Previsões do Tarot para maio de 2020

Carta de Tarot para o mês é A Roda da Fortuna

Previsões do Tarot para maio de 2020

Altos e baixos, Ganhos e perdas, nada fica no lugar. Tudo muda o tempo todo num grande turbilhão. Essas são as previsões para maio segundo o Tarot. O mês chega na sintonia do décimo arcano, A Roda Fortuna.

Na imagem da carta, o girar da roda sujeita as figuras ligadas a ela, ao seu movimento, elevando uma enquanto faz a outra cair, sucessiva e alternadamente, sem parar.

Somente uma delas se mantém estável, por estar numa base que dá relativa estabilidade. Estabilidade essa mantida pelo movimento constante e altos e baixos.

Mas, antes de trazermos as previsões para Maio a partir dessa carta do Tarot, é preciso que olhemos para trás para entendermos onde estamos.

As cartas que vieram antes de maio de 2020

A sequência de arcanos que se forma desde janeiro até agora, quase meio do ano, é composta, em maioria, por símbolos de mudança, instabilidade e descontrole.

A desordem da carta O Louco, em janeiro, seguiu-se da queda da carta de fevereiro, A Torre, que potencializou o movimento cortante da foice da carta A Morte, em março, descrevendo um momento de grande força simbólica que, de forma atípica, se estendeu por um período de 60 dias.

O arcano A Força, tirado para abril, foi apenas um índice para se entender os efeitos estendidos do arcano A Morte.

E agora temos mais um arcano de instabilidade trazendo as previsões para maio: A Roda da Fortuna.

A extensão da narrativa que repete a mesma mensagem durante quase meio ano nos indica que as mudanças coletivas são inevitáveis, radicais, definitivas e se perpetuarão por décadas e através das gerações por vir, mudando o rumo que nossa vida, que a humanidade seguiu, até então.

A narrativa das cartas de Tarot de janeiro a maio nos dá a percepção do nível profundo de experiências que vivemos e podemos viver tanto como indivíduos quanto como coletivo.

A sequência que vem com O Louco, A Torre, A Morte, A Força e, agora, A roda da Fortuna indica a criação de novos paradigmas, novas configurações sociais, afetivas, relacionais, políticas, econômicas, ecológica, espirituais, religiosas, novas formas de ser e estar.

As cartas tiradas para cada mês neste ano apontam para a escrita de um momento histórico que surge como um divisor de águas na história da humanidade, que só teremos consciência plena do que está acontecendo com o devido distanciamento histórico, ou seja, daqui a vários anos.

Maio de 2020 e A Roda da Fortuna

Um novo mundo. Se prestarmos atenção, o arcano auxiliar do mês de abril, A Força é o de número XI, e A Roda da Fortuna é o de número X. Essa ligação sequencial une o mês anterior ao atual através de um movimento decrescente.

Portanto, Maio pode ser marcado por mudanças repentinas em que poderemos ver avanços discretos em áreas problemáticas, mas a maior intensidade será nos retrocessos. Tudo puxado para trás.

Isso significa, por um lado, recuo em certas ações para que se possa pensá-las e planejá-las melhor. E, por outro, podemos perder algumas conquistas pela descontinuidade de ações de sucesso, passando a rumar na contramão e, consequentemente, levando a perdas.

Porém, como nada se mantém por muito tempo, será comum ouvir ditos e desditos, ver feitos e desfeitos, reincidências e retornos ao ponto de partida. Todo esse cenário de crise acontece a partir da pandemia de coronavírus que tem como principal medida de segurança o isolamento social.

É possível que tenhamos afrouxamento desse isolamento e, se isso acontecer, as consequências não tardarão a se mostrar. A Roda da Fortuna é como um bumerangue: o que se atira, volta com a mesma força.

O que estava começando a ser controlado (A Força), se descontrola (A Roda da Fortuna). Os setores mais afetados pela crise mundial, a política, a economia e a saúde, podem sofrer reveses de forma repentina, sem que haja tempo para respostas efetivas aos problemas.

Os números de vítimas e infectados pode diminuir numa perspectiva local ou relativa e subir consideravelmente.

O Arcano A Roda da Fortuna tem especial correspondência com quem está no poder e com quem não o tem, os extremos do mesmo eixo.

Os significados do arcano A Roda da Fortuna

A Roda da Fortuna, ou do Destino, é um símbolo que vem da cultura grega e fala da inconstância e impermanência da vida, dos ciclos de vida e morte, que nem o mais poderoso escapa.

No manuscrito do século XII, Hortus Delicarium, de Herrade de Lansberg, a carta é representada por uma imagem de pessoas em ascensão e queda ao longo do seu aro, cujas fases são descritas como “Eu devo reinar. Eu reino. Eu Reinei. Eu não tenho reino.”

Tal representação encaixa-se perfeitamente com as pessoas que estão no poder em vários países. A carta de Maio sinaliza a possibilidade de queda.

Como falamos de algo de dimensões coletivas, essa queda em si não deve acontecer em 30 dias. Mas em maio, tempo da previsão desta carta, eventos surpreendentes e repentinos podem marcar o início desse movimento.

Nesse período, uma sucessão de eventos podem envolver personagens de diferentes áreas, numa grande roda viva cujo fim não se pode prever devido a tamanha confusão.

