Pesquisar
Loading...
  • Com tantos papeis, o que priorizar?

    Aprenda a administrar melhor seu tempo e tenha um dia mais produtivo

    Atualizado em

    “Dizem que a mulher é sexo frágil / mas que mentira absurda / Eu que faço parte da rotina de uma delas / Sei que a força está com elas”. A letra da música cantada por Erasmo Carlos enaltece a força da mulher que divide sua atenção entre o marido, que quer uma mulher só sua, ao mesmo tempo em que ela amamenta o filho homem recém-nascido, estende a mão para o segundo e oferta sua atenção para o terceiro filho sedento de amor. São “quatro homens dependentes e carentes da força da mulher”.

    O século XX foi testemunha de incontáveis transformações que levaram ao desequilíbrio e confusão dos papeis da mulher na sociedade. Antes vista apenas como a dona da casa, “a patroa”, “a rainha do lar”, a mulher ingressou firme no mercado de trabalho e passou a lutar por igualdade de direitos com os homens nos diversos segmentos da sociedade.

    Hoje existem mulheres na política, quando nem mesmo tinham o direito de votar. Nas empresas, as mulheres estão assumindo posições de destaque, antes somente ocupada pelos homens.

    Como conseguir tempo para tudo?

    Todas essas conquistas têm um preço. Alguns homens foram educados e treinados desde cedo que cuidar da casa e dos filhos é trabalho para a mulher. Assim, muitas mulheres que trabalham e estudam fora para complementar a renda familiar, são obrigadas a enfrentar a terceira jornada de trabalho – esta não remunerada – de limpar, lavar, passar, cozinhar, amamentar. E ainda precisam estar lindas e deliciosamente perfumadas para os seus maridos que querem uma mulher linda, feminina e sedutora em casa à noite.

    Mas como conseguir tempo para tudo isso, se o dia só tem 24 horas para homens e mulheres? Aqui vão algumas dicas, que poderão ser de grande utilidade:

    1. Cuide bem da sua saúde, você vai precisar. Boa alimentação, exercícios, meditação, uma boa noite de sono, diversão, visitas regulares ao médico e ao dentista, entre outros cuidados, vão lhe deixar mais bem preparada para enfrentar a maratona do dia-a-dia.
    2. Organize o seu dia de acordo com os papeis que desempenha na vida: mulher, mãe, estudante, esposa, profissional etc. Administrar o tempo é fazer o que você considera importante e prioritário;
    3. Estabeleça metas (por escrito) de curto, médio e longo prazos para cada um desses papeis;
    4. Tenha bem claro em mente o que é importante para você e trace um plano de ação sobre como realizar essas metas. Estabeleça uma sequência em sua mente.
    5. Faça sempre uma revisão mental do que você já fez e precisa fazer, estabelecendo a sequência de acordo com as prioridades. Esteja atenta ao que você está fazendo, verificando se está se aproximando ou se afastando desses objetivos traçados.
    6. Seja organizada, mantenha as coisas em ordem e no lugar certo. Determine uma sequência para realizar as tarefas diárias e tenha seus objetivos sempre em mente. Assim você sempre saberá o que fazer, e fará as coisas com mais agilidade, ganhando mais tempo e se cansando menos;
    7. Administrar o tempo é organizar a sua vida de tal maneira que você tenha tempo para fazer as coisas que são realmente importantes, tanto nos âmbito pessoal quanto profissional.Identifique as tarefas que são:
    1. Importantes mas não urgentes
    2. Importantes e urgentes
    3. Não importantes mas urgentes
    4. Não importantes e não urgentes
    1. Procure se organizar de modo a fazer todas as tarefas que são importantes, antes que se tornem urgentes e que você vem negligenciando porque anda tão ocupada com tarefas urgentes e de rotina que não sobra tempo para fazer o que é realmente importante.
    2. No trabalho, aprenda a delegar. Faça as seguintes perguntas para certificar-se de que está delegando as tarefas certas:
    1. O que eu estou fazendo que não precisa ser feito?
    2. O que eu estou fazendo que poderia ser feito por outra pessoa?
    3. O que eu estou fazendo que apenas eu posso fazer?
    4. O que eu deveria fazer que não estou fazendo?
    1. Liste os seus valores, os princípios pelos quais se orienta na vida e dos quais não quer abrir mão;
    2. Aprenda a dizer “não”. Saiba respeitar os seus limites. Afinal, você é apenas um ser humano;
    3. Converse com o seu parceiro, filhos e outros membros da família, sobre as suas necessidades e consiga um compromisso onde cada um seja responsável por determinadas tarefas; Pode parecer pouco, mas se cada um lavar o seu copo, prato e talher, já vai poupar 30 minutos ou mais de louça para você lavar por dia.
    4. Separe um tempo para você. Cuide dos seus cabelos, suas unhas, da sua aparência. Esses cuidados aumentarão sua autoestima e lhe deixarão mais atraente e feliz. Se você não o fizer, as outras na rua certamente o farão.
    5. Viva a vida com um sorriso no rosto. Planeje atividades que lhe dão prazer. Divirta-se, vá a praia, ao cinema, teatro, dance, viaje, namore. A vida é para ser vivida. “O tempo voa, escorre pelas mãos”. Quando você se der conta, vai perceber que está envelhecendo. Se isto acontecer e você perceber que não viveu a vida, não vale ficar lamentando. Nunca é tarde para começar. O momento de viver é aqui e agora. O passado já se foi, o futuro ainda virá. O momento atual é uma dádiva de Deus para relembrarmos o passado, planejarmos o futuro e vivermos uma vida feliz. Por isso se chama “presente”.
    Claudio Domingos

    Claudio Domingos

    Trainer internacional e consultor de empresas com mais de vinte e cinco anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e formação de líderes em grandes organizações. Especialista em aprendizagem acelerativa.

    Saiba mais sobre mim