Como cuidar da saúde emocional em momentos de crise?

Conheça cinco técnicas simples e rápidas para blindar sua mente em momentos de crise e de dificuldades

No momento em que este artigo é redigido, vivemos um momento de pandemia. O contexto global é de crise, incerteza, medo e dificuldades por conta do Coronavírus.

Diante desse cenário, muito se fala sobre medidas para preservar a saúde física e o equilíbrio financeiro e econômico, porém, pouco se fala sobre como cuidar da saúde emocional e mental.

Seja em tempo de catástrofe ou em períodos que julgamos como “normais”, vemos constantemente embates na mídia, notícias distorcidas, informações falsas e falta de clareza de como lidar com situações do nosso interior — mental e emocional.

A importância da saúde emocional e mental

Independentemente do que acontece no nosso entorno, a saúde emocional e mental é o que realmente nos traz força para seguir em frente e superar dificuldades.

Quando mantemos a integridade da mente, conseguimos ficar serenos mesmo diante de turbulências e crises.

Por outro lado, quando perdemos a saúde mental, sofremos mesmo que o contexto externo esteja mais fácil ou favorável.

Pequenas ações e técnicas podem ser de grande ajuda neste processo. A partir de agora, veremos dicas práticas de como manter ou recuperar a saúde mental e equilibrar seu emocional em tempos de crise, medo ou dúvidas profundas.

As recomendações que veremos aqui podem ser utilizadas sem contraindicações toda vez que você quiser resgatar o centramento. As dicas são válidas tanto para épocas de crise global como para situações de crise pessoal.

Cinco técnicas para superar as crises

Dar leves golpes no timo

A glândula timo tem funcionalidades importantes em nosso corpo. Ela é responsável pela manutenção do sistema imunológico e energético.

Quando nos expomos a negatividades externas, esta glândula se contrai e desregula os hormônios, deixando nosso emocional abalado e nossa imunidade comprometida.

Dar pequenas batidinhas na glândula timo de manhã, à tarde e à noite é uma ótima maneira de nos sentirmos mais positivos e serenos.

Essa técnica simples e rápida estimula a produção de serotonina, protegendo nosso sistema imunológico e facilitando o equilíbrio mental e emocional.

Veja abaixo o passo a passo de como estimular a glândula timo:

Meditar

Quando estamos ansiosos, tristes ou preocupados, nosso cérebro e coração ficam, literalmente, fora de sincronia e passam a trabalhar de forma não harmônica.

Cientificamente, isso foi comprovado por meio de exames de eletroencefalograma (EEG) e eletrocardiograma (EKG) simultâneos.

Pesquisadores observaram indivíduos em momentos de estresse e após meditar, medindo os impulsos elétricos tanto em seus cérebros como em seus corações. Os resultados foram reveladores!

Estresse: coração e cérebro fora de sincronia

Os testes revelaram que pessoas estressadas apresentam linhas pontiagudas (agressivas) no EEG e no EKG.

Mas o mais impressionante é que, quando estamos estressados, o ritmo de nosso coração não é nada semelhante ao ritmo de nosso cérebro. Os dois órgãos ficam fora de sincronia.

Meditação: coração e cérebro fora de harmonia

Em contrapartida, os estudos mostraram que meditar por curtos períodos tende a transformar as linhas pontiagudas no EEG em arredondadas (mais suaves).

Somado a isso, as linhas do coração e do cérebro se tornam praticamente idênticas, isto é, as ondas passam a se propagar em sincronia. Nesse caso, mente e coração funcionam como uma única coisa!

Se você quer meditar e ainda não sabe por onde começar ou acredita que não tem muito tempo disponível, este vídeo ensina como meditar em um minuto.

Ouvir músicas clássicas ou espirituais

Música clássica, mantras ou cantos gregorianos geram no nosso cérebro efeitos muito parecidos aos da meditação.

Ajudam a reduzir a incidência de ondas rápidas (ondas beta), o que proporciona pensamentos menos acelerados. Consequentemente, ficamos menos ansiosos, menos preocupados e menos negativos.

As músicas estimulam a frequência de ondas alpha, o que aumenta nosso foco, tranquilidade e bem-estar.

Nos links a seguir, você pode acessar playlists do Spotify e escolher o estilo de sua preferência:

Estudar professores espirituais íntegros

Estudar as leis espirituais nos ajuda a entender a lógica não linear da vida. Isso nos permite enxergar a essência por trás das aparências, o que também facilita o não julgamento e o desenvolvimento de Amor e Compaixão.

Estudos espirituais trazem entendimento daquilo que antes era confuso, e isso acalma nosso coração, dando mais sentido à nossa vida e aos desafios que enfrentamos.

Aos poucos, percebemos que tudo é perfeito do jeito que é, já que as leis espirituais estão sempre operando de forma orquestrada pelo Divino.

Procure sempre estudar professores cujos ensinamentos sejam compatíveis (não conflitantes) com o que foi transmitido pelos grandes avatares da humanidade: Jesus Cristo, Buda, Krishna e Zoroastro.

Outros exemplos de professores avançados incluem Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcultá, Chico Xavier, Paramhamsa Yogananda, Lao Tsé, Chuang Tsé, S.N. Goenka, Nisargadatta Maharaj, Ramana Maharshi, Dalai Lama, Papa Francisco, Santo Agostinho, Padre Pio, João Calvino, Sócrates e Confúcio.

Orar

“Quando não souber o que fazer, ore” – Pandora Treinamentos

Em muitos momentos ficamos em dúvida do que fazer, se devemos agir ou não agir, se é correto interferir ou se devemos nos abster de interações.

A oração serve como um antídoto para todas essas incertezas, pois ajuda a alinhar nossa intenção pessoal à intenção de Deus ou Poder Amoroso Infinito.

Ao orar, abrimos mão de saber e ficamos humildes diante de nossa limitação de compreensão.

Como dizia Sócrates, “só sei que nada sei”. E, como sei que não sei, deixo que o Divino cuide das situações da maneira que tiver que cuidar, independentemente do meu julgamento pessoal.

Nessas situações de crise pessoal ou global, podemos aproveitar para orar de forma mais espontânea, conforme sentimos necessidade.

É um momento propício para: conversarmos com Deus usando as palavras que forem naturais a cada um de nós; pedirmos clareza e entendimento de como lidar com o que está acontecendo; ou simplesmente para emanar Amor e Paz a todas as pessoas e seres vivos.

Vamos praticar?

Que você possa dedicar-se às técnicas e sugestões que fizerem sentido neste momento, tanto por amor-próprio como por amor às outras pessoas e à sociedade.

Se quiser se aprofundar no assunto, recomendo o livro “Liberdade Espiritual: O Respeito e o Amor à Vida, a Si e a Deus”, no qual falo sobre como podemos aumentar nossa alegria e nossa liberdade interior, independentemente de questões e acontecimentos externos. Para adquirir o livro, basta clicar aqui.

Boas práticas!

Vitor Esprega

Vitor Esprega

Mentor de Alta Performance. Pós-graduado em Psicologia Positiva e Coaching, é escritor há 10 anos e tem 3 livros lançados, além de mais de 350 artigos publicados 
Pandora

Pandora

É uma empresa de Treinamentos que inspira as pessoas a encontrarem a sua essência e despertarem o máximo de seu potencial.