Pesquisar
Loading...

Tratamento com Botox: Como transformei a vida de uma paciente

Botox não serve apenas para questões estéticas. Vem conhecer a história de uma mulher que babava ao falar

Atualizado em

Você já parou para pensar como seria a sua vida se, ao falar, você começasse a babar? Pois é, é difícil de se imaginar assim, porém, essa é a realidade de muitas pessoas. A seguir, te conto como transformei a vida de uma paciente com essa condição utilizando tratamento com Botox.

É isso mesmo, Botox. Se você, como muitas pessoas, acredita que a toxina botulínica (nome científico do nome comercial Botox) serve apenas para reduzir rugas e linhas de expressão, está enganado.

Os usos da toxina botulínica (entenda aqui quais são) vão muito além da estética. Também podemos utilizá-la com fins terapêuticos, ou seja, para melhorar a qualidade de vida de pessoas que sofrem com diferentes condições médicas.

Como no caso da Dona Maria (nome fictício), cuja história contarei a seguir, proporcionando alívio e melhorando os sintomas associados a elas. 

O problema que afetava a Dona Maria

Dona Maria, uma senhora com pouco mais de 60 anos, chegou até mim queixando-se que babava ao falar durante as sessões jurídicas no trabalho e que isso lhe causava enorme constrangimento. 

Babar-se ao falar realmente complica a situação e até pode levar ao isolamento social.

A baba se dá pela produção excessiva de saliva (chamada de sialorréia), uma manifestação comum de muitas doenças neurológicas, como paralisia cerebral, doença de Parkinson e esclerose lateral amiotrófica. 

Além disso, a dificuldade de deglutição em situações específicas impede a engolida da saliva produzida em quantidade normal, causando um acúmulo de saliva na boca.

Esse foi o caso da Dona Maria. A sialorréia começou após a remoção de um tumor na língua, que passou a dificultar a sua deglutição.

Quando Dona Maria chegou ao meu consultório — sou cirurgiã-dentista especializada em harmonização facial —, ela já havia tentado vários tratamentos sem sucesso. Então, decidimos tentar um tratamento com Botox.

Isso porque a toxina botulínica possui ação sobre as glândulas salivares, promovendo a redução da quantidade de saliva produzida e, consequentemente, diminuindo e até eliminando os episódios de baba. 

Como funciona o tratamento com Botox

É importante destacar que a aplicação de Botox, seja em um tratamento terapêutico como esse, mas também para fins estéticos, deve ser feita por um profissional de saúde especializado e treinado para tal, como um médico ou dentista. 

Aqui você encontra mais dicas e cuidados que deve ter antes de decidir colocar toxina botulínica.

Além disso, num caso como o da Dona Maria, o tratamento deve ser guiado por ultrassonografia para podermos ter uma melhor assertividade. 

Os efeitos desse tratamento iniciam após o terceiro dia de aplicação e atingem seu resultado máximo em 15 dias.

Da mesma forma como ocorre nos tratamentos estéticos com Botox, a duração da toxina botulínica no corpo não é permanente. 

Por isso, precisamos repetir a aplicação periodicamente para manter o controle da produção de saliva. Veja aqui mitos e verdades sobre o Botox.

O tratamento com Botox foi uma virada de jogo para a Dona Maria, proporcionando a ela a oportunidade de uma vida mais plena, livre de limitações e constrangimentos. 

Sua história é um exemplo inspirador de como a medicina e a tecnologia podem trazer alívio a condições médicas desafiadoras, melhorando a qualidade de vida de indivíduos que enfrentam diferentes adversidades.

Bibiana Velasques

Bibiana Velasques

Cirurgiã Dentista, especialista e mestra em Cirurgia Bucomaxilofacial; especialista em Ortodontia. Também trabalho com Harmonização Orofacial, Bruxismo e DTM e Ortodontia.

Saiba mais sobre mim