Marcia Fervienza
  • Por Marcia Fervienza
  • Leia em 4 min.
  • 21/11/2019
  • Atualizado em 13/02/2020 às 22:17

Carreira e profissão em 2020: as datas abertas às oportunidades

À 00h00m00s do dia 1 de janeiro de 2020, Mercúrio, Júpiter, Nodo Sul, Sol, Ceres, Saturno e Plutão estarão em Capricórnio, o que indica que o tema de 2020 está associado a trabalho, carreira, profissão e imagem pública

Carreira e profissão em 2020: as datas abertas às oportunidades

O ano tem início com um stellium de planetas em Capricórnio, signo que está associado a dedicação ao trabalho, à imagem pública, à carreira, à cargos de responsabilidade, e às tradições, às figuras de autoridade e às nossas ambições. Então, é hora de ficar de olho em temas sobre sua profissão em 2020!

À zero hora, zero minuto e 1 segundo do dia 1 de janeiro de 2020, Mercúrio, Júpiter, Nodo Sul, Sol, Ceres, Saturno e Plutão estão presentes neste signo, indicando-nos que o tema de 2020 (a nível pessoal) estará associado a trabalho, carreira, profissão e imagem pública.

Onde estamos e para onde queremos ir?

Avaliando de forma prática a situação (Mercúrio):

  • Como andam as nossas possibilidades de crescimento e expansão (Júpiter)?
  • Me mantenho na minha posição profissional atual porque tenho possibilidades de crescer (Sol), ou porque estou apegado aos logros conquistados até aqui (Nodo Sul)?
  • Aliás, essa posição atual ainda reflete quem eu sou e se refere a quem um dia fui (Sol-Nodo Sul)?
  • Essas estruturas, esta tradição (Saturno) e o poder (Plutão) obtido até aqui ainda me nutrem (Ceres) ou eu estou apenas resistindo a mudança?
  • É possível transformar o que existe (Saturno) ou será preciso demoli-lo (Plutão)?
  • É possível encontrar um lugar onde o que eu preciso (Lua) e a forma como eu me expresso (Sol) possam se manifestar com mais desenvoltura e facilidade?

As perguntas são muitas, e as respostas não são fáceis de serem obtidas. Mas é preciso  fazer essas perguntas a si mesmo, já que o ano começa em um ponto de crise: Saturno e Plutão em conjunção em Capricórnio no mês de Janeiro.

Essa conjunção vem ganhando força ao longo de vários meses. Portanto, esse assunto não é novo para a gente. Mas em janeiro atinge seu ponto de culminação.

Como lidar com o conflito entre o desejo pela tradição e a necessidade de transformação?

A tradição é o familiar, o conhecido, o que foi provado, testado, e que resistiu a passagem do tempo. Mas Plutão investiga aquilo que não é aparente, que está por debaixo de tais tradições e estruturas. Elas são sólidas?

Se o tradicional, familiar e conhecido tiver se tornado tóxico ou estiver corrompido, Plutão forçará a sua redefinição ou demolição. Por outro lado, se as estruturas e tradições estiverem saudáveis, poderá haver, sim, confirmação de poder na área da sua vida onde você tem Capricórnio, especialmente envolvendo questões de carreira e imagem pública. Sua profissão em 2020, portanto, é “o tema” do novo ano.

Você sabe onde você tem Capricórnio no Mapa? Confira gratuitamente aqui.

O problema é que embora tanto Saturno quanto Plutão falem de autoridade e poder, Saturno rejeita o novo enquanto Plutão abraça a morte e o renascimento. Saturno é o conhecido, enquanto Plutão é o desconhecido, que causa medo e equivale ao vazio.

Saturno também fala de medo e Plutão não nos deixa olhar para o outro lado e fingir que nada está acontecendo. Assim, se algo já não é mais saudável, ficou tóxico e está corrompido, Plutão trará a verdade à tona e obrigará a uma total transformação do que está em curso.

Ele não permitirá que usemos nada como muleta e desculpas para nos mantermos em um lugar de desculpas e justificativas para não abandonar o passado, não progredir, não caminhar sobre a profissão em 2020.

Tanto Saturno quanto Plutão falam de responsabilidade. Não terá como fugir daquilo que nos pertence, que fizemos de certo ou de errado. Será exigido um acerto de contas. Por outro lado, se por debaixo da fachada Saturnina não houver ervas daninhas, teremos um fortalecimento da situação atual, inclusive com aumento de poder.

Alguém de autoridade que está acima de você e não tem jogado limpo pode finalmente ser descoberto e cair do seu posto, e o bastão dele ser passado para você. Ou pode ser que, após minuciosa investigação, não haja nada errado com as tradições e estruturas estabelecidas. Com isso, essas serão fortalecidas.

Plutão lida só com a verdade: se a estrutura não estiver sólida, não for real e não for honesta, será demolido, seja através da morte e do renascimento do mesmo, ou da total redefinição do quadro atual.

Ao final da poda das ervas daninhas e quando as tradições tiverem sido devidamente testadas e investigadas, finalmente teremos terreno fértil para crescer na profissão em 2020 de forma sustentada, sólida e gradual.

