Vida LibertaCatarina Goldani

Receita com grãos germinados: torta viva de Primavera

Prato é saudável, leve e fresco, perfeito para celebrar a estação das flores

Receita com grãos germinados: torta viva de Primavera

Receita com grãos germinados são perfeitas para celebrar a Primavera. Leve, fresca e de fácil digestão, a torta viva é uma ótima pedida para a estação das flores! Esse prato é feito com amêndoa e amendoim, grãos germinados que têm processo de desenvolvimento celular ativo, tornando os nutrientes mais disponíveis para absorção e assimilação no organismo.

Para germinar os grãos, é preciso encontrar os integrais e de qualidade, com bom aspecto. Se estiverem murchos ou com pedaços estranhos no meio (como pequenas pedras e galhos), é possível que não iniciem o processo de germinação.

Receita de Torta Viva com grãos germinadosNessa receita, como eu disse, escolhi usar dois grãos: amêndoas e amendoim. Amêndoas são ótimas fontes de gorduras boas e vitamina E, sendo um alimento cardioprotetor e antioxidante. A ingestão diária de amêndoas também ajuda na proteção da pele e evita o envelhecimento precoce. O amendoim tem alto teor de ferro e aminoácidos, sendo uma rica opção para suprir as recomendações nutricionais para os vegetarianos e veganos.

O preparo da torta viva começa na véspera, ao colocar os grãos para germinar. Escolha frutas da estação de sua preferência e delicie-se com essa receita refrescante e saudável.

INGREDIENTES para a receita com grãos germinados

  • 1/2 copo de amendoim

  • 1/2 copo de amêndoas
  • 1 copo de uva passa branca
  • 2 copos de frutas picadas de sua preferência
  • 1 abacate pequeno maduro
  • 2 bananas maduras
  • 1 colher de sopa de cacau
  • ½ copo de linhaça
  • 1 copo de tâmaras

MODO DE PREPARO da torta viva

Comece germinando o amendoim e a amêndoa para a base. O tempo é o mesmo: de 8 a 12 horas de molho na água fresca e de 8 a 12 horas secando. Para secar, os grãos devem ficar expostos ao ar, protegidos com tecido de voal por cima, evitando que insetos pousem. O ideal é deixar onde tenha circulação de ar e um pouco de sol. Durante o tempo de secagem, é bom umedecer os grãos pelo menos duas vezes. Se o clima estiver muito seco, hidrate mais. Se estiver úmido, hidrate menos. É um processo intuitivo e de observação.

Depois de germinados, bata 1/2 copo de cada grão no liquidificador com 1 copo de uva passa branca, hidratada por 20 minutos, até atingir uma consistência pastosa e homogênea. Modele a massa no fundo da forma e prepare o recheio!

Escolha frutas da estação de sua preferência e corte em pedaços pequenos ou médios. Prepare um creme de cacau misturando o abacate, as bananas, o cacau em pó, a linhaça hidratada por oito horas e as tâmaras.

A Torta Viva, nossa receita com grãos germinados, está prontinha para ser apreciada!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Catarina Goldani

Catarina Goldani

Nutricionista vegetariana especializada em Fitoterapia Clínica pela UFRJ e educadora de Alimentação Viva pelo projeto Terrapia na Fiocruz. Saiba mais

Vida Liberta

Vida Liberta

O movimento Vida Liberta foi criado pelos irmãos Gustavo Goldani e Catarina Goldani. Eles buscam unir a prática da alimentação saudável, a consciência ecológica, a consciência corporal e o autoconhecimento, para abrir portas dentro do nosso Ser. Saiba mais