Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 3 min.22/12/2019 Atualizado em 07/01/2020

Capricórnio: tudo sobre o signo

Saiba como o capricorniano se relaciona com amor, família, amizades e dinheiro

Capricórnio é o décimo signo do Zodíaco e o último da tríade do elemento Terra (Touro, Virgem e Capricórnio). O capricorniano sabe viver na Terra, enfrenta a realidade, aceita-a como ela é e desenvolve habilidades especiais para lidar com os obstáculos que porventura apareçam.

Tem metas e ambições bem definidas. É uma estrela que brilha devagar mas que, ao acender, se sustenta por longo tempo. Não costuma ser muito expressivo, mas é certeiro em suas colocações.  Analisando a combinação do seu signo solar Capricórnio com o seu ascendente, você pode entender outros aspectos da sua personalidade.

Signo de Capricórnio: data

Signo de Capricórnio

  • Elemento: Terra;
  • Planeta regente: Saturno;
  • Cores: preto, marrom, cinza, grafite, azul-marinho, verde-musgo, verde-oliva, verde-esmeralda, café, tons de terra e tons escuros
  • Flores e aromas: flores secas, narciso, jasmin, amaranto, verbena, cedro, gengibre, madeira e orquídea; 
  • Pedras: turmalina negra, ônix negro e obsidiana negra.

Capricórnio: personalidade

Como oposto complementar do signo de Câncer, Capricórnio dificilmente é “amoroso” e “terno”, a não ser que outros elementos no Mapa Astral revelem tais qualidades.

Entretanto, sua aparente “secura” e “rudeza” são realmente apenas aparentes, e na intimidade o tipo se revela extremamente amoroso.

Capricornianos são de uma natureza criteriosa, honesta e coerente. São disciplinados, sérios e costumam ter grande noção de responsabilidade. Além disso, desenvolvem desde cedo uma maturidade que surpreende a todos.

Um capricorniano está sempre atento aos seus deveres e, mais ainda, aos seus horários. É o signo mais consciente do valor do tempo, por isso, pontualidade é um valor costumeiro.

Eu construo, logo existo.

Comunicar-se, entretanto, é uma arte bem difícil para os nativos deste signo, amantes do silêncio e das interiorizações. A mente capricorniana é sóbria, concentrada e lógica. Falam pouco, num estilo bem objetivo.

Por consequência, consideram bem mais atraente quem também fala nessa mesma medida. Chegam até a demonstrar bastante impaciência com pessoas prolixas.

Signo Capricórnio e a família

Desde muito cedo, o capricorniano obriga-se a uma disciplina rigorosa, exercitando-se no acatamento às ordens da família, mesmo que contrárias à sua vontade pessoal. Sendo assim, amadurecem mais cedo do que todos os outros signos.

Ainda que temporariamente, aprendem a se condicionar às normas impostas, convivendo, sem questionar, com as limitações do momento.

Signo Capricórnio no amor

O Capricórnio busca um parceiro(a) que se encaixe em seus padrões familiares. O casamento é sinônimo de formação de uma família. Para realizar esse ideal, emprega todo o seu arsenal e paciência.

Gosta de cuidar da pessoa parceira e provê-la – ora dando, ora recebendo “colo”. Mesmo nos dias de hoje, a maioria ainda prefere os enlaces mais tradicionais, com cerimônias e festas.

Na via negativa, o capricorniano, ansioso com o passar das idades, volta e meia procura compensar a perda da juventude unindo-se a parceiros bem mais jovens, o que, na maioria das vezes, causa sérios problemas de convivência. Para entender melhor como você lida com sua vida amorosa, é importante descobrir o signo que Vênus ocupa em seu Mapa Astral.

Signo Capricórnio e as amizades

Para os capricornianos, são muitos os conhecimentos sociais. Amigos de verdade, contudo, são poucos e minuciosamente selecionados. Para esses escolhidos, oferecem confiança e dedicação total. Preferem pessoas mais perspicazes, com as quais possam trocar impressões sob novas perspectivas.

Signo Capricórnio e dinheiro

Para o capricorniano, dinheiro é sinônimo de liberdade. Sem ele, não se pode decidir nada, nem criar novas oportunidades. Nos negócios, jamais se aventura ou se expõe a riscos evitáveis – seu crescimento é progressivo, mas sustentável.