Ao final de dezembro de 2020, Júpiter e Saturno se encontrarão no início de Aquário, indicando a possibilidade de um recomeço com equilíbrio entre crescimento e estabilidade, onde começaremos a escrever a primeira página de um livro de muitos capítulos – pelo menos 12 anos de capítulos, que corresponde ao ciclo de Júpiter.

Agora, sim, o novo e o velho poderão coexistir, sobre novas bases, porque já teremos feito a limpeza necessária do que era tóxico e limitantes, para então, com o que restou, crescermos e expandirmos, gradual e progressivamente.

Esse encontro entre Júpiter e Saturno poderá representar culminação ou ascensão profissional para muitos, já que Júpiter fala tradicionalmente de colher os louros da vitória e Saturno fala da autoridade ganhada por meio do mérito e do trabalho duro. Com essa conjunção, vemos o alcance do sucesso e do êxito.

No entanto, embora o sucesso esteja inicialmente “garantido” por Júpiter, Saturno não deixa que nada que não tenha merecimento permaneça. E é preciso lembrar que o trânsito de Júpiter por Aquário será de aproximadamente um ano, enquanto o de Saturno será de dois anos e meio.

O que isso significa?

Que quando Júpiter deixar Saturno e Aquário para trás e entrar no signo de Peixes, ao final de 2021, teremos mais um ano e meio para acertar as contas com Saturno.

  • Como chegamos até ali?
  • Merecemos a posição?
  • Podemos responder a altura?

Se as respostas forem positivas, o que foi alcançado está assegurada. Se não forem, ajustes serão feitos novamente.

E o que isso significa profissionalmente na prática?

Para muitos, a conjunção Saturno-Plutão pode indicar o fechamento de um ciclo profissional. Saturno fala de aposentadoria, de começar do zero, de fechamento de capítulo e de virada de página. Plutão também.

Logo, alguns podem decidir empreender, seja porque foram demitidos novamente do seu trabalho que até ontem parecia seguro, seja porque não querem mais trabalhar sob o domínio e o controle de outra pessoa.

O sentimento talvez seja de que já acumulamos sabedoria e experiência o suficiente para sermos mestres do nosso destino profissional, e queremos exercer a nossa profissão de forma independente. Mas com Saturno, essa independência tem que ser buscada e trabalhada.

Por isso, é comum vermos pessoas que mudam de carreira, de área de atuação, ou que decidem empreender, assumindo o risco de começar literalmente do zero, com poucos recursos, sem clientes, mas determinados a colocar um tijolo sobre o outro para construir o castelo com o qual sonham, porque acreditam na sua capacidade de trabalho, força e competência.

Para outros, esse processo pode se materializar como uma reestruturação organizacional completa em sua empresa, o que lhes dará uma nova oportunidade de assumir um cargo de mais poder e responsabilidade (com muito mais trabalho também), ou que pode derivar em demissão massiva, que os obriga a começar do zero.

E para os que estão sem trabalho?

Para esses, o mercado e a economia do país não estão em crescimento. Não há abundância.

Saturno-Plutão fala de um panorama mais recessivo, de menor crescimento, de menos oportunidades, onde é preciso ter muito talento e competência, mas também muita disposição de trabalhar duro.

Não importa se você era o vice-presidente de uma empresa. Talvez, se quiser se empregar, pode ter que começar de uma posição mais baixa e novamente ir se provando até reconquistar seu lugar ao topo.

O que Plutão te perguntará aqui é: quanto você precisa da confirmação social da sua posição profissional para ser o profissional que sempre foi? Não deixa de ser um teste para o ego e um teste de poder. Mas é uma conjunção. Na verdade, você não precisa de validação exterior sobre os caminhos da sua profissão em 2020.

A única pessoa que precisa se validar é você. E é isso que Plutão te fará buscar no fundo da sua alma, para entregar o empoderamento que este posicionamento também é capaz de entregar.

Três datas de oportunidade para carreira e profissão em 2020

4 de abril, 30 de junho e 12 de novembro

Júpiter faz conjunção a Plutão, aumentando a ambição e desejo pelo empoderamento. São omentos favoráveis para o crescimento profissional.

14 de maio a 12 de setembro

Júpiter fica retrógrado a 24 graus de Capricórnio. Essa retrogradação vai até 14 graus de Capricórnio e sai da zona de sombra em 6 de dezembro de 2020.

Durante esse período, o crescimento e a expansão ficam dificultados. É preciso focar em uma única área de crescimento para ter sucesso.

10 de maio a 28 de setembro

Saturno fica retrógrado a 1 grau de Aquário, retrograda até 25 graus de Capricórnio e sai da zona de sombra em 3 de janeiro de 2021.

Saturno retrógrado pode falar do retorno a uma situação familiar e confortável ou de uma interrupção do crescimento porque é preciso voltar e lidar com regras, pendências e autoridades que ficaram sem resolver no passado, antes que seja possível continuar progredindo.

Pode haver a sensação de retrocesso, mas a ideia é só consolidar as bases para poder continuar prosseguindo. Aproveite para aparar as arestas necessárias para continuar crescendo sobre bases sólidas.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Marcia Fervienza

Marcia Fervienza

Astróloga há mais de 15 anos e psicóloga, atua como colaboradora em Astrologia para diversas revistas e possui trabalhos publicados em vários países. Oferece atendimentos astrológicos presenciais e virtuais. Saiba mais