Aplique valores pessoais ao trabalho que realiza

Dedique tempo para criar novos hábitos e tenha resultados positivos na sua vida profissional

Vivemos num mundo cada vez mais competitivo e complexo. No ambiente corporativo é comum encontrar profissionais agitados, compulsivos ao pensar, repensar e comentar sobre o que pensaram. A mente não cala, sobra pouco espaço para o sentir e a forma de agir funciona quase sempre no piloto automático.

Pouco a pouco, no entanto, vem crescendo a consciência de que o jeito que levamos a vida não nos deixa num lugar confortável. Prova disso são as epidemias de depressão e ansiedade. Para “virar o jogo”, estamos sendo requeridos a assumir as rédeas sobre o que sentimos, pensamos, falamos e fazemos. E para fazer esse movimento é imprescindível  olhar para dentro, silenciar, repactuar com o que realmente importa. Resgatar os valores pessoais, constituídos na primeira infância, como honestidade e gentileza, é um exercício que ajuda a compreender o que fazemos, para que fazemos e como devemos fazer para ter mais harmonia na vida profissional.

Valores do Awaken Love no dia a dia profissional

Você pode questionar : mas como tornar algo tão profundo e intangível como honestidade, e gentileza em algo prático e aplicável na carreira? É  só começar! Nossos valores são expressos pelos nossos comportamentos e atitudes. Para criar novos hábitos é preciso empreender tempo, ter disciplina e criatividade. Querer é o primeiro passo, vivenciá-los é uma escolha consciente. Confira algumas dicas, inspiradas nos valores universais do Movimento Mundial Awaken Love, criado pelo Líder Humanitário Sri Prem Baba:

Honestidade

Seja honesto com você mesmo – Toda vez que gastar muita energia em combater uma nova ideia, questione-se: o que está me incomodando? Ao perceber o que lhe faz sentir desconfortável, é possível identificar onde se esconde uma resistência inconsciente.

Converse sobre suas expectativas profissionais – Converse com seu líder direto ou com o RH. Caso goste da empresa e não esteja contente com seu desafio atual, busque uma transferência interna. Se for inviável, pesquise o mercado.

Autorresponsabilidade

Responsabilize-se por suas escolhas e erros – Para crescer é preciso ser corajoso e inovar. Isso não tem nada a ver com não ter medo de errar, mas em como lidar com os erros.Significa escolher, estar aberto à aprendizagem. Isso permite nos desfazermos de velhos padrões já enraizados que sempre nos levam para os mesmos resultados.

Reveja sua postura – Fuja do vitimismo ou do excesso de críticas. Assuma uma postura mais otimista e construtiva. Lembre-se que na vida real nem tudo é tão claro, coerente ou organizado como gostaríamos. O que importa é a capacidade de (re)agir de forma pró-ativa, independentemente se o estímulo externo é positivo ou negativo.

Gentileza

Seja empático – A única pessoa que vê o mundo como você é você mesmo! Muitas vezes discordamos das ideias e atitudes de colegas. O desafio consiste em, ao invés de assumir uma postura crítica, tentar colocar-se no lugar deles para entender de onde vêm seus pontos de vista.

Recrie as relações no trabalho – Não gosta de seus companheiros de equipe ou lideranças? Foque nos pontos positivos de seus trabalhos. Observe suas reais motivações para agirem da forma que agem e fique aberto: certamente encontrará algo em comum!  Quando isso acontecer, aproxime-se. Investir nos pontos em comum é um bom recomeço.

Dedicação

Dedique-se ao autoconhecimento – Ao dedicar tempo e energia em conhecer seus limites, crenças, valores e propósitos, você ampliará sua percepção, repertórios e estado de consciência.

Cuide de sua promoção – Utilize os resultados da avaliação de desempenho, pesquise seu valor no mercado, prepare um portfólio com seus projetos e resultados para mostrar como você agrega à empresa.

Serviço

Abra sua mente para o desconhecido – Quando encaramos nossa realidade como imutável, ficamos um pouco mais cegos a cada dia. Abra as portas para novos projetos, conhecimentos e experiências- sem se importar com ganhos imediatos, dê o seu melhor e eles virão, confie.

Procure significado em outro lugar – Existe um mar de oportunidades para você ser sua melhor versão. Que tal colocar seus dons, talentos, ideias e contatos a favor de uma boa causa? Participe de um trabalho voluntário, faça isso em seu horário de almoço, após o expediente ou no final de semana.

Beleza

Facilite sua vida e a de quem está próximo a você – Pesquise o significado de palavras como plasticidade, maleabilidade e brandura. Aplique o aprendizado com alguém que cruze seu caminho.

Seja o agente de mudanças – Nem sempre é possível mudar o que se faz, mas mudar o modo de fazer só depende de nós! Planeje o seu dia para cuidar das atividades menos prazerosas logo cedo e deixe as melhores para o resto do dia. Assim, sua rotina fica mais leve.

Adriana Schneider

Adriana Schneider

Coach, consultora e facilitadora especializada em Gestão de Carreiras e Negócios por Valores. Co-fundadora da Cicclos e coordenadora da NOVA, frente do movimento Awaken Love no mundo corporativo.