Quando é o Ano Novo Chinês?
O Ano Novo Chinês não é fixo e também possui duas datas diferentes todos os anos; vem entender melhor
Por Adriana Di Lima
Diferentemente do Brasil e de boa parte do Mundo, a data do Ano Novo Chinês não é em 1º de janeiro. Isso porque os chineses seguem calendários diferentes do ocidental. Mas quando é o Ano Novo Chinês?
A resposta exige atenção, pois existem duas datas diferentes para marcar o início do ciclo, cada uma com um propósito específico.
Para você não se perder, explicamos abaixo as diferenças e o que esperar do Ano do Cavalo.
Por que existem duas datas?
O calendário oriental é lunissolar, ou seja, considera tanto os movimentos da Lua quanto os do Sol. Por isso, o Ano Novo Chinês possui dois marcos distintos:
- Calendário Lunar (Festa): Baseado nas fases da Lua (Lua Nova mais próxima à primavera no Hemisfério Norte). A data varia ano a ano, entre janeiro e fevereiro.
- Calendário Solar (Astrologia): Baseado na translação da Terra ao redor do Sol. É uma data mais estável, variando minimamente entre os dias 3, 4 ou 5 de fevereiro.
Quando é o Ano Novo Chinês 2026?
Pelo calendário lunar, o Ano Novo Chinês 2026 é no dia 17 de fevereiro. Já pelo calendário solar, usado pela Astrologia Chinesa, o Ano do Cavalo começa no dia 03 de fevereiro.
17 de fevereiro de 2026
Neste dia, começam as festividades tradicionais na China, que se estendem por 15 dias e reúnem milhares de pessoas nas ruas.
A celebração, chamada de Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, é famosa pelas lanternas vermelhas, fogos de artifício, danças de dragões, visita a familiares e amigos, pratos típicos chineses e troca de presentes.
03 de fevereiro
Pelo calendário solar, o Ano Novo Chinês 2026 começa no dia 03 de fevereiro. Esta data é utilizada por algumas escolas de Astrologia Oriental Chinesa, como a Ba Zi, como referência de análises e previsões feitas em um estudo de constituição de energia pessoal em um Mapa.
O calendário solar também é usado para o Feng Shui, técnica de harmonização ambiental empregada por especialistas e pesquisadores dessa arte e que também pode ser utilizada para melhorar seus resultados financeiros.
A Energia de 2026: O Ano do Cavalo de Fogo
Pela Astrologia Oriental, a partir de 03 de fevereiro de 2026, entramos em um ciclo regido pelo Cavalo, com a influência do elemento Fogo e polaridade Yang.
Essa combinação cria uma energia explosiva e dinâmica. O que isso significa na prática?
- Movimento e Rapidez: O Cavalo simboliza aventuras, mudanças de rota e novos caminhos.
- Ação e Empreendedorismo: O elemento Fogo atua como um “combustível”, favorecendo quem deseja tirar projetos do papel e empreender.
- Intensidade: A polaridade Yang traz expansão e extroversão.
O grande desafio do ano: Será um ano perfeito para quem busca movimento, mas existe o risco da impulsividade. O desafio será não atropelar o tempo das coisas. O ciclo convida a agir, mas exige atenção redobrada para manter o equilíbrio interno e não se “queimar” com a própria velocidade.
Como cada signo chinês reage de forma diferente a essa aceleração, o ideal é se preparar de forma personalizada.
Professora e Consultora de Feng Shui e Astrologia Chinesa, agrega a Medicina e a Sabedoria Oriental Chinesa em atendimentos.
Saiba mais sobre mim- Contato: adrianadilima@gmail.com
- Site: http://www.adrianadilima.com
