Mariana Daemon
  • Por Mariana Daemon
  • Leia em 4 min.
  • 04/06/2018
  • Atualizado em 30/07/2018 às 17:43

Picolé de abacate com cacau

Receita para agradar aos pequenos é muito nutritiva. Entenda benefícios dos ingredientes

Picolé de abacate com cacau

Sábado à tarde, minhas mãozinhas coçando para cozinhar e a filhota me pede um docinho. Mostrei dois abacates já tão maduros que ela mesma conseguiu retirar a polpa. Ela torceu o nariz: “Poxa, pedi docinho, mãe…”  Respondi que algo incrível estava para acontecer e que este seria o docinho mais saudável e saboroso que ela poderia desejar.

Pedi que ela buscasse no quarto a varinha da Hermione e provei que lugar de mágica é na cozinha! “Filha, o abacate vai virar sorvete de chocolate. Mas preciso que você faça esta mágica”. Ela apontou e disse o encanto: “Abacate, abacate, vira chocolate!”.

Receita do picolé de abacate com cacau (da Hermione)

Mariana e sua filha fazendo o picolé (Foto: acervo pessoal)

Ingredientes

  • 2 abacates pequenos maduros
  • 2 colheres sopa açúcar demerara ou agave
  • 4 colheres bem cheias de cacau
  • pedacinhos pequenos de chocolate 70%
  • 1 colher sobremesa extrato de baunilha.  

Modo de fazer

Bater todos os ingredientes no mixer e por no congelador por 24h em forminhas de picolé.  Se a forminha não for de silicone, pincele óleo de coco por dentro antes de pôr o sorvete. Vai ajudar a soltar o picolé mais facilmente.

Benefícios do abacate

O abacate é atualmente considerado um superalimento, pela quantidade de nutrientes que possui. Sua versatilidade na cozinha permite ser amplamente usado tanto em receitas doces quanto salgadas. Em linhas gerais o abacate é excelente para a pele, o coração, ajuda a reduzir pressão arterial e estimula o bom funcionamento do sistema nervoso e qualidade do sono. Também ajuda a prevenir o câncer de mama e de próstata.

Para entender em detalhes, o abacate é rico em:

  • Acido folato, que reduz a propensão a doenças cardíacas e AVC;
  • Potássio, que contribui para hidratação do corpo, atividades cardíacas e sistema nervoso;
  • Vitamina E, um excelente antioxidante que também fortalece a imunidade;
  • Magnésio, excelente para quem auxiliar na boa qualidade do sono e para o fortalecimento de ossos e dentes;
  • Gordura insaturada, que eleva o nível de HDL, o colesterol bom. Essa gordura ajuda a reduzir o colesterol e contribui com o bom funcionamento do cérebro. 

Benefícios do Cacau

O cacau tem diversos benefícios para a saúde, mas infelizmente não é uma boa desculpa para sairmos consumindo qualquer chocolate por aí. A maioria dos achocolatados que encontramos no mercado possuem alto teor de gordura saturada, açúcar, conservantes, aromatizantes e baixa concentração do cacau puro. Para aproveitar seus nutrientes você precisa consumi-lo numa dessas três opções:

  • Nibs de cacau
  • Cacau em pó 100%, que pode ser adicionado a diversas receitas e sobremesas saudáveis
  • Chocolate com, no mínimo, 70% de cacau

Para entender em detalhes

  • O cacau possui alta concentração de antioxidantes, principalmente os polifenóis e flavonoides que ajudam a prevenir o câncer, reduzir o colesterol e a pressão arterial e auxiliar o bom funcionamento do coração.
  • Como contribui para a circulação do sangue, também reduz os riscos de derrame e estimula a saúde cerebral.
  • É muito indicado para o bom funcionamento dos processos cognitivos e ajuda a retardar a demência em pessoas mais idosas.
  • Também é indicado em processos inflamatórios.

*Com colaboração de Carolina Senna.

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Mariana Daemon

Mariana Daemon

Mariana é jornalista por formação, chef autodidata por paixão e empresária por ousadia. Há dois anos dedica-se a cozinhar um pouco de tudo e a criar suas próprias receitas. Assim nasceu a sua empresa de gastronomia, a Un peu de tout. Atualmente, mora em Lisboa, Portugal, e espera inspirar as pessoas a realizarem o que desejam. Saiba mais