Gabriela Casabona
Por Gabriela CasabonaLeia em 3 min.10/10/2013 

Receitas caseiras no combate à celulite

Óleos essenciais e produtos encontrados no mercado amenizam o problema

Qual mulher nunca sofreu com a celulite? Os buraquinhos indesejáveis que teimam em aparecer no corpo – principalmente em regiões como quadril e nádega – são fruto de uma mudança na camada interna da pele, que provoca alterações na circulação e pode até causar inflamações doloridas na região. O problema pode aparecer por conta de má alimentação, uso de calças muito justas (que dificultam a circulação), falta de ingestão de água para liberação das toxinas e de exercício físico, fumo e ingestão de bebidas alcoólicas.

A boa notícia é que existem vários métodos, inclusive caseiros, para combater a celulite. Mas vale reforçar que além das receitas é importante fazer exercícios físicos regularmente. Pode ser uma simples caminhada, ou subir as escadas do seu prédio ou trabalho, por exemplo. Outra dica preciosa é beber de oito a dez copos de água por dia. O líquido é o veículo ideal para eliminar os resíduos do corpo. Já as sessões de drenagem linfática ajudam a liberar as toxinas e a desobstruir o sistema linfático, facilitando a circulação e consequentemente combatendo a celulite.

Receitas fáceis para preparar agora mesmo

Parte do seu ritual de beleza pode ser sempre esfoliar, hidratar e massagear a área afetada. Uma boa opção caseira é passar óleo de amêndoas na parte do corpo desejada, em movimentos circulares, com o auxílio de uma esponja para banho.

Outra opção é fazer misturar 5 ml de óleo vegetal de gérmen de trigo + 2 gotas de óleo essencial de Grapefruit (fruta cítrica, também conhecida como toranja ou pomelo) + 2 gotas de óleo essencial de Alecrim. Aplique a mistura na pele uma vez ao dia, por meio de movimentos suaves e circulares. Ou, se preferir, faça uma massagem mais demorada na região, durante uma ou duas vezes por semana. O creme funciona como hidratante nas áreas mais afetadas.

Além disso, o vinagre de maçã também é recomendado no combate à celulite, e até ajuda a reduzir o aparecimento de estrias. Existem duas maneiras de usar o produto: você pode esfregá-lo diretamente sobre a pele e massageá-la, ou misturar duas colheres de sopa em um copo de água e beber diariamente.

Outra receita caseira é preparar um creme com restos de borras de café e 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Esse tratamento simples ajudará a esfoliar e amaciar a pele. Muitos tratamentos anticelulite contêm cafeína como ingrediente principal, então faça uso dessa versão barata que você pode facilmente preparar em casa.

Mas, acima de tudo, não deixe de consultar seu médico especialista. Ele é a melhor pessoa para analisar qual será o melhor tratamento para o seu problema.

Gabriela Casabona

Gabriela Casabona

Médica dermatologista, participou da equipe da primeira temporada do programa "10 Anos Mais Jovem", do SBT. Co-autora do livro Cosmiatria em Dermatologia, mantém consultório em São Paulo e colabora no Ambulatório de Laser da Faculdade de Medicina do ABC,