Pesquisar
Loading...

Mabon, o ritual de Outono: conheça os significados desse importante dia

O calendário celta tem oito rituais sagrados, entre eles Mabon, o ritual de Outono. Entenda tudo sobre esse momento simbólico

Atualizado em

No calendário celta, existem oito rituais sagrados de luz durante o ano. Cada um deles está conectado a uma energia diferente da Mãe Terra. Mabon, o ritual de Outono, é o período de equilíbrio para agradecer, meditar e “introspectar”.

O ritual de Outono, além de Mabon, também é conhecido como: Equinócio de Outono, Sabbat de Outono, Alban Elfed, Colheita do Vinho, Festival da Cornucópia, Segunda Colheita.

Em 2024, o Outono começa no dia 20/03 (hemisfério sul), à 0h06 (horário de Brasília). Esse dia é muito importante porque marca o início do Ano Novo Astrológico 2024, porque é exatamente quando começa o mês de Áries.

Significados de Mabon, o ritual de Outono

Os equinócios de Outono e de Primavera são pontos de equilíbrio, onde dia e noite se igualam. Esse rito de Gaya ensina sobre o equilíbrio entre dia e noite. A partir de agora as noites começam a ficar mais longas, pois vamos rumando para o inverno.

Mabon é um período de equilíbrio para preparar-se para o repouso, que vem no inverno. Mas também é época de agradecer, meditar e instrospectar.

A cada ano o ritual traz uma energia diferente a ser trabalhada de acordo com as configurações  energéticas e necessidade do planeta.

Dessa forma, estamos em transição, em que estamos terminando de fechar um ciclo (em Peixes) e começamos a nos preparar para abrir um novo ciclo (com Áries, o primeiro signo do zodíaco, entenda a ordem dos signos aqui).

É também o momento de pedir cura para os que necessitam e enviar energias de luz aos doentes e necessitados.

Rituais são momentos sagrados

Um ritual de luz como Mabon, o ritual de outono, é um momento sagrado. Por isso, é indicado que seja feito com um sacerdote. Assim, você poderá trabalhar energias específicas que estão ligadas as configurações do momento e energias atuantes.

Dentro da energia de cada ano, alguns costumes e feitios mágicos são mais enfatizados para acessar e integrar a energia desse ritual.

Porém, em todos os seus aspectos, esse ritual de luz traz sempre o trabalho com o equilíbrio.

Esse é um ritual de grande seriedade e ordem cerimonial. Por isso, é importante que o Rito de Mabon seja guiado por um sacerdote ou sacerdotisa iniciado de alto grau.

O sacerdote é um líder espiritual, aquele que tem a devida formação e conhecimentos para realizar a ritualística de forma que a mesma seja totalmente firmada no positivo e trabalhada de forma correta, completa e integrada, sem deixar margem para negatividade.

Sendo feito de forma integrada, esse ritual mágico traz grande benefício porque promove profunda purificação, limpa as negatividades de um ciclo para outro, traz cura, equilíbrio, harmonia e benção para o lar.

Participar de um rito de Mabon é um momento mágico e muito especial, que abre as portas para um grande despertar espiritual e ascensional.

Como participar de um rito de Mabon

Há alguns lugares no Brasil aptos para realizar Mabon, o ritual de Outono, com seriedade e profundidade.

Para quem não tem a oportunidade de participar de um evento direcionado por um sacerdote, o ideal é  fazer um altar saudando os deuses e deusas de Mabon.

Então, para isso, você pode:

  • Enfeitar seu altar com lenha, pinhas, folhas de outono, espigas de milho e flores amarelas e laranja.
  • Acender uma vela marrom e pedir por cura e equilíbrio.
  • Fazer um bolo ou pão na energia do equinócio e partilhar com algumas pessoas.

Além disso, é importante saber que os alimentos tradicionais do Equinócio do Outono são: milho, trigo, pães, nozes, maçã, cenoura, cebola, batata, cidra e romã.

Os incensos mais utilizados são benjoim, mirra, sálvia, maracujá e papoula.

As cores geralmente são marrom, verde, laranja, amarela (dependendo da energia do ano a cor do ritual muda).

Joanita Molina

Joanita Molina

Mestra ascensa, líder espiritual e sacerdotisa de magia ascensional. Realiza os 8 rituais de luz do ano e 9 festivais de luz de gaya.

Saiba mais sobre mim