Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 3 min.03/11/2016 

O que é um sextil?

Aspecto astrológico harmonioso representa colaboração mútua | Glossário Personare

Um sextil é um aspecto astrológico que ocorre quando dois planetas estão a 60 graus de distância entre si, número que decorre da divisão dos 360 graus do Mapa Astral pelo número 6. No sextil, os astros se associam e o significado é o da colaboração, ou seja, os planetas unem suas características favoráveis e apontam tendências positivas. Em Sol em sextil com Saturno, por exemplo, existe uma forte busca pelo autoconhecimento (Sol). Mesmo que isso evidencie pontos obscuros e por vezes negativos da personalidade (Saturno), o desejo maior é o de transformá-los em talentos e qualidades.

+ Descubra aqui os significados de cada planeta

+ Ascendente mostra como as pessoas veem você. Saiba mais sobre esse posicionamento

Um aspecto não é todo o seu mapa

Por mais desafiador ou harmonioso que um aspecto seja, é importante evitar pautar-se apenas por ele ao interpretar um Mapa Astral. O mapa é um conjunto de aspectos e posicionamentos distintos, o que significa riqueza de conteúdo e, por consequência, a necessidade de um olhar amplo. Enquanto uma oposição pode sugerir dificuldades em determinado âmbito, um trígono no mesmo mapa pode equilibrar essa tendência negativa. Ponderação faz toda a diferença.

É um aspecto favorável ou desafiador?

O sextil é um aspecto favorável. Seu fator colaborativo é reforçado por uma de suas características, a de que os signos em que os planetas estão são complementares e não-opostos. Um exemplo é Leão e Libra “abrigando” planetas em sextil: ambos os signos são complementares (Fogo e Ar, respectivamente), mas não-opostos (o oposto de Leão é Aquário, e não Libra). Mesmo assim, efeitos colaterais podem ser vistos. Sol e Marte em sextil, por exemplo, mostram uma pessoa que declara a própria existência no mundo (Sol) por meio de conquistas pessoais (Marte), mas pode eventualmente exagerar na agressividade nesse processo.

Curiosidades

Caso a distância entre dois planetas varie entre 55 e 65 graus, pode-se dizer que ainda é sextil. O mínimo cai para 54 e o máximo aumenta para 66 graus quando Sol e/ou Lua estão envolvidos.

Exemplos:

  • Sol a 25° de Câncer e Marte a 23° de Touro: a distância entre ambos é de 62°, portanto é sextil.
  • Lua a 24° de Virgem e Plutão a 18° de Escorpião: ambos estão a 54° de distância. É sextil pois a Lua é um dos envolvidos.

 

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.