Mindful Eating para Emagrecer na quarentena

Conheça 3 benefícios do Mindful Eating e como esta prática pode ajudar no emagrecimento durante a quarentena

Mindful Eating para Emagrecer na quarentena

Mente, corpo e emoções têm sido muito desafiados em 2020 diante dos problemas que todos têm enfrentado, em diferentes contextos, pela pandemia do Covid-19. Iniciativas sobre saúde e bem estar têm sido emanadas e uma delas é sobre como emagrecer na quarentena.

A pandemia tem promovido muitos desafios, retratados em diferentes dimensões do dia a dia das pessoas, do modo de trabalhar até o planejamento do supermercado.

Dentro desse contexto, alguns aspectos nos remetem a desequilíbrios constantes, como incertezas sobre o futuro no trabalho, dificuldades em conciliar a atenção ao profissional com as tarefas domésticas, o cuidado com os filhos e pessoas idosas que dependem mais do nosso acolhimento.

A união desses fatores tem dificultado a manutenção das metas do emagrecimento com saúde, onde algumas perguntas têm povoado o cotidiano durante essa fase de recomendação de distanciamento social:

Frequentemente escuto esseas perguntas e ressalto nas respostas aos meus clientes que a quarentena tem nos feito ficar muito mais sensíveis aos estímulos ambientais.

Emagrecer na quarentena é uma questão para você?

A resistência mental têm ficado reduzida, e, fatalmente empregamos esta fome emocional na alimentação, preferindo a ingestão de alimentos doces, com maior valor calórico, e, por vezes, desenvolvendo compulsão alimentar, dificultando assim o processo do emagrecimento saudável.

Apesar desses desafios serem robustos, é necessário que ter atenção sobre como comer de forma consciente, onde a técnica do Mindful Eating pode nos auxiliar muito na reprogramação de hábitos alimentares.

O Mindful Eating parte do pressuposto de que “as verdadeiras raízes desta árvore chamada estilo de vida”, sobretudo, quando falamos de emagrecimento, necessitam estar com as essências naturalmente articuladas àquela conhecida expressão-chave do bem viver: mudança de hábitos!

Benefícios do Mindful Eating para emagrecer na quarentena

Quero reforçar pra você três benefícios do Mindful Eating que são muito simples e quero explicar como a prática da alimentação consciente pode ajudar no emagrecimento durante a quarentena:

  1. Aumento da saciedade: quando desenvolvemos Atenção Plena na alimentação de forma contínua, ingerimos quantidade menor de comida e nos saciamos de modo mais rápido.
  2. Redução da compulsão alimentar: a repetição do Mindful Eating como hábito de vida é capaz de suavizar a gravidade dos episódios de compulsão alimentar, e, até mesmo, evitar a ocorrência deles.
  3. Equilíbrio das emoções e comportamento no ato da refeição: o Comer Consciente fornece maior consciência na relação do ser humano com a comida, cujos efeitos desdobram-se na minimização de atitudes de violentação, punição ou julgamento de si próprio com a refeição que você ingere!

Você sabia que Marcelo Anselmo, autor deste artigo, possui uma Formação Online completa sobre Mindful Eating, o Comer Consciente? Confira neste link aqui.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Marcelo Anselmo

Marcelo Anselmo

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação; MBA em Marketing; Especialista em Gerontologia; Certificado em Gerenciamento de Estresse; Especialista em Mindfulness e Mindful Eating. Contato: marcelo@plenitudebemestar.com.br Saiba mais