Pesquisar
Loading...

Como deixar de ser insegura? Entenda pelo seu Mapa Astral

Ao buscar sobre como deixar de ser insegurança, Saturno no Mapa Astral pode ajudar você a entender suas cobranças, repressões e limites

Você, ainda que de forma inconsciente, já deve ter se perguntado como deixar de ser insegura por causa de algo que estava te trazendo medo ou que estava até te impedindo de fazer algo que você desejava. 

Muitas vezes deixamos de confiar na nossa capacidade e até nos paralisamos diante de algo importante influenciadas pela insegurança, ainda que sem perceber. Seja deixar de enviar uma mensagem, bem como uma aplicação em uma vaga de emprego ou ainda até uma aproximação amorosa. A lista é longa. 

A questão, muitas vezes, sobre como deixar de ser insegura toma conta até sem que a gente perceba.

Porém, em alguns momentos, percebemos nos sinais: timidez, ansiedade, agressividade na investidas para compensar o medo de fracassar, autossabotagem, desconfiança, ciúmes, etc.. E esses são apenas alguns dos muitos desdobramentos possíveis.

Na vida prática, existem pontos que vão te ajudar a entender as raízes da sua insegurança e isso pode estar presente no seu mapa astral. Entenda:

Revise suas relações para entender como deixar de ser insegura

É importante avaliar sobre o quanto saudáveis nossas relações são. Isso porque relações tóxicas podem ajudar a destruir até um trabalho de autoestima que estava sendo bem estruturado. 

No seu mapa astral, o signo da sua Casa 7 pode indicar sombras e desafios que você vive em relacionamentos amorosos e parcerias de negócios. Ou seja, inseguranças, medo de traição, possessividade, etc. podem se apresentar nesta área do seu Mapa.

Além disso, a Casa 11 na Astrologia fala sobre a relação com as amizades.

Entã, por exemplo: se você tem a Casa 7 em Touro, o apego pode reflexo do medo da falta de estabilidade e da segurança de que a outra pessoa vai estar sempre ali.

Por outro lado, se você tem a Casa 11 em Peixes, talvez a insegurança te leve a se sacrificar pelas suas amizades para que você sinta que vai conquistar a reciprocidade delas.

Autoestima (e imagem) na Astrologia

O trabalho do autoconhecimento é importante em quase todos os níveis da nossa vida. Porém, quando falamos sobre como deixar de ser insegura, isso se torna ainda mais urgente.

As características do signo do Sol e Ascendente podem mostrar quais são as suas qualidades mais fortes, onde está seu brilho e como você se destaca. 

É interessante refletir também sobre como as pressões de padrões estéticos podem trazer preocupações, já que o Ascendente fala sobre corpo físico. Então a busca por respeitar nossas características essenciais estão ligadas ao signo ligado a esta parte do Mapa. 

Quanto à autoestima, enumere quais são as principais características desses signos (Sol e Ascendente) e saiba que nessa lista estarão pontos da sua essência. Ou seja, são as características nas quais você consegue ser excelente.

Além disso, nos pontos desses dois signos que você ainda não se identifica, saiba que ali já existe pelo menos um potencial!

Exemplo: você pode ser uma capricorniana determinada e responsável, mas insegura em se tornar autoridade na sua área. Ainda que o destaque esteja muito ligado a acessibilidade a privilégios sociais, saiba que você tem grandes chances de conseguir usar sua disciplina a seu favor.

Coragem no seu Mapa Astral

Para responder à questão como deixar de ser insegura, precisamos, da mesma maneira, vencer os medos e ativar nossa coragem, correr mais riscos e combater o medo do ridículo.

Saber lidar com a comparação também será tão importante. Isso porque o medo de nunca ser a melhor opção pode nos afetar. Por isso, o signo que está seu Marte te mostra como se comporta seu lado guerreiro.

Exemplo: um Marte em Sagitário pode trabalhar sua insegurança lendo bastante livros, fazendo cursos e conhecendo novas culturas. Esse baú de experiências vai te ajudar a se sentir mais capaz e preparada para lidar com o mundo lá fora.

Saber diminuir a voz da autocobrança para entender como deixar de ser insegura

Freud definiu na teoria da personalidade o que chamamos de “princípio do dever”. No seu Mapa Astral, Saturno fala sobre regras de conduta, cobranças, a moral que herdamos da nossa família, nossas repressões e limites. Você pode aproveitar e conhecer aqui Saturno nas casas do seu mapa.

