Equipe Personare
  • Por Equipe Personare
  • Leia em 2 min.
  • 29/12/2017
  • Atualizado em 19/06/2018 às 22:25

O que é um trígono?

Aspecto ocorre quando dois planetas estão a 120° de distância entre si no Mapa Astral e simboliza cooperação e harmonia | Glossário Personare

Aspecto ocorre quando dois planetas estão a 120° de distância entre si no Mapa Astral e simboliza cooperação e harmonia | Glossário Personare

O que é um trígono?

Na Astrologia, o trígono ocorre quando dois planetas ficam a uma distância de 120 graus entre si em um Mapa Astral (confira aqui uma amostra gratuita do seu mapa). Esse é o valor obtido quando se divide os 360 graus do círculo por 3, que leva também à figura do triângulo, a primeira figura geométrica euclidiana. Nesse aspecto, os planetas cooperam entre si, marcando uma forte qualidade harmônica. Por exemplo: num trígono da Lua com Marte, as emoções (Lua) são sentidas e vividas de uma maneira rápida e intensa (Marte). Como há cooperação entre os planetas, isso ocorre de modo harmonioso.

Um aspecto não é todo o seu mapa

Por mais desafiador ou benéfico que um aspecto seja, é importante evitar pautar-se apenas por ele ao interpretar um Mapa Astral. O mapa é um conjunto de aspectos e posicionamentos distintos, o que significa riqueza de conteúdo e, por consequência, a necessidade de um olhar amplo. Enquanto uma oposição pode sugerir dificuldades em determinado âmbito, um trígono no mesmo mapa pode equilibrar essa tendência negativa. Ponderação faz toda a diferença.

É um aspecto favorável ou desafiador?

O trígono pode se tornar ainda mais forte caso um dos planetas esteja no signo que o outro rege. Marte em trígono com Saturno, sendo que Marte está em Capricórnio e Saturno está em Virgem, por exemplo, é mais harmonioso porque, além do trígono, o planeta Marte se encontra em um signo regido por Saturno.

No entanto, isso não impede que existam efeitos colaterais; Vênus e Júpiter em trígono apontam para uma tendência a exagerar (Júpiter) na busca pelo prazer (Vênus), além de outras características.

Continue lendo

Curiosidades

Consideramos trígono se a distância mínima entre os dois planetas é de 114 graus e se a máxima é de 126 graus. Quando Sol e/ou Lua estão no aspecto, temos mínima de 113 graus e máxima de 127 graus de distância no Mapa Astral.

Exemplos:

  1. Vênus a 20° de Sagitário e Plutão a 23° de Leão: a distância entre ambos é de 123°, portanto é trígono.
  2. Lua a 4° de Leão e Marte a 27° de Escorpião: ambos estão a 113° de distância. Como a Lua está presente, consideramos que é um trígono, mas fraco, já que os signos envolvidos não pertencem ao mesmo elemento.

+ Confira também os significados dos outros aspectos astrológicos: conjunção, sextil, oposição e quadratura

Nossos especialistas

Alexey Dodsworth é astrólogo há quase 30 anos, membro da MENSA, autor das análises de Astrologia.

+ sobre Astrologia

Lua nova de novembro traz chance de
transformação

 

Previsões para os signos em 2017

 

Veja o que significa cada casa astrológica

 

Você nasceu no primeiro ou no último dia de um signo?

 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais