Pesquisar
Loading...
Personare

Você desconta as frustrações na comida?

Descontar as frustrações na comida é muito comum e a razão pode estar além das suas vontades conscientes; vem entender!

Você desconta as frustrações na comida?

Você sente dificuldade em manter hábitos alimentares saudáveis? Chega no fim de um dia cansativo, pensa “eu mereço” e desconta as frustrações na comida? Pois isso é muito comum e vai além de vontades conscientes.

Comer quando está ansioso, como forma de recompensa ou para preencher um vazio pode indicar que suas emoções e crenças limitantes estão comandando o seu comportamento alimentar.

Você já parou para refletir sobre como é a sua relação com a comida? Já ouviu falar sobre fome emocional e crenças limitantes? E mais: já pensou em como o seu Mapa Astral pode te ajudar a entender e a melhorar a sua relação com a comida?

A seguir, entenda mais sobre porque você pode estar descontando as frustrações na comida.

Por que você desconta as frustrações na comida?

Crenças limitantes

O modo como você construiu seu relacionamento com a comida ao longo dos anos pode ter sido herdado dos seus ancestrais. Tais registros, que ficam armazenados, se transformam em crenças e são responsáveis por criar diversos padrões internos. Veja aqui algumas perguntas para se fazer e perceber suas crenças limitantes em relação à alimentação.

Comida como punição

“Comfort food” é um termo que está relacionado aos pratos que geralmente são ricos em gordura e carboidratos que agem como um gatilho para que o nosso corpo sinta um pouco mais de prazer e relaxe.

O problema desta relação é que se não tivermos consciência de como e quando estamos fazendo uso da comida como um refúgio, podemos ficar dependentes destas sensações. Veja aqui um exercício para descobrir o real motivo por querer emagrecer.

Comer no piloto automático

Muitas vezes fazemos as refeições nesse piloto automático, e sem perceber comemos rápido e uma quantidade muito maior por conta da ansiedade. Por isso, é importante deixar as distrações de lado e comer com atenção plena, para reaprender a ouvir o corpo e aproveitar cada mordida sem culpa e sem pressa. Entenda mais sobre como praticar Mindful Eating aqui.

Comida como compensação

Tem pessoas que descontam na comida quando estão ansiosas, para outras é a tristeza, a raiva, a solidão e até mesmo felicidade. A comida pode ter muitos significados e usá-la para compensar uma emoção pode estar relacionada a uma proteção de sentir o que está vivenciando ou para se proteger e aliviar incômodos emocionais. Saiba aqui como identificar quando a comida está sendo ingerida como compensação.

COMO MUDAR SUA RELAÇÃO COM A COMIDA?

Autoconhecimento! Fazer perguntas nos ajuda a entender como os nossos mecanismos funcionam e, assim, gerar transformações positivas em cada uma das áreas que desejamos.

Uma das formas de se autoconhecer é pela Astrologia. Participe aqui do curso de Astrologia e Alimentação e aprenda a usar o seu Mapa Astral para fazer as pazes com o seu corpo e com a comida.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias. Saiba mais