Pesquisar
Loading...

O que são aspectos astrológicos?

Aspectos astrológicos são ângulos formados entre planetas no Mapa Astral. E a importância deles na sua vida é gigante

Entre as muitas informações que encontramos no Mapa Astral, os aspectos astrológicos estão entre as mais importantes. Isso porque eles dizem respeito à maneira como os planetas desempenham seus papéis na sua vida.

Você pode ter, no seu mapa, planetas que estão em desarmonia, em harmonia, em conexão, em tensão, em ligação… E alguns desses relacionamentos entre planetas podem ser poderosos! Você pode ver aqui no seu Mapa Astral quais aspectos astrológicos o seu mapa tem.

Aspecto é a distância entre os planetas, considerando suas posições no Mapa Astral. “Mas não a distância em quilômetros, e sim a distância angular”, explica Alexey Dodsworth, astrólogo e autor do Mapa Astral Personare. Ou seja, aspecto é o ângulo formado pelos planetas na mandala astrológica.

Perceba que neste mapa, o Sol faz aspecto com Júpiter e Saturno, a lua está em contato com Vênus, Marte, Júpiter e Urano, e outros vários aspectos ocorrem

E por que saber o que são aspectos astrológicos merece sua atenção? É o que você vai descobrir ao longo deste texto.

Qual é a importância dos aspectos astrológicos?

É normal que estejamos mais familiarizados com a interpretação dos planetas nos signos e nas casas. Mas se isso fosse suficiente, todas as pessoas com a Lua em Libra, por exemplo, seriam o mesmo tipo de pessoa – e sabemos que não é bem assim.

São justamente os aspectos astrológicos que proporcionam essas variações. Isso porque, nesses casos, dois ou mais planetas atuam em conjunto e essa atuação depende da distância angular entre cada um deles.

Porém, os aspectos têm características que precisam ser observadas, como tipo, estado em que se encontram e estado cósmico. É a interpretação de todas essas particularidades que vai ajudar a entender a leitura do seu Mapa Astral.

Tipos de aspectos astrológicos

São muitos os aspectos a serem estudados, mas aqui veremos os principais, também conhecidos como pitagóricos. Abaixo veja quais são eles, qual é o ângulo correspondente e o que simbolizam. Cada um deles tem um link que leva para um artigo em que você pode aprender mais especificamente sobre aquele aspecto astrológico.

  • Conjunção: União de dois planetas que formam um ângulo 360°
  • Oposição: Tensão. É quando dois planetas formam ângulo de 180°
  • Trígono: Cooperação e harmonia. Quando planetas estão em ângulo de 120° entre si
  • Quadratura: Conflito. Significa quando dois planetas estão em ângulo de 90° entre si
  • Sextil: Colaboração mútua. É quando dois planetas estão a 60° um do outro

Qualquer um dos aspectos pode ser harmônico ou desarmônico, e isso depende dos signos que estão ativados e a natureza dos planetas envolvidos. Por exemplo: uma conjunção entre Vênus e Marte é harmoniosa, pois são astros que se combinam bem. A conjunção entre Marte e Urano é entendida como desarmônica.

Vale lembrar que um aspecto harmônico ou desarmônico não significa, necessariamente, que é algo bom ou ruim. Apenas que os planetas têm mais afinidades.

Aspectos astrológicos podem ter três estados diferentes

Segundo o astrólogo Alexey Dodsworth, este é um dos pontos que merece muita atenção. Os aspectos astrológicos podem estar em três estados diferentes: aplicativo, separativo e partil.

  1. Aspecto Aplicativo: Acontece quando o astro mais rápido está em um grau inferior ao astro mais lento, seja na conjunção, oposição ou qualquer outro tipo de aspecto. Com o tempo, o aspecto aplicativo vai se tornando mais forte. Na prática, é algo que exige cada vez mais esforço para dominar.
  2. Aspecto Separativo: Este é o oposto do anterior. É quando o astro mais rápido está em um grau superior ao astro mais lento. Por consequência, vai ficando mais fácil de controlar com o tempo, graças ao amadurecimento emocional do indivíduo.
  3. Aspecto Partil: Nesse caso, os dois astros se encontram no mesmo grau. É aqui que o aspecto encontra seu apogeu.

No Curso de Aspectos Astrológicos (que você pode conhecer aqui), Alexey dá o exemplo do Sol em quadratura com Marte. Nesse caso, o Sol está a 5° de Áries e Marte, a 8° de Capricórnio. Ou seja, temos uma quadratura aplicativa, pois o Sol é mais rápido do que Marte.

Estado cósmico eventual e as dignidades essenciais

Este é o terceiro ponto a ser observado nos aspectos astrológicos do seu Mapa Astral. Existem quatro estados cósmicos em que os planetas envolvidos podem se encontrar:

  • Domicílio
  • Exílio
  • Exaltação
  • Queda

A estes estados dá-se o nome de Dignidades Essenciais e determinam a capacidade de um planeta de exercer suas funções conforme seu posicionamento no Mapa Astral.

“Assim, a depender do signo em que se encontram, os planetas têm mais ou menos facilidade de atuarem e de expressarem suas naturezas e seus respectivos assuntos”, diz a astróloga Sofia Vaz. Leia mais aqui sobre o que é queda e exaltação na Astrologia.

Como posso acompanhar os aspectos astrológicos?

Considerando que os aspectos podem ser positivos ou negativos, dependendo dos planetas envolvidos, é necessário observar o seu Mapa Astral para avaliar as tendências planetárias.

É importante ter em mente que os aspectos são uma grande oportunidade de crescimento pessoal, pois a interpretação deles serve para identificar e desenvolver as características positivas. Por outro lado, prepara e fortalece o indivíduo para os momentos mais complicados.

Se você tem interesse em evoluir nesse assunto, o Horóscopo Personalizado é uma boa pedida, pois te ajuda a acompanhar o movimento dos planetas e a interação entre eles na sua vida dia a dia. Confira o seu Horóscopo Personare gratuitamente aqui.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim