10 receitas veganas para fazer em casa

Veja como preparar cinco pratos salgados e cinco sobremesas sem ingredientes de origem animal

O interesse pelo veganismo vem crescendo nos últimos anos. Há mais empreendimentos, grupos nas redes sociais, oferta de produtos variados e estabelecimentos que procuram atender essa demanda com receitas veganas, ou que tentam recriar seus negócios para que sejam totalmente veganos.

Contudo, muitos acreditam que o veganismo trata-se somente de uma escolha dietética sendo uma alimentação cara. Na verdade, ter uma dieta vegana pode sair bem mais em conta já que os produtos podem ser comprados frescos nas feiras semanais, cozinhados em casa de forma rápida e simples ou ingeridos in natura.

Separamos 10 receitas veganas fáceis de preparar para você fazer em casa. Confira abaixo:

Pratos salgados veganos

Queijo Cheddar vegano

queijo cheddar vegano leva castanha de caju no lugar do leite
Aprenda o passo a passo do preparo de um delicioso queijo cheddar vegano / Foto: Catarina Goldani

O queijo cheddar vegano é uma opção ao cheddar tradicional. Também Serve para aqueles vegetarianos estritos, ou seja, aqueles que excluíram também ovos e lacticínios do cardápio, pois no lugar no leite é utilizado castanhas de caju. O processo é todo feito no liquidificador. Veja como é simples o preparo!

Quibe de abóbora com creme de grão de bico

Aprenda a fazer a receita vegana de quibe vegano
O quibe de abóbora com creme de grão de bico é uma ótima opção para levar em marmitas

Grãos, leguminosas, vegetais, além de folhas verdes e ervas que ajudam a aumentar a vitalidade fazem parte dessa receita. É uma refeição completa que pode ser usada em pote, caso o objetivo seja levar marmita para o trabalho. Veja como preparar o quibe de abóbora vegano.

Sopa-creme de abóbora com canela e gengibre

Aprenda a preparar a receita vegana de sopa de abóbora
Prato tem uma deliciosa combinação de canela e gengibre

Essa receita traz um sabor especial da deliciosa canela, em combinação com gengibre, que fez uma boa composição com a abóbora japonesa. Trata-se de um alimento que nos aquece, é saudável e leva em torno de 25 minutos para preparar. conta com a combinação de canela e gengibre. Veja como preparar a receita vegana de sopa-creme de abóbora.

Maionese de castanha de caju

Receiras veganas: aprenda a preparar uma maionese com castanhas de caju
Preparo, feito sem laticínios, substitui versão industrializada da maionese

Mais uma receita com castanha de caju, que serve como base para várias receitas em substituição aos laticínios. Uma dica sobre preparo de receitas com castanha de caju: ela precisa ser crua e muitas das vezes hidratada por pelo menos 4 horas para amaciá-la e ficar mais fácil de processar/liquidificar. Essa maionese substitui a versão industrializada já que não contém laticínios. Veja como preparar a receita vegana e sem glúten da maionese de castanha de caju.

Arroz de couve-flor cremoso

Receitas veganas: aprenda a preparar um delicioso arroz de couve-flor
Prato contém ingredientes que ajudam na prevenção do câncer

Esse prato é uma opção para o arroz de todo dia. A textura é bastante parecida ao arroz tradicional, é “low carb” (baixo carboidrato) e ainda faz parte da família das hortaliças, que são conhecidas como alimentos “anticâncer”. Veja como preparar a receita vegana de arroz de couve-flor cremoso.

Sobremesas veganas

Ganache vegana

Receitas veganas: aprenda a preparar ganache
Sobremesa simples é feita sem lactose e ingredientes de origem animal

As receitas veganas não ficam restritas aos pratos salgados. Uma ganache vegana é feita sem lactose e é uma boa alternativa para usar como calda de bolo ou servir como uma mousse geladinha. Veja como preparar a receita de ganache vegana.

Trufa vegana com banana e chocolate amargo

Receitas veganas: veja como preparar uma trufa sem ingredientes de origem animal
Alto poder antioxidante do cacau ajuda a proteger as células contra o envelhecimento precoce

Nessa receita, as famosas trufas ganharam sua versão sem ingredientes de origem animal. Essa receita vegana contém chocolate amargo, com 75% de cacau, considerado vegano, sem leite em sua composição, além de bananas e amendoim integral. Veja como preparar a receita de trufa vegana.

Cheesecake vegana com geleia de lavanda

Receitas veganas: cheesecake vegana com geleia de lavanda
Sobremesa traz aroma marcante e sensação de confiança

Para essa cheesecake vegana foi escolhida a flor lavanda, que possui um aroma inconfundível e ainda expressa feminino. O prato é leve e saudável. O suave perfume da lavanda dá toque especial aos pratos de sabor doce e possui enorme quantidade de vitaminas. Veja como preparar a cheescake vegana com geleia de lavanda.

Bolo de milho e goiabada cascão

Receitas veganas: aprenda a preparar um bolo de milho delicioso
Prato não contém glúten e é feito em pouco tempo

É um excelente alimento, rico em fibras e vitaminas A, C e do complexo B. Além de todos os benefícios, possui ação antioxidante, não contém glúten e pode ser feito em pouco tempo. Veja como preparar a receita vegana de bolo de milho.

Parfait de creme branco com manga e maracujá

Receitas veganas: veja como preparar um parfait de creme branco com maracujá
Parfait de creme branco com maracujá só contém o açúcar das drutas

Nessa receita vegana não vai açúcar para adoçar, mas sim uma combinação da manga e do maracujá, que fazem o par perfeito: doce e azedinho. Veja como preparar a receita vegana de parfait de creme branco.   

Foto: Pixabay

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.