Pesquisar
Loading...

Elemento Terra: significados, características e combinações

Capacidade de realização é uma forte marca do Elemento Terra. Saiba mais sobre os signos, os significados e as combinações

O elemento Terra é um dos quatro elementos dos signos astrológicos, ao lado de Fogo, Ar e Água. Suas principais características são capacidade de realização e de lidar com a realidade.

Isso faz com que as pessoas dos signos de Terra, ou seja, Touro, Virgem e Capricórnio, vejam o mundo de forma mais objetiva. O Terra tende a ser mais estável, inspirar confiança e lidar com as mudanças de forma mais lenta.

Reconheceu algum amigo ou familiar nessas primeiras linhas? Ou até você mesmo?

Neste artigo, entenda mais sobre essas características, as manifestações do elemento em cada signo e como Terra combina com outros elementos. Vale muito a pena você olhar seu mapa astral e saber onde o elemento Terra aparece no céu do momento em que você nasceu. Veja aqui seu Mapa Astral gratuitamente.

As características do elemento Terra

Se pudéssemos resumir o elemento Terra em uma palavra, talvez a mais adequada fosse praticidade.

“Terra delimita a ação dos astros com praticidade e pragmatismo. Os planetas agem conforme a materialidade e a realidade, reconhecendo seus próprios limites e avançando, pouco a pouco, rumo aos seus objetivos. O tom é a busca pela segurança e estabilidade”, diz o astrólogo Leonardo Lemos.

Por outro lado, ainda segundo Leonardo, quando um mapa não apresenta o elemento Terra, “existe uma dificuldade para lidar com limites, concretizar e dar forma aos seus esforços”. Nesse caso, a pessoa fica muito no mundo das ideias e pouco no das aplicações.

Porém, ainda que no geral existam características comuns às pessoas do elemento Terra, ele se manifesta com algumas peculiaridades conforme o signo. Isso porque a leitura do Mapa Astral não pode ser feita observando apenas uma ou outra informação. É preciso ver o todo.

Signos do elemento Terra

Como falamos anteriormente, os signos de Terra são Touro, Virgem e Capricórnio. E o simples fato de terem o Sol em casas diferentes já dá a cada um deles características peculiares. Confira abaixo como são os signos de Terra:

Touro

O Signo de Touro simboliza a firmeza da Terra. As pessoas taurinas tendem a ser calmas e persistentes e ter muita estima por suas posses e bens materiais.

Por outro lado, essa “firmeza” em excesso pode resultar em teimosia. Ou, ainda, dificuldade em aceitar mudanças.

Vênus é o planeta regente do Touro, o que relaciona o signo ao amor cuidadoso e afetuoso. A convivência com taurinos e taurinas revela alguém que ama de forma prática e gentil. Além disso, aprenda mais sobre o signo de Touro no nosso guia completo.

Virgem

Pessoas do Signo de Virgem têm tendência à objetividade e organização. Atentas aos detalhes, costumam ser um tanto perfeccionistas – o que pode ser bom ou ruim, dependendo do quanto essa característica interfere no seu dia a dia.

Virginianos e virginianas são leais às pessoas que amam, sejam elas familiares, amigos ou parceiro(a). Sinceros e maduros, não costumam ter dificuldades para expressar seus sentimentos.

Virgem é regido por Mercúrio que, neste caso, destaca sua visão crítica e opinativa.

Saiba tudo sobre o Signo de Virgem.

Capricórnio

A pessoa de Capricórnio possui características bem fortes do elemento Terra, com metas bem definidas e noção dos seus limites. Para ela, o sucesso é fruto de persistência, aprendizado e disciplina.

Porém, se não souber controlar o excesso de foco material, pode desenvolver posturas como a avareza e o pessimismo.

Com Saturno como regente, o Signo de Capricórnio possui a consciência natural de que tudo tem seu tempo.

Saiba tudo sobre o Signo de Capricórnio.

As combinações do elemento Terra

Entender como funcionam as combinações do Terra com outros elementos pode ser importante tanto em relações interpessoais quanto para o autoconhecimento.

Sim, porque uma pessoa pode ter Terra como seu elemento mais forte, mas Fogo, Água ou Ar podem estar presentes no seu Mapa Astral em “pequenas doses”.

Naturalmente, “a busca por segurança material do Terra é harmoniosa com a necessidade de segurança emocional do Água”. É o que diz a astróloga Vanessa Tuleski. Por isso, são chamados de signos complementares.

No entanto, a verdadeira oposição acontece entre Terra (sensação) e Fogo (intuição). “O Fogo tem ousadia e acredita em saltos e milagres. A Terra crê nas leis das probabilidades”, explica Vanessa.

O equilíbrio entre esses dois elementos acontece quando a pessoa consegue “ser prática em coisas materiais, mas também ousada e criativa”.

Terra e outros elementos

O astrólogo Alexey Dodsworth analisou o Mapa Astral de diversas personalidades e demonstrou como funciona, na prática, a combinação do elemento Terra com os demais:

  • Fogo + Terra = sensação intuitiva / intuição sensorial
  • Ar + Terra = pensamento sensorial / sensação intelectual
  • Terra + Água = sensação sentimental / sentimento sensorial

No primeiro caso, o exemplo é a popstar Madonna. “Madonna não é apenas uma cantora, mas também uma empresária de sucesso e uma das mulheres mais poderosas do mundo, sendo um ótimo exemplo da combinação Fogo + Terra”, considera Alexey.

Veja aqui os exemplos de combinações de elementos no mapa de celebridade.

Curiosidade: a origem dos elementos dos signos

Por fim, você sabe por que Fogo, Terra, Ar e Água são os elementos astrológicos?

Pois os antigos, entre eles o filósofo Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), interpretavam a realidade como se tudo fosse constituído por estes quatro elementos.

É o que conta o astrólogo Alexey Dodsworth: “Para estes filósofos, havia uma divisão precisa entre nosso mundo e o céu, uma divisão de natureza metafísica.”

Atualmente, sabemos que não é assim que funciona. Mas os quatro elementos foram vistos como uma perfeita metáfora para a estrutura da realidade.

“Vamos considerar, por exemplo, as quatro necessidades humanas fundamentais: água para beber, alimento (que vem da terra), ar para respirar e luz/calor (provenientes do Sol). Retire qualquer um desses elementos, e a existência humana (e a da maioria dos animais) se torna inviável”, analisa Alexey.

Dessa forma, o astrólogo também mostra a importância do conjunto de elementos, sem destaque para nenhum. “Apenas juntos os elementos alcançam seu verdadeiro poder”, conclui.

Inclusive, de uma forma muito lúdica, Alexey Dodsworth demonstrou como Fogo, Terra, Ar e Água estão presentes na música e no cinema.

Agora que você já sabe bastante sobre o elemento Terra, leia mais sobre Fogo, Ar e Água.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim