Vanessa Tuleski
Por Vanessa TuleskiLeia em 5 min.23/03/2017 

Ano novo astrológico começou no dia 20 de março de 2017

Período sugere aumento de casos extraconjugais, vontade de empreender, mudanças na carreira e mais

Na Astrologia, o ano novo não começa tradicionalmente no dia 1º de janeiro. Esta data é comemorada quando o Sol ingressa no signo de Áries, o que em 2017 vai acontecer no dia 20 de março, às 7h28, dando início ao chamado “Ano Novo Astrológico”. A partir deste momento, pode ser gerado um Mapa Astral para a capital de cada país, no qual são interpretadas previsões coletivas, que vão valer no período de um ano, que incluem tanto as questões da nação quanto o dia a dia do povo. Então, cada lugar vive o impacto do ano novo astrológico de uma forma diferente, muito embora também possam existir muitos temas em comum.

2016 foi o ano das limpezas intensas

Em retrospecto, pode-se observar melhor como este Mapa funciona. Por exemplo, em março de 2016, Plutão estava conjunto ao Ascendente do Mapa do ingresso solar calculado para Brasília. De acordo com a essência do planeta, foi um ano de desafios, em que tudo o que não estava bom precisou emergir e ser transformado. O grande destaque foi a operação Lava Jato, que é essencialmente plutoniana, um planeta que faz limpezas. Foi o ano em que pessoas poderosas foram presas. E que também ficou marcado pelo impeachment da Presidente Dilma Roussef, o que, além de estar ligado a Plutão, também remete a Urano, planeta da oposição e rebeldia, que neste Mapa estava oposto ao Meio-do-Céu, isto é, às posições consolidadas. O Meio-do-Céu, por sua vez, estava em Libra, e por isto a posição mais elevada do país (este é o ponto mais elevado da Carta Astrológica) foi ocupada pelas altas Cortes Judiciárias, visto que Libra rege a justiça.

Principais tendências para a vida dos brasileiros em 2017

MUITOS COMEÇOS: de todos tipos, seja por vontade própria ou por circunstância, com Ascendente em Áries e Urano na Casa 1. Para muitos, haverá uma libertação de coisas não mais desejadas (ex.: um relacionamento que já terminou). Mas a Casa 12 bastante cheia poderá fazer um contraponto a isto, com algumas situações de espera ou bastidores. De toda forma, é um ano de coisas novas e, quem sabe, até revolucionárias! Contudo, quem não estiver bem e lidando com toda a agitação interna e desejo por mudanças, poderá ficar mais tendente a acidentes, que é uma outra expressão do planeta.

+ Vídeo: como recomeçar na vida e abrir um novo ciclo?

 

INICIATIVA PARA PODER TER GANHOS: há uma comunicação entre Vênus em Áries, o planeta do dinheiro, e Marte, o planeta da iniciativa, colocado no signo do dinheiro, Touro. As pessoas vão ter de lutar para ganhar dinheiro. De vez em quando, terão uma sobra e desejarão gastar, mas tanto Marte em Touro como Vênus retrógrado exigirão cautela e saber poupar ou fazer bom uso dos recursos. Quem não estiver com os pés no chão poderá perder dinheiro em negócios e investimentos inócuos. No entanto, apesar da crise, que vai continuar em 2017 (Plutão no Meio-do-Céu), muita gente vai começar novos negócios e empreendimentos, conforme sinalizado pelo Ascendente em Áries, Urano na Casa 1 e Marte em Touro. Evidentemente, nem tudo irá vingar, mas haverá muitas iniciativas pioneiras e criativas. Além disso, a comunicação fará toda a diferença nos negócios (Vênus em conjunção com Mercúrio), por isto venda seu peixe!

+ Desbloqueie sua dificuldade em ganhar dinheiro e ser próspero

+ Reprograme sua mente para atingir o sucesso

 

MEXIDAS EM RELACIONAMENTOS E NOVAS RELAÇÕES E PARCERIAS: haverá de tudo, desde separações até novas uniões. Muita gente vai se casar em 2017, com Júpiter, o planeta da expansão, na Casa 7, do casamento. No entanto, o planeta faz aspectos desafiadores a Plutão e Urano, enquanto Vênus, o regente das relações, está retrógrado. Então, será necessário lapidar as relações (um dos significados da retrogradação), tentar chegar aos melhores acordos e funcionamento da parceria (Júpiter em Libra). Fortalecer a intimidade do relacionamento também será importante, com o planeta do amor na Casa 12, dos bastidores. O mesmo cenário ocorrerá em relação às parcerias, com o final de algumas, mas também o surgimento de outras que poderão ser mais produtivas, desde que sejam baseadas em uma troca democrática, como sugere Libra. Se o individualismo/egoísmo da sombra de Vênus em Áries, todavia, predominar, tanto as parcerias quanto os relacionamentos poderão terminar, ou mais gente vai se envolver em relações secretas como uma forma de obter o estímulo que Júpiter na Casa 7 pede. Este posicionamento também sugere intercâmbios sociais ricos e interessantes, embora isto vá competir, algumas vezes, com o “desejo de ficar na sua” vendo séries no conforto do lar, com uma Casa 12 cheia.

+ Principais crenças modernas que sabotam sua vida amorosa

+ Como despertar o amor na sua vida?

 

AUMENTO DE TRAIÇÕES E CASOS EXTRACONJUGAIS: pessoas com dificuldade em terminar relacionamentos poderão se sentir tentadas a recorrer a um “plano B”, isto é, a uma terceira pessoa para aliviar as lacunas deixadas pelo casamento. Porém, uma Casa 12 cheia e a retrogradação de Vênus indica que poderão se enrolar no meio do caminho, talvez perdendo o controle do que pensavam que seria uma válvula de escape, se apaixonando, magoando alguém ou se envolvendo em histórias complicadas.

+ Vivo um triângulo amoroso

+ Ser amante é uma questão de escolha

 

LIBIDO EM ALTA: A recepção mútua entre Vênus e Marte nos signos de Áries e Touro eleva a libido, já que são, respectivamente, os signos da energia e impulso (Áries) e sensualidade (Touro). Como Vênus está retrógrado, porém, pode ser que alguns venham a sentir dificuldades de desejo por algo próprio ou por estarem em um relacionamento morno. Se for o caso, Júpiter na Casa 7 e em Libra pede para sacudir a poeira e investir na relação!

+ Teste: quais posições sexuais facilitam seu orgasmo?

+ Descubra por que você precisa ter orgasmos

 

ESTUDOS COMO VIA DE ASCENÇÃO: favorecidos, embora venham a requerer bastante esforço, mas poderão acarretar satisfação emocional depois de se obterem bons resultados. Isto está expresso pela Lua conjunta a Saturno na Casa 9. Muita gente também vai ver no estudo a via de progresso para sair de condições difíceis e/ou marginalizadas, o que, aliás, está bem evidenciado neste Mapa, com ênfase na Casa 12, associada a isto. Mas é um Mapa que impulsiona o crescimento e desafia a ter atitudes novas, com Urano na Casa 1. No entanto, muitos vão adotar uma postura de vitimização (uso negativo da Casa 12), o contrário do que o Mapa está pedindo.

 

CARREIRAS EM TRANSFORMAÇÃO: Plutão no Meio-do-Céu não tende a representar circunstâncias fáceis. Mudanças, reformulações e cortes continuarão a ocorrer em empresas. O cenário ainda poderá ser de crise. Contudo, isto forçará muita gente a apostar mais no empreendedorismo individual e na criatividade. O Nodo Norte em Virgem e na Casa 5 indica o trabalho, a criatividade e o realismo como as melhores saídas, mas muitas pessoas acabarão vivenciando o lado negativo de Netuno em Peixes na Casa 11, que é a de ficar esperando que o futuro melhor (Casa 11) e com pouco ou nenhum esforço para isto (Netuno sendo manifestado como inércia, e não como inspirador de sonhos, o que requer ação).

+ Como fazer uma mudança de profissão?

+ Medo da crise financeira atrai mais escassez para sua vida

 

INTELIGÊNCIA E ARTICULAÇÃO ELEVADOS: Mercúrio na linha do Ascendente, conjunto a Vênus, sugere que a inteligência será um forte fator a se contrapor aos desafios. Este planeta sugere que atitudes como comunicação, versatilidade, saber aproveitar oportunidades, fazer propostas e acordos poderão fazer grande diferença em um cenário ainda de recuperação. Mercúrio tão evidenciado tem um forte impulso de se comunicar e usar a cabeça. A conjunção com Vênus acrescentará um fator de sedução na forma de se comunicar, que poderá, como já foi, se refletir no fechamento de bons negócios! Ano produtivo para cursos e aprendizados. E para, independente de qualquer coisa, mostrarmos nossa inteligência e articulação!

+ Astrologia revela como você usa a sua mente

 

AUMENTO DE PESSOAS EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS OU QUEIXOSAS: devido a Casa 12 cheia, muitos poderão não estar enxergando com clareza, ou criando prisões desnecessárias para si mesmos, pelo fato de estarem, no fundo, carentes, magoados, querendo atenção ou por confiarem pouco em si próprios.

