Receita de queijo cheddar vegano

Castanhas de caju substituem o leite nesta receita simples e deliciosa

O queijo cheddar vegano é uma alternativa ao queijo cheddar tradicional, que faz tanta falta para aqueles que se tornaram vegetarianos estritos, ou seja que excluíram os ovos e lacticínios do seu cardápio, além das carnes.

O queijo cheddar vegano é uma alternativa ao queijo cheddar tradicional
O preparo é feito no liquidificador

No lugar do leite, a receita utiliza castanhas de caju, rica em gorduras consideradas benéficas para nosso organismo, prevenindo doenças relacionadas ao coração. Além disso, é rica em micronutrientes que mantém nossa imunidade fortalecida e que garantem o funcionamento harmônico das nossas funções químicas.

receita de queijo cheddar vegano
Decore o seu cheddar vegano como preferir

Outro ingrediente usado é o pimentão vermelho, muito rico em antioxidantes. É importante que o pimentão seja orgânico pelo alto teor de agrotóxico nos convencionais.

Ingredientes do queijo cheddar vegano

  • 2 xícaras de castanhas de caju hidratadas por 8 horas
  • 1/2 xícara de suco de pimentão vermelho orgânico (batido no liquidificador com água e coado)
  • 1/3 xícara de água filtrada
  • 1 colher de sopa de cúrcuma em pó
  • suco de 1/2 limão e sal a gosto

Modo de preparo 

Bata todos os ingredientes no liquidificador até atingir uma consistência homogênea. Despeje em um recipiente com papel manteiga, leve ao freezer por 4 horas, retire do papel, decore e sirva.

Catarina Goldani

Catarina Goldani

Nutricionista vegetariana especializada em Fitoterapia Clínica pela UFRJ e educadora de Alimentação Viva pelo projeto Terrapia na Fiocruz. 
Vida Liberta

Vida Liberta

O movimento Vida Liberta foi criado pelos irmãos Gustavo Goldani e Catarina Goldani. Eles buscam unir a prática da alimentação saudável, a consciência ecológica, a consciência corporal e o autoconhecimento, para abrir portas dentro do nosso Ser.