É um bom planejador, muito cauteloso, mas bastante criativo – propõe ideias novas no presente para solucionar problemas do passado. Na ânsia de juntar cada vez mais, o dinheiro torna-se um estigma, angariando-lhe a fama de avarento.

Previsões para Capricórnio em 2020

Capricornianos poderão viver o jogo entre crescimento e limites, expansão e restrição e ter saldo positivo no final em 2020. Confira aqui as previsões detalhadas para o Signo de Capricórnio em 2020.

Capricórnio no Mapa Astral

Vale lembrar que todos têm Capricórnio em algum setor do Mapa Astral e, portanto, manifestam a qualidade do signo em alguma área da vida. Você pode fazer o seu Mapa Astral gratuitamente e descobrir se tem ascendente ou algum planeta em Capricórnio. Depois, é só conferir abaixo uma interpretação resumida destes posicionamentos.

Os posicionamentos dos planetas nos signos não levam em conta outros fatores do Mapa Astral (como a Casa em que o planeta está e os aspectos que faz), que podem adicionar outras características e/ou nuances.

No vídeo a seguir, a astróloga Maria Eugênia de Castro explica o significado deste signo no Mapa Astral:

Ascendente em Capricórnio

Quem tem Ascendente em Capricórnio costuma ser reservado e sério, pois não gosta de correr riscos. É por isso que começa apenas aquilo que sabe que terá condições de concluir. Acredita que as coisas boas na vida levam tempo para acontecer, por isso tem paciência e traça planos para alcançar seus objetivos. 

Em 2020, quem tem Ascendente em Capricornio vai viver um importante trânsito de Júpiter na sua casa 1, que traz foco no seu crescimento. Com esse trânsito, queremos abraçar toda oportunidade de expansão de conhecimento e horizontes que chegam até a gente.

E elas podem se apresentar através de viagens ao exterior, a retomada de estudos superiores, um convite para atividades relacionadas ao meio acadêmico, e qualquer outra opção que amplie a nossa área de experiência. Leia aqui as previsões para o Ascendente em Capricórnio em 2020.

Lua em Capricórnio

A Lua aponta como reagimos aos acontecimentos emocionais. Neste signo, demonstra lentidão ao reagir às emoções, sendo reservado. Procura sempre se manter no controle e o âmbito profissional lhe é muito importante emocionalmente.

Mercúrio em Capricórnio

A forma como pensamos e nos comunicamos é regido por Mercúrio. Quando em Capricórnio, a maneira de se expressar e pensar é objetiva e realista. Por vezes um pouco dura.

Vênus em Capricórnio

Quando Vênus está em no signo em questão, a energia do amor está atrelada ao conceito de tempo, construção e durabilidade. As paixões fulminantes são relegadas a um plano secundário.

Marte em Capricórnio

Marte é o guerreiro e mostra como vamos atrás do queremos. Em Capricórnio, a maior qualidade é o planejamento, a persistência e a força de vontade direcionada.

Júpiter em Capricórnio

Júpiter aponta o que queremos da vida e oportunidades para prosperar. Quem tem esse planeta em Capricórnio deseja, sobretudo, realizar-se profissionalmente. São pessoas muito ambiciosas e direcionadas.

Saturno em Capricórnio

Saturno revela os desafios e lições que encontramos em nosso caminho. Neste signo, aprender a amadurecer e a se inserir na realidade. Lida com altas cobranças e às vezes tem receio de não estar à altura.

Urano em Capricórnio

Urano aponta onde deseja demonstrar originalidade e quais caminhos exigem mais liberdade e independência. Quando está em Capricórnio, revela pessoas com ideias profissionais avançadas e que costumam trabalhar melhor por conta própria.

Netuno em Capricórnio

A posição de Netuno no Mapa Astral, indica em que área somos mais sensíveis e imaginativos. Quem tem Netuno em Capricórnio costuma precisar encontrar uma vocação em que possa exercitar sua criatividade e empatia e onde possa realizar seus sonhos.

Plutão em Capricórnio

Plutão revela onde buscamos poder e transformações. Se ele está em Capricórnio, aponta uma certa obsessão por sucesso profissional. É perfeccionista e sempre está em busca de desafios nessa área.

 

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.