Treine a mente para alimentar seu corpo

Prática chamada Mindful Eating melhora relação com a comida

Comer é uma constante em nossa existência, e em nossa cultura está intimamente ligado com o emocional. Afinal, quando estamos felizes saímos para comer, beber e celebrar, mas quando estamos tristes nos refugiamos em um alimento que traga conforto. Várias vezes por dia mastigamos, bebemos, ingerimos, digerimos, mas será que estamos nos nutrindo? Será que estamos totalmente presentes nesses momentos e sabemos qual a importância disso? Cultivando essa atitude, o que podemos descobrir sobre nós mesmos e o modo como operamos no mundo? Será que descobriríamos algo novo sobre nosso corpo e mente?

Questionamentos como esses abrem a mente e o corpo. E para viver bem, tudo o que precisamos é de uma mente aberta, flexível, espaçosa e bem alinhada com o funcionamento da base que é o nosso corpo. E como conseguimos isso? Praticando Mindfulness.

Mindfulness, traduzido para o português como atenção plena, significa praticar a atenção e a presença, momento a momento, sem julgamentos (saiba mais aqui sobre esta prática). Nos cursos, praticamos principalmente meditando, sentados ou caminhando. Porém, podemos desenvolver essa qualidade atenta e aberta com tudo o que fazemos. E uma das maneiras de desenvolver a atenção plena é comendo, técnica chamada de Mindful Eating.

Como funciona o Mindful Eating?

Criar intimidade com nossos processos internos, através da pratica de estar presente, é aprender mais sobre como operamos no mundo em que vivemos, pois assim tiramos o véu de nosso mundo interno e vemos como esses mesmos processos refletem em todas as ações que praticamos, principalmente na nossa relação com a comida.

A prática de Mindful Eating é muito fácil de ser incorporada na rotina, a fim de nos familiarizarmos sobre nossa relação com a comida. Essa técnica está presente em todos os programas de Mindfulness e consiste em você parar por alguns minutos apenas para comer o que está sendo servido, sem distrações, atento à textura, sabores e cheiros.

Essa técnica está presente em todos os programas de Mindfulness e consiste em você parar por alguns minutos apenas para comer o que está sendo servido, sem distrações, atento à textura, sabores e cheiros.

Se algum pensamento surgir, basta deixá-lo ir, sem criar uma história. A ideia é seguir o que os praticantes falam: “comer quando se está comendo, sentar quando se está sentado”.

Prática não é um tipo de dieta

Mindful Eating não tem nada a ver com dieta, e sim com uma profunda conexão com o alimento e como ele afeta seu corpo e sua qualidade mental, tendo como pano de fundo uma infinita curiosidade sobre o milagre que é comer e uma grande vontade de se autoconhecer. Praticando, com qualquer alimento diga-se de passagem, você vai descobrir se precisa comer mais, se já está satisfeito ou se até uma quantidade um pouco menor teria sido suficiente. Também perceberá quais alimentos são melhores para o seu corpo, quais deixam sua qualidade mental mais viva e ativa e quais colocam a mente e o corpo na nuvem cinza do torpor.

Passo a passo de Mindful Eating

Para começar é muito simples: escolha uma refeição – eu sugiro o café da manhã, pois é um modo de começar o dia com mais presença e tranquilidade – prepare-a com uma atenção gentil, sem mexer no celular, ver televisão ou ler livros e revistas no intervalo do preparo. Quando a comida estiver pronta, sirva e sente-se na frente de sua comida. Observe atentamente a textura, as cores e as sombras daquele alimento em particular. Você consegue vê-lo como algo completamente novo para você?

Agora pegue um pedaço e sinta o cheiro, devagar, coloque na boca e não mastigue. Apenas fique presente para os impulsos que surgirem. Depois, mastigue apenas este pedaço, colocando as mãos no colo e relaxando na experiência de alimentar-se, atento para pensamentos e emoções que surgirem, sem rotulá-los como algo bom ou ruim, apenas experienciando. Mastigue até não sobrar nada mais inteiro na boca e lentamente engula, percebendo o trajeto do alimento dentro do corpo. Como você sente seu estômago agora? Repita esse processo ao longo de todo o café da manhã.

Mindful Eating abre uma gama de oportunidades imensas de reflexão, desde sobre como nos alimentamos no dia a dia e tratamos nosso corpo e mente, até a origem do alimento que estamos ingerindo.

Mindful Eating abre uma gama de oportunidades imensas de reflexão, desde sobre como nos alimentamos no dia a dia e tratamos nosso corpo e mente, até a origem do alimento que estamos ingerindo.

A prática nos recorda que o que estamos comendo irá tornar-se matéria prima para nossas células e órgãos, que aquele alimento talvez tenha viajado uma imensa distância para chegar ao nosso prato e, o mais importante, que um número enorme de seres participou desse processo – desde o produtor até sua família, pois sem ela você e esse profissional não existiriam, assim como esse ecossistema e todas essas possibilidades que ele oferece.

Então, que tal em sua próxima refeição exercitar a atenção plena enquanto come? Treine a mente para nutrir o corpo e descubra o mundo novo que é estar presente.

Caroline Lopes

Caroline Lopes

Instrutora de mindfulness, formada pela Mindfulness Trainings International, praticante de Buddha Dharma, linhagem Namgyal. Email: caroline@assertivamindfulness.com.br