Pesquisar
Loading...

Elemento Fogo: significado, características e combinações

Criatividade e autoestima são marcas do Elemento Fogo. Conheça mais sobre os signos, os significados, as características e muito mais.

O elemento Fogo é um dos quatro elementos dos signos astrológicos, ao lado de Terra, Ar e Água. Ele tem como características marcantes a criatividade e a autoestima. São de Fogo os signos de Áries, Leão e Sagitário e uma das principais características é fazer tudo com muito entusiasmo. 

Neste texto, você vai conhecer mais sobre essas características e suas peculiaridades em cada um dos três signos de Fogo e como funciona a combinação desse elemento com os demais.

E se você quiser ler sobre os outros, confira os guias de:

  • Elemento Terra
  • Elemento Água
  • Elemento Ar

As características do elemento Fogo

Segundo o astrólogo Leonardo Lemos, “o elemento Fogo é aquele que reconhece a vontade, inspira e parte para a ação”. A vitalidade das pessoas de Fogo não combina com o “meio-termo”, elas vieram ao mundo para mostrar seus talentos e deixar sua marca. 

Os astros no elemento Fogo agem conforme seu próprio querer e com muita expressividade. É por isso que, quando há falta dele no Mapa Astral, a timidez e inibição se sobressaem. “A ação e atitudes arrojadas ficam prejudicadas”, explica Leonardo.

Por isso a importância do Mapa ser visto como um todo. As informações sozinhas podem apontar tendências, mas é a combinação delas que dá informações mais precisas. Clique aqui para fazer seu Mapa Astral gratuitamente

Signos do elemento Fogo

Embora sejam do mesmo elemento, Áries, Leão e Sagitário têm particularidades. Isso porque o elemento é apenas uma peça no quebra-cabeças que é o Mapa Astral. Confira abaixo mais informações sobre cada um dos signos de Fogo:

Áries

As pessoas do signo de Áries têm forte tendência a serem impulsivas e corajosas. Individualidade, alegria e extroversão também são características comuns em arianos e arianas.

Áries é um signo guerreiro, mas sua imaturidade pode transformar isso em algo ruim, criando rivalidades e uma imagem autoritária. Veja também nosso guia com tudo sobre o signo de Áries.

Leão

O Signo de Leão também traz como característica a coragem, mas aqui ao lado da criatividade. Leoninos e leoninas costumam ser pessoas extrovertidas, bem humoradas e generosas.

Também tendem a ter ótima autoestima o que, em desequilíbrio, pode desencadear comportamentos arrogantes e explosivos. Saiba muito mais sobre o Signo de Leão neste guia que preparamos.

Sagitário

Otimismo e desejo de liberdade são características marcantes em Sagitário. Por isso, é comum que pessoas deste signo estejam entre as chamadas “cidadãs do mundo”. Elas gostam de viajar pelo mundo ou pela mente em busca de novas experiências.

Sagitarianos e sagitarianas tendem a ser bem humorados e vaidosos. Mas esse último merece atenção: a vaidade em excesso pode passar uma imagem de “donos da razão”, se considerando autoridades em assuntos que não dominam.

Saiba tudo sobre o Signo de Sagitário.

As combinações do elemento Fogo

Embora tenhamos um elemento principal, nosso Mapa Astral pode trazer participações menores dos demais elementos em outros aspectos. 

Além disso, é importante verificar quem é nosso elemento complementar. No caso do Fogo, é o Ar. “O ardor e idealismo do Fogo são compatíveis com a sociabilidade e curiosidade do Ar”, afirma a astróloga Vanessa Tuleski.

No entanto, a verdadeira oposição acontece entre Fogo (intuição) e Terra (sensação). “O Fogo tem ousadia e acredita em saltos e milagres. A Terra crê nas leis das probabilidades”, explica Vanessa.

O equilíbrio entre esses dois elementos acontece quando a pessoa consegue “ser prática em coisas materiais, mas também ousada e criativa”.

Fogo e outros elementos

O astrólogo Alexey Dodsworth analisou o Mapa Astral de diversas personalidades e demonstrou como funciona, na prática, a combinação do elemento Fogo com os demais:

  • Fogo + Água = sentimento intuitivo / intuição sentimental
  • Fogo + Terra = sensação intuitiva / intuição sensorial
  • Fogo + Ar = pensamento intuitivo / intuição intelectual

Curiosidade: a origem dos elementos dos signos

Você sabe por que Fogo, Terra, Ar e Água são os elementos astrológicos? Pois os antigos, entre eles o filósofo Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), interpretavam a realidade como se tudo fosse constituído por estes quatro elementos. É o que nos conta o astrólogo Alexey Dodsworth:

“Para estes filósofos, havia uma divisão precisa entre nosso mundo e o céu, uma divisão de natureza metafísica.”

Os quatro elementos foram vistos como uma perfeita metáfora para a estrutura da realidade. “Vamos considerar, por exemplo, as quatro necessidades humanas fundamentais: água para beber, alimento (que vem da terra), ar para respirar e luz/calor (provenientes do Sol). Retire qualquer um desses elementos, e a existência humana (e a da maioria dos animais) se torna inviável”, analisa Alexey.

Dessa forma, o astrólogo também mostra a importância do conjunto de elementos, sem destaque para nenhum. “Apenas juntos os elementos alcançam seu verdadeiro poder”, conclui.

Inclusive, de forma muito lúdica, Alexey Dodsworth demonstrou como Fogo, Terra, Ar e Água estão presentes na música e no cinema. Clique aqui para entender mais sobre isso.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim