Taísa Bohrer
  • Por Taísa Bohrer
  • Leia em 2 min.
  • 28/05/2015
  • Atualizado em 30/07/2018 às 14:10

Molho pesto de abacate com mostarda dijon

Receita leva fruta rica em potássio, antioxidantes, ômega 3 e mais

Molho pesto de abacate com mostarda dijon

Para falar a verdade, nunca gostei de abacate. Só comecei a “aceitá-lo” mesmo depois que conheci os inúmeros benefícios que ele oferece à nossa saúde. O abacate e as suas variedades, como o avocado, são excelentes fontes de potássio, magnésio e antioxidantes, e possuem propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir chances de doenças cardiovasculares e regulando a pressão sanguínea. Essa fruta contém ômega 3 e vitamina C, além de ajudar no processo natural de eliminação de toxinas do corpo, e também é rica em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a equilibrar os hormônios femininos, aumentando a fertilidade.

Ainda que seja altamente calórico, o que amedronta quem quer controlar o peso, o abacate pode ajudar a viver com saúde e com uma boa forma física, se consumido com moderação.

Ainda que seja altamente calórico, o que amedronta quem quer controlar o peso, o abacate pode ajudar a viver com saúde e com uma boa forma física, se consumido com moderação.

Prática comum de quem o come é a adição de açúcar, o que deve ser evitado, pois aumenta a quantidade de calorias. O ideal é comer 4 colheres de sopa de abacate ou um, pequeno e inteiro, por dia. Para variar a forma de ingerir, experimente essa receita com a fruta, mostarda dijon e alguns temperos como ingredientes.

Receita de molho pesto de abacate com mostarda dijon

Tempo de preparo: 20 min | Serve uma pessoa

Ingredientes

  • 1 avocado maduro ou 4 colheres de sopa da polpa de um abacate maduro
  • 1 colher de sopa rasa de mostarda dijon (pode substituir pela mostarda comum)
  • 6 a 8 folhas de manjericão fresco
  • gotas de suco de limão fresco
  • 1 colher de chá rasa de alho picado
  • 1 pitada de sal marinho
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo

Lave o abacate e corte-o ao meio, separando o caroço e retirando toda a polpa, até o contato com a casca, com a ajuda de uma colher. Coloque junto com os demais ingredientes em um processador e, por fim, acrescente o suco do lima espremido na hora. Ligue e misture um pouco, desligue e raspe o que grudou nas beiradas, batendo novamente até a mistura ficar homogênea.

Sirva sobre um mix de folhas verdes, adicionando grão-de-bico, feijões cozidos ou, se preferir, um frango grelhado. Outra opção de consumo é dentro de um wrap integral (panqueca mais light) com folhas e salmão ou frango. Você também pode salpicar sementes de abóbora ou de girassol, ou amêndoas laminadas. Use endro ou funcho picadinho para dar um toque no final.

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Taísa Bohrer

Taísa Bohrer

É coach de Alimentação Consciente e atua online apoiando mulheres a reencontrar sua verdadeira beleza. Saiba mais