Gabriela Casabona
  • Por Gabriela Casabona
  • Leia em 3 min.
  • 13/04/2011
  • Atualizado em 02/05/2018 às 13:21

Cosméticos de chocolate: como usar

Produtos feitos com a substância hidratam e previnem envelhecimento

Cosméticos de chocolate: como usar

Quem não fica com água na boca quando passa em frente daquelas docerias famosas, que exalam cheiro de chocolate na porta? Além de ser saborosa e deixar todos os nossos sentidos totalmente aguçados, essa sobremesa ainda possui ingredientes benéficos à saúde. Não é a toa que cada vez mais o chocolate vem sendo usado para finalidades estéticas. Rico em minerais como potássio, fósforo, ferro, cálcio, zinco, cobre, cromo e vitaminas E, B1 e B2, essa substância pode ser usada em cosméticos e é excelente para a pele.

Todos os produtos feitos à base de chocolate têm poder hidratante e podem atuar como clareadores de manchas, principalmente se utilizados como máscaras faciais.

Todos os produtos feitos à base de chocolate têm poder hidratante e podem atuar como clareadores de manchas, principalmente se utilizados como máscaras faciais. Por conter cacau em sua composição, a substância funciona como um poderoso antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, se aplicada nas pernas, é um eficaz tratamento anticelulite. O poder antioxidante do chocolate atua nas áreas onde temos muito acúmulo de radical livre, que ocorre em razão da má circulação local e dá origem à celulite. Já quando usada nos cabelos essa substância deixa as madeixas fortes e saudáveis, por ser rica em óleos que lubrificam os fios e ajudam a fechar as escamas. No entanto, os produtos à base de chocolate normalmente são mais oleosos e, por isso, contraindicados para esse tipo de pele, devido ao maior risco de obstrução dos poros.

É importante ficar atento na hora de consumir essa delícia. Apesar de não existirem dados que relacionem a ingestão do chocolate ao aparecimento da acne, vale lembrar que essa substância é rica em leite, o que pode provocar em algumas pessoas uma reação alérgica à proteína do leite e à cafeína, estimulando o aparecimento das indesejáveis espinhas.

Além de todos esses benefícios, o chocolate também pode funcionar como antidepressivo. Como outros doces, é composto de açúcar, que é um calmante natural. Essa substância ajuda o corpo a liberar insulina e aumenta o nível de serotonina cerebral, dando sensação incial de saciedade e calma. Isso ainda dá estímulo e pique, contribuindo para o bem-estar das mulheres na época da menstruação.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Gabriela Casabona

Gabriela Casabona

Médica dermatologista, participou da equipe da primeira temporada do programa "10 Anos Mais Jovem", do SBT. Co-autora do livro Cosmiatria em Dermatologia, mantém consultório em São Paulo e colabora no Ambulatório de Laser da Faculdade de Medicina do ABC, Saiba mais