Você pode observar abaixo, de acordo com seu Saturno, as principais raízes da sua insegurança que parte desse lugar do medo de não conseguir alcançar o sucesso.

Saturno em Áries

Quem tem Saturno em Áries costuma ver a insegurança se manifestar em conseguir autoafirmação. Por isso, você pode se cobrar demais para tomar iniciativas e se defender. Sua segurança está em assumir seu lado guerreiro e que sabe tomar atitudes.

Saturno em Touro

A insegurança pode te levar a certa possessividade e medo de encarar seus desejos. Bem como você pode se cobrar muito na relação com seu prazer. Além disso, no mundo material pode acabar achando que sempre precisa “ter” mais. Sua segurança está em agir com calma e encontrar caminhos mais estáveis.

Saturno em Gêmeos

A necessidade de se comunicar com excelência e inteligência pode fazer você ter até certa timidez pelo medo de errar. Portanto, sua segurança está em continuar aprendendo sempre. E mais ainda, em ser uma pessoa múltipla e que consegue ter a comunicação confiante.

Saturno em Câncer

Excesso de preocupação em proteger seus valores familiares e segurança emocional limitam o fluxo tranquilo do seu sentimento de cuidar. Logo, o medo de se ferir e as inseguranças podem criar um filtro de proteção. Sua segurança, assim, está em conquistar o sucesso respeitando seus sentimentos e redes de afeto nas relações.

Saturno em Leão

A cobrança pela sua projeção na sociedade pode trazer inseguranças sobre a opinião das pessoas ou sua opinião própria sobre si. Dessa forma, a pressão para alcançar brilho pode colocar pressão demais sobre suas conquistas. Em conclusão, sua segurança está em fazer as coisas com a cara da sua essência, deixando sua marca e confiando em seu valor, para além do retorno externo.

Saturno em Virgem

A busca por perfeição e altos padrões de ordem causam insegurança diante do fato de que talvez você nunca conseguirá atingir padrões tão altos. Por isso, você pode se perder no pessimismo e autocrítica. E, dessa forma, colocar tanta pressão e exigência que pode ser difícil se organizar. Sua segurança está em colocar os pensamentos em ordem e conseguir ter organização sem se cobrar demais.

Saturno em Libra

A preocupação com a disciplina e a responsabilidade para manter a diplomacia nas relações traz inseguranças sobre estar fazendo o seu melhor e você pode acabar tomando toda a responsabilidade para si. Assim, sua segurança está em confiar que sua capacidade de negociação é suficiente.

Saturno em Escorpião

O poder e controle podem ser tão desejados quanto temidos, gerando inseguranças. Isso pode resultar em fuga das coisas que trazem intensidade e relação não tão fácil com encerramentos. Sua segurança está em assumir ser uma pessoa poderosa e com a capacidade de se transformar.

Saturno em Sagitário

A conexão com a sabedoria, a espiritualidade e o crescimento se tornam tão importantes que você pode sentir que nunca sabe o suficiente. Por isso, pode sentir que a sua espiritualidade ou fé nunca estão fortes o suficiente para se sentir em paz. Sua segurança está em não precisar provar que é sábia o suficiente, apenas sentir seu valor.

Saturno em Capricórnio

Suas inseguranças, no fundo, estão ligadas ao medo do fracasso. Você pode ter dificuldade em permitir seu lado determinado e mais disciplinado de agir pelo medo de perceber que esses esforços foram em vão. Sua segurança está em se sentir uma pessoa responsável e que consegue se estruturar.

Saturno em Aquário

O medo do seus ideais se tornarem idealismo pode trazer insegurança e você enxergar o que é novo e o humanitarismo como certa ameaça ou como um sonho distante. Sua segurança está em aceitar o valor da sua originalidade e inovação.

Saturno em Peixes

A vontade de acreditar nos seus sonhos pode te parecer uma ilusão e você ter medo de acreditar neles. A espiritualidade e cura, e o mundo da sensibilidade e a vulnerabilidade emocional, podem trazer inseguranças no sentido de você duvidar que pode ser um canal para tudo isso. Sua segurança está em confiar no ritmo natural do universo, na sensibilidade e na troca de empatia.

Naiara Tomayno

Naiara Tomayno

Astróloga e terapeuta holística, desenvolve um trabalho como facilitadora de (re)conexões voltado para cura, utilizando o mapa astral como ferramenta principal. Formada em terapia de cristais, Magnified Healing e praticante de magia natural, é especialista em unir esses saberes e terapias alternativas às necessidades do mapa.

Saiba mais sobre mim