Panaceia, fortaleça a sua imunidade

Aprenda como preparar essa mistura de especiarias e liberar toxinas do corpo

Panaceia (Panákeia) é uma palavra de origem grega que significa “todo” (pan) e “remédio” (ákos). Na medicina milenar indiana Ayurveda, a panaceia é preparada a partir da mistura de especiarias que estimulam a excreção de toxinas acumuladas no organismo, fortalecendo a imunidade.

O limão tem o poder de alcalinizar o organismo, o gengibre melhora a circulação e atua nas três fases da função gastrointestinal – digestão, absorção e excreção. O sal e o açúcar combinados aumentam o metabolismo.

A panaceia tem o poder de estimular enzimas que promovem o esvaziamento gástrico, melhora quadro de enjoos, náuseas e vômitos, sendo utilizado como coadjuvante em quimioterapias – também auxiliando na redução do colesterol circulante.

Quando os primeiros sintomas de gripes e resfriados começarem a aparecer – como dores no corpo, mal estar, dor de garganta e indisposição – prepare logo essa misturinha!

Ingredientes da panaceia

  • 3 colheres de sopa de suco de limão
  • 3 colheres de sumo de gengibre (rale e esprema no coador de voal)
  • 1 colher de café de sal
  • 3 colheres de café açúcar mascavo

Modo de preparo da panaceia

Misture bem os ingredientes até atingir uma consistência homogênea e tome 1 colher de chá de hora em hora, até a mistura acabar. O melhor horário para começar é pela manhã, ainda em jejum, garantindo dessa forma a melhor absorção dos nutrientes e aproveitamento das propriedades medicinais.

Para as crianças, dilua essa quantidade em 200ml de água e ofereça 1 colher de chá, de hora em hora.

Catarina Goldani

Catarina Goldani

Nutricionista vegetariana especializada em Fitoterapia Clínica pela UFRJ e educadora de Alimentação Viva pelo projeto Terrapia na Fiocruz. 
Vida Liberta

Vida Liberta

O movimento Vida Liberta foi criado pelos irmãos Gustavo Goldani e Catarina Goldani. Eles buscam unir a prática da alimentação saudável, a consciência ecológica, a consciência corporal e o autoconhecimento, para abrir portas dentro do nosso Ser.