A Roda é do Destino, não havendo, por isso, qualquer forma de negociação ou controle quando os eventos já foram deflagrados e estão em andamento. Ela é o símbolo do eterno retorno, portanto representa ações cíclicas.

Fortuna, deusa do destino, é caprichosa, não escolhe ninguém, mexe com todos. Não só os chefes de Estado estão em suas mãos, junto com eles, todos as figuras de posições de comando e poder hegemônico, seja econômico ou social.

Situações que pararam ou que não se falam mais poderão começar, do nada, a se mover e desenvolver bastante, ganhando visibilidade e notoriedade, mobilizando pessoas e massas, contrariamente o que se pensava delas, até então, tendo desfechos impensáveis.

Processos judiciais, investigações importantes, casos de dimensão midiática e coletiva, problemas envolvendo questões aparentemente já resolvidas, situações ligadas à natureza etc.

Da mesma forma que os poderosos podem cair, aqueles que caíram ou que nunca ascenderam poderão começar a se elevar e conquistar lugares de poder e força. Podem acontecer conflitos.

Como se preparar para maio

Diante de tantos acontecimentos, teremos dias de fortes emoções e ansiedade em maio. Por isso, busque uma forma de relaxar e se equilibrar como tomar florais, iniciar práticas religiosas e espirituais, fazer meditação.

Tenha sempre em mente que não há como interferir nesses grandes eventos e o que podemos fazer é a nossa parte e esperar que passem, pois vão passar.

E quando tudo estiver tranquilo de novo, poderemos desfrutar desse novo mundo com muita alegria e tranquilidade. Não tema toda essa queda!

A queda das estruturas que foram mal construídas e nos faziam mal pode trazer oportunidade de reconstruirmos um mundo melhor, começando por nós mesmos.

O isolamento social pode servir para rever valores, prioridades, relacionamentos com o que somos privados agora: o trabalho, a família, os amigos, os afetos, a saúde e a natureza.

Quando sairmos desse casulo, estaremos completamente transformados.

Deixe-me contar-lhes algo interessante: a palavra crise tem a mesma origem que a palavra crisálida, o casulo da borboleta. Nela, a lagarta fica presa, apertada, no escuro, indefesa, até que o casulo se rompe e a liberte.

O rompimento da prisão do casulo se dá quando a mudança interna se conclui para então, sair e não mais somente comer e arrastar seu corpo de lagarta, mas voar bela e livremente, polinizando, ajudando as plantas devoradas a reproduzirem, continuarem a viver. Essas lagartas somos nós.

A força da queda da roda é a mesma que nos fará subir. Vamos seguir o fluxo!

Dinheiro e trabalho em maio de 2020

O campo das finanças e trabalho pede cuidado com investimentos, mas também atenção para as oportunidades que as crise oferece. As necessidades geradas pelo período de contingência podem se tornar oportunidade se identificadas e aproveitadas, caso sua área de atuação permita.

Se você não tem essa disponibilidade e oportunidade, como algumas empresas e profissionais autônomos, tente poupar e se adequar aos altos e baixos. Se vir uma promoção de algum item importante, aproveite-a antes que passe, se não, não faça nada.

Ao mesmo tempo que existe a possibilidade de ganhos inesperados, também há de gastos inesperados.

Previsões para o Amor em maio

Nos sentimentos e emoções, poderemos nos sentir mais agitados e desestabilizados pelas incertezas do momento e a necessidade de afastamento das pessoas que gostamos.

Se você não puder estar presencialmente com essas pessoas, busque outras formas de contato. Se você se sentir triste ou alegre, compartilhe os sentimentos. Esse é o campo mais delicado nessa fase.

Imagine uma roda. Quanto mais nas bordas estivermos, mais seremos jogados pra cima e para baixo. Agora, quanto mais próxima do eixo central, conseguiremos fluir em seu movimento de forma tranquila. É olhando para dentro de si que você encontrará a estabilidade que precisa.

Isso não quer dizer que você deve esquecer dos outros, mas buscá-los no seu coração e confiar no seu amor e afeto. Isso será a sua âncora, sua esperança, para esse momento.

A saúde em maio

Na saúde, a instabilidade da carta A Roda da Fortuna pode mostrar ênfase em problemas ligados à ansiedade, pequenas crises passageiras, retorno de problemas antigos e seu fim, quando menos esperar.

Com relação ao contexto geral da pandemia, que toca esse campo da vida, redobre os cuidados para evitar o contágio, uma vez que a Roda da Fortuna fala de ciclos de vida e a perpetuação pelas repetições.

Esse mês tende a ser um período ainda mais vulnerável ao vírus. Fique em casa, higienize-se, cuide de si, de quem ama e todos os que lhe rodeiam. Isso é amor, a maior força que existe. Amor é vida!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Alexsander Lepletier

Alexsander Lepletier

Alexsander Lepletier é formado em jornalismo e ativista de direitos humanos. Iniciou sua carreira de cartomante e tarólogo, em Portugal. Em Portugal, realiza anualmente o Encontro Internacional de Cartomancia. Atualmente, reside na cidade do Rio de Janeiro onde dá cursos e consultas online. Saiba mais