Pesquisar
Loading...

Mandalas e Feng Shui: veja as cores ideais para cada guá do baguá e cômodos da casa

Gosta de mandalas? Aqui você pode conferir as ideais para cada guá do baguá e cada cômodo da sua casa

Atualizado em

As mandalas se apresentam na maioria das vezes em círculos, mas podem aparecer em formas ovaladas, octogonais ou quadradas, geralmente com uma estrutura fechada e uma imagem central.

Os desenhos podem ser geométricos, pinturas sagradas, abstratos e simbolizam a relação entre o homem e o cosmo, o eu inteiro e todo o universo, integração e totalidade.

Encontrei um estudo de mestrado sobre mandala que traz uma definição, segundo C. G. Jung: “A palavra sânscrita mandala significa “círculo” no sentido habitual da palavra. No âmbito dos costumes religiosos e da psicologia, designa imagens circulares que são desenhadas, pintadas, configuradas plasticamente, ou danças”.

E mais: Jung usava desenhos circulares que fazia com seus pacientes, associando a mandala com o Self, o centro da personalidade como um todo.

Nesse estudo também encontrei que manda” significa essência e “la” significa conteúdo. Em diferentes tradições e culturas, as mandalas foram usadas como orientação espacial, práticas espirituais, rituais sagrados e meditações.

Quando mandalas aparecem em sonhos ou na sua trajetória de vida, elas representam beleza, integração, cura, transformação, harmonia e equilíbrio. Outros significados: círculo mágico, proteção, ponte para dimensões superiores; caminho a percorrer, busca interior, energia e movimento. Mandala é o fim e o começo; a morte e o renascimento.

Para o Feng Shui

No Feng Shui, é ótimo utilizar mandalas como proteção acima da porta de entrada (do lado de dentro ou do lado de fora) ou no hall de entrada. Mandalas representam a harmonia dos espaços, a mandala é harmonia, a morada da divindade.

Dentro de casa simbolizam energia de totalidade e integração e também o alinhamento interior. Desse modo, você pode utilizar as mandalas em cômodos de alta permanência como quartos (com cores claras e suaves como verde, rosa, lilás), home-office (com cores para concentração como o amarelo), salas de estar (com cores alegres como tons de laranja), em corredores (com uma mistura de tons terrosos, avermelhados, alaranjados) ou em qualquer canto da casa, de acordo com a sua intuição.

mandalas e feng shui

As cores nos guás

E também pode usar conforme as cores nos guás do Baguá, veja a seguir:  

  • No guá dos relacionamentos use mandalas com as cores rosa, branco e vermelho.
  • Para o guá espiritualidade, tons de azul e pode ter um pouco de violeta.
Mandala para Espiritualidade, da artista Claudia Proushan
  • No guá da família, todos os tons de verde.  
  • No guá do sucesso, mandalas com vermelho e dourado.  
Mandala para Sucesso, da artista Claudia Proushan
  • Para criatividade: mandalas coloridas (esse é um dos melhores guás para colocar uma mandala).  
  • Para prosperidade as cores são púrpura, roxo, azul e dourado.
Mandala para Prosperidade, da artista Claudia Proushan
  • Para amigos: tons de cinza e branco e também é ótimo uma mandala aqui pela sua forma.  
  • Já para a carreira, tons de azul-índigo e preto.
  • Para o centro/saúde da casa escolha mandalas com tons de amarelo, laranja, vermelho.
Mandala para Centro/Saúde, da artista Claudia Proushan

E, claro, só para lembrar o baguá também é uma mandala.

É um octógono que representa a harmonia entre o ser humano, a Terra e o Céu a partir de um centro que contém o símbolo yin e yang. Desse modo, se representa o equilíbrio das energias do feminino e masculino.

As mandalas desse artigo foram criadas pela artista Claudia Proushan, que expressa o sagrado e as boas energias através de cores e formas auspiciosas e harmônicas. Para saber mais, siga o instagram: @claudiaproushan

Cris Ventura

Cris Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas.

Saiba mais sobre mim