+ Você se considera uma vítima?

+ Você é uma pessoa netuniana?

 

MAS MELHORAS PARA PESSOAS EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS: curiosamente, o Sol na Casa 12 também poderá indicar muita gente melhorando de vida depois de receber ajuda, cursos ou algum tipo de esclarecimento!

 

DESTAQUE PARA MEDITAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: a melhor forma de utilizar bem a Casa 12 é através da introspecção criativa. O interior (Casa 12) terá de ser fortalecido periodicamente com pausas, Meditação ou conexão espiritual. Isto permitirá um novo fôlego para enfrentar lutas, manifestar começos e ter iniciativas (Ascendente em Áries). Além disso, haverá a oportunidade de fazer grandes descobertas interiores ou sobre padrões inconscientes, com o Sol na Casa 12! Aquilo que está oculto ficará mais claro. Ótimo, assim, para terapias!

+ Conheça as diferentes formas de Meditação que pode praticar

+ Aprenda aqui a trabalhar sua espiritualidade

 

ESPERANÇAS NO EXTERIOR E MUITO TRABALHO: como já vem ocorrendo desde que Saturno ingressou em Sagitário, em 2015, muita gente pensará em deixar o país como forma de fugir da sensação de colapso e falência de serviços básicos. Isto seria mostrado pela Lua conjunta a Saturno em Sagitário na Casa 9, associada ao exterior. Mas que não se espere moleza lá fora, pois Saturno implica em bastante trabalho, seja para conseguir uma bolsa de estudos ou ter um emprego.

 Principais tendências para o Brasil em 2017

“Operação Lava Jato” continuará a todo vapor em 2017

Para 2017, outras mudanças virão. A limpeza no país ainda não acabou, pois agora Plutão está no Meio-do-Céu, isto é, promovendo-a nos altos escalões. O governo, também simbolizado por este posicionamento, tomará medidas duras e de cortes, como é a própria proposta de Reforma da Previdência. E a rebeldia e o questionamento continuarão, com Urano em Áries na Casa 1 do Mapa de Ingresso Solar.

Governantes “amarrados” ou trabalhando nos bastidores

No entanto, Marte, o regente do Ascendente do Mapa, está em Touro, signo cauteloso e conservador, e o Sol na Casa 12, um setor restritivo, mostra muitas vezes que o povo terá que aceitar algumas coisas que não agradarão. Muitas pessoas estarão sofridas, restritas. O Sol simboliza os governantes e a colocação na Casa 12 pode indicar que eles poderão estar, em muitas situações, de “mãos amarradas” (por restrição orçamentária ou outras questões), ou então fazendo trabalhos de bastidores. Além disso, mais coisas ocultas poderão ser reveladas e não será surpresa se novas figuras importantes (simbolizadas pelo Sol) forem presas.

 

País terá que olhar para os necessitados

A Casa 12 é a das pessoas marginalizadas, necessitadas, que deveriam ganhar mais destaque. Possivelmente, programas como Bolsa Família continuarão, mas poderá não haver grande progresso nas diversas áreas deficitárias do país. Além disso, pode ser que os presídios (simbolizados por esta Casa) continuem a chamar atenção ao longo de 2017, como ocorreu no início do ano, com as rebeliões. Assim como em 2016, o que não está bom vai continuar aparecendo, por causa de Plutão destacado e do Sol na Casa 12, mas neste ano com enfoque nas consequências da má gerência dos recursos do país. Porém, esta é uma Casa de solidariedade e é possível que mais iniciativas isoladas venham a acontecer para auxiliar pessoas necessitadas, com destaque para ONGs e organismos sociais.

 

Continuidade de intolerância filosófica ou religiosa

Lua e Saturno conjuntos em Sagitário podem indicar a continuidade de intolerância filosófica, religiosa, cultural, etc. – tendência, aliás, que aparecerá em outros países também. Estas questões ficaram muito intensas desde que Saturno ingressou em Sagitário, no final de 2014, com o episódio que envolveu o jornal Charlie Hebdo e ocorreu em janeiro de 2015. Nos Estados Unidos, está aparecendo com as intensas discussões sobre imigração.

Para continuar refletindo sobre o tema

Quer saber mais sobre o Mapa de Ingresso Solar em Áries em 2017? Vanessa Tuleski, astróloga e autora do artigo, fala sobre outras tendências no vídeo abaixo.

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski mora no RJ e dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente ou à distância, focando no que o céu tem a dizer, mas também no que o livre arbítrio pode fazer.