Luiza Camargo Mendes

Como transformar seus hábitos alimentares com Meditação

Experimente comer com atenção plena e deixe para trás as regras de dietas, ressignificando o cuidado com a comida e o seu corpo

Como transformar seus hábitos alimentares com Meditação

Vou te convidar para experimentar comer usando todos os seus sentidos, uma prática de Mindful Eating, o comer consciente, que traz muitas descobertas com a comida e pode transformar seus hábitos alimentares. Você topa?

Escolha uma fruta na sua casa ou algum outro alimento que esteja disponível e vamos comer juntos agora!

Mindful Eating para mudar seus hábitos alimentares

Preparado para testar o Mindful Eating? Então, vamos ao exercício.

  1. Escolha o local em que irá comer. Prepare o ambiente e a mesa. Escolha o prato ou o recipiente, pegue os talheres necessários. Pegue a fruta escolhida e comece lavando-a. Note a água em suas mãos e na fruta. Como está a temperatura da água?
  2. Olhe para seu alimento e perceba sua cor e forma, sinta o cheiro e note se tem algum sinal de fome presente. Comece descascando com as mãos ou use um talher se necessário. Prepare sua fruta e note o que surge nessa experiência. Está notando algum aroma? E já está salivando?
  3. Depois desse preparo inicial, pare por um momento e olhe para o interior da fruta, percebendo as cores, formas, texturas e aromas. O que você nota? É diferente de antes de preparar para comer?
  4. Agora, escolha um pedaço e olhe com mais cuidado. Investigue com curiosidade o que vai comer, sinta o aroma e comece a comer.
  5. Ao mastigar, note os sabores, as texturas e como vai mudando conforme você mastiga. O que você percebe? Quais sabores são despertados?
  6. Faça uma pausa entre as mordidas e note seu corpo. Como você se percebe após esse primeiro pedaço?
  7. Investigue se quer comer mais um pedaço, quais sinais seu corpo lhe diz. Coma novamente se perceber necessidade e faça pausas. O que está acontecendo e o que o seu corpo diz?

O que você descobriu?

Fazer pausas e notar o seu corpo é muito significativo para darmos o tempo de notar os sinais de fome e saciedade.

Pode ser novo para você, mas quando começamos a ouvir a sabedoria do corpo pode ser transformador.

Coma sua fruta até sentir que está bem e seu corpo está saciado – não além disso. Assim, você honra sua fome e seu corpo, cuidando de você.

Sem esquecer de notar a alegria e o prazer em comer o que escolheu. É isso que o Mindful Eating faz: abre uma porta para termos uma outra relação com a comida.

A prática de comer com Atenção Plena (Mindfulness) traz novo sentido para o comer, deixando para trás as regras de dietas e ressignificando o cuidado com a comida e o corpo.

O que é o Mindful Eating

Antes de mais nada, vale reforçar que o Mindful Eating nada mais é do que a capacidade de ouvir e seguir a sabedoria do seu corpo.

É uma habilidade inata, nascemos com ela, mas, muitas vezes, a perdemos ao longo da vida, na correria do dia a dia e precisamos resgatá-la para redescobrir sua importância e desfrutar dos benefícios.

Incluir as práticas de Mindful Eating na sua vida pode ser muito significativo. Na minha, trouxe uma transformação na relação com o que como e com as escolhas dos alimentos.

Me ensinou a ouvir meu corpo, entender as minhas necessidades e então a comer com consciência.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Luiza Camargo Mendes

Luiza Camargo Mendes

Nutricionista, instrutora de Mindfulness, praticante de Meditação e Yoga, que encontrou no Mindful Eating um grande significado para sua atuação. Saiba mais