Vanessa Tuleski
Por Vanessa TuleskiLeia em 3 min.11/05/2020 Atualizado em 16/06/2020

Astrologia: o que significa Júpiter retrógrado?

Retrogradação do planeta estimula reflexão sobre seus erros e acertos

Em 2020, na Astrologia, Júpiter retrógrado acontece do dia 12/05 até 13/09. Esse movimento que nem tudo será como esperado, mas poderá ser ainda melhor. Este planeta rege os grandes eventos, as viagens, a justiça, a filosofia de vida.

Durante a retrogradação, nem tudo ligado a isto sairá perfeito ou será como se não pudéssemos saber inteiramente o que esperar, como se aquilo ficasse um tanto velado até o último minuto.

Em 2020, entre maio e junho teremos seis planetas retrógrados. Entenda aqui as previsões para cada signo.

O que é Júpiter retrógrado?

Júpiter retrógrado acontece aproximadamente uma vez a cada doze meses. Na Astrologia, a retrogradação é um fenômeno de natureza ótica (pois, visto da Terra, o planeta aparenta estar caminhando para trás) e tem profundo significado astrológico.

Em regra, qualquer planeta, quando está direto, está na sua função masculina/extrovertida, basicamente voltado para a ação externa. A retrogradação acrescenta nuances femininas/introvertidas, com a ação se passando em boa parte dentro do indivíduo.

Quando o planeta Júpiter está retrógrado, pode-se dizer, portanto, que há certo prejuízo de suas funções externas com ganho nas internas.

Em época de Júpiter retrógrado, viagens ter imprevistos

E as viagens com Júpiter retrógrado, o que esperar delas? Novamente, não a perfeição. Talvez uma certa dose de imprevisto, dúvida e tensão. Mas o lugar deverá ser escolhido de modo que a viagem seja para dentro, e não somente para fora.

Será necessário que tenha significado. Não raro, quando as coisas não saem como o esperado, queremos culpar alguém e focar no negativo, ao invés de tentar lidar com a situação e descobrir como tirar o melhor dela. Outra possibilidade é que as viagens tenham certo suspense

Universos se expandem. Mas não espere que as coisas sejam lineares e nem que deem resultado imediato. Prepare-se para segurar (retrogradação) a sua ansiedade (expectativas são regidas Júpiter) várias vezes.

Além disso, espere que aqueles que, de alguma forma, estão muito acima de você (Júpiter representa quem é maior ou está em alguma vantagem) possam falhar de maneira mais frequente ou serem mais lentos em atender as suas necessidade.

Exemplo: companhias aéreas cancelando voos com maior frequencia, universidades ou professores demorando mais para atender solicitações, etc.

Júpiter retrógrado: hora de crescer por dentro

Quando Júpiter está retrógrado ficamos cientes da pequenez de algumas coisas. Talvez venhamos a sentir bem claramente o que anda nos apertando, seja a falta de dinheiro, de prazer, de satisfação, de amor, etc.

Vamos pensar muito sobre isto – e é isto mesmo que teremos de fazer. Ninguém faz mudança sem antes constatar o que não está bom.

O gigante Júpiter nos convida a primeiro crescer por dentro – olhando para os lugares em que não cabemos mais – para depois ambicionar fazer isto fora.

Neste período, assim, mais do que fazer grandes voos sem observação, você vai ter que antes contabilizar o que deu – está dando certo – e o que não.

Também nos perguntaremos: há algo que estou fazendo errado? Este é um planeta filosófico. Filosofar às vezes não é fácil. Sob certo ponto de vista, é mais fácil estar dia e noite com o mesmo sorriso estampado no rosto, como se não houvesse problemas.

Mas durante a retrogradação de Júpiter algumas coisas irão nos chatear – como acontece, é claro, quando este planeta não está retrógrado – induzindo os mais afortunados de espírito, e corajosos, a pensar: o que está acontecendo tem alguma coisa a ver comigo? Onde será que estou sendo pequeno, preciso me expandir e perdendo algo?

Júpiter rege os excessos. Qual é o seu?

Júpiter também rege os excessos e, digamos assim, o excesso de autoestima é a arrogância. Isto também pode ser um problema, e durante a retrogradação de Júpiter pode ser que a fachada fique mais pesada de ser mantida.

A insatisfação e infelicidade por detrás dela poderão ser tão grandes que forçarão a pessoa a pedir ajuda, o que pode ser muito bom.

E então, qual é a sua resposta? Tem buscado o que realiza a sua alma, na grande aventura da vida? Ah, você não sabia, mas Júpiter rege as aventuras, que devem ser praticadas em meio ao pagamento de contas e da rotina.

Nenhum de nós é tão burocrata que não precise deste “algo a mais”, que começa primeiro por dentro, a ser sutilmente perseguido exatamente agora, com Júpiter retrógrado.

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski mora no RJ e dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente ou à distância, focando no que o céu tem a dizer, mas também no que o livre arbítrio pode fazer.