • Elemento: Terra;
  • Planeta regente: Saturno;
  • Cores: preto, marrom, cinza, grafite, azul-marinho, verde-musgo, verde-oliva, verde-esmeralda, café, tons de terra e tons escuros
  • Flores e aromas: flores secas, narciso, jasmin, amaranto, verbena, cedro, gengibre, madeira e orquídea; 
  • Pedras: turmalina negra, ônix negro e obsidiana negra.

Capricórnio: personalidade

Como oposto complementar do signo de Câncer, Capricórnio dificilmente é “amoroso” e “terno”, a não ser que outros elementos no Mapa Astral revelem tais qualidades.

Entretanto, sua aparente “secura” e “rudeza” são realmente apenas aparentes, e na intimidade o tipo se revela extremamente amoroso.

Capricornianos são de uma natureza criteriosa, honesta e coerente. São disciplinados, sérios e costumam ter grande noção de responsabilidade. Além disso, desenvolvem desde cedo uma maturidade que surpreende a todos.

Um capricorniano está sempre atento aos seus deveres e, mais ainda, aos seus horários. É o signo mais consciente do valor do tempo, por isso, pontualidade é um valor costumeiro.

Comunicar-se, entretanto, é uma arte bem difícil para os nativos deste signo, amantes do silêncio e das interiorizações. A mente capricorniana é sóbria, concentrada e lógica. Falam pouco, num estilo bem objetivo.

Por consequência, consideram bem mais atraente quem também fala nessa mesma medida. Chegam até a demonstrar bastante impaciência com pessoas prolixas.

Signo Capricórnio e a família

Desde muito cedo, o capricorniano obriga-se a uma disciplina rigorosa, exercitando-se no acatamento às ordens da família, mesmo que contrárias à sua vontade pessoal. Sendo assim, amadurecem mais cedo do que todos os outros signos.

Ainda que temporariamente, aprendem a se condicionar às normas impostas, convivendo, sem questionar, com as limitações do momento.

Signo Capricórnio no amor

O nativo do signo de Capricórnio busca a pessoa amada que se encaixe em seus padrões familiares. O casamento é sinônimo de formação de uma família. Para realizar esse ideal, emprega todo o seu arsenal e paciência.

Gosta de cuidar da pessoa parceira e provê-la – ora dando, ora recebendo “colo”. Mesmo nos dias de hoje, a maioria ainda prefere os enlaces mais tradicionais, com cerimônias e festas.

Na via negativa, o capricorniano, ansioso com o passar das idades, volta e meia procura compensar a perda da juventude unindo-se a parceiros bem mais jovens, o que, na maioria das vezes, causa sérios problemas de convivência.

Signo Capricórnio e as amizades

Para os capricornianos, são muitos os conhecimentos sociais. Amigos de verdade, contudo, são poucos e minuciosamente selecionados.

Para esses escolhidos, oferecem confiança e dedicação total. Preferem pessoas mais perspicazes, com as quais possam trocar impressões sob novas perspectivas.

Signo Capricórnio e dinheiro

Para o capricorniano, dinheiro é sinônimo de liberdade. Sem ele, não se pode decidir nada, nem criar novas oportunidades.

Nos negócios, jamais se aventura ou se expõe a riscos evitáveis – seu crescimento é progressivo, mas sustentável.

É um bom planejador, muito cauteloso, mas bastante criativo – propõe ideias novas no presente para solucionar problemas do passado. Na ânsia de juntar cada vez mais, o dinheiro torna-se um estigma, angariando-lhe a fama de avarento.

Ascendente em Capricórnio

Quem tem Ascendente em Capricórnio costuma ser reservado e sério, pois não gosta de correr riscos. É por isso que começa apenas aquilo que sabe que terá condições de concluir.

Acredita que as coisas boas na vida levam tempo para acontecer, por isso tem paciência e traça planos para alcançar seus objetivos. 

Todo mundo tem Capricórnio no Mapa Astral

No vídeo a seguir, a astróloga Maria Eugênia de Castro explica o significado deste signo no Mapa Astral:

 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais