Pesquisar
Loading...

Depilação sem mistérios

Vantagens e desvantagens de alguns métodos depilatórios

As clínicas de depilação costumam ser procuradas por muitas mulheres – e alguns homens. Afinal, quem não quer ter uma pele mais lisinha? Mas é preciso cuidado para que os pelos retirados não sejam substituídos por manchas, espinhas ou irritações na pele. Para evitar tais problemas, é necessário escolher o método certo de depilação e aplicá-lo corretamente.

Eu recomendo três formas de depilação:

Arrancamento – feito com cera e máquinas que puxam fio;

Corte – feito com lâminas / aparelhos de depilar e creme depilatório;

Calor – depilação a laser.

Indicações de cada método

  • A cera quente é uma boa pedida para quem não sofre com pelos encravados. O ideal é verificar se a depiladora não reaproveita o material.
  • O creme depilatório é uma opção para quem não suporta a dor da cera quente ou fria. Antes, confira se o produto é apropriado para a região e faça um teste no braço para ter certeza de que você não é alérgica.
  • A depilação a laser é uma das melhores soluções para evitar os pelos encravados. Como o calor do laser destrói a matriz do pelo, o local onde ele nasce não volta a crescer tão rapidamente.

Vantagens e desvantagens de cada método

  • Laser – Vantagens: diminuição contínua do número de pelos (uma porcentagem chega a ser definitiva). Desvantagens: valor (relativamente caro) e é contra-indicado para gestantes, além de ser doloroso nas primeiras sessões.
  • Cera fria – Vantagens: praticidade, higiene e resultados duradouros. Desvantagens: pode causar dor e irritações na pele.
  • Cera quente – Vantagens: é antialérgica e pode ser aplicada em regiões maiores. E não é tão dolorido se a profissional for experiente. Desvantagens: muitos salões reaproveitam a cera, o que não é bacana, por conta da higiene. No caso de mulheres com propensão a varizes, não é recomendado.
  • Lâminas – Vantagens: rápido, prático, barato e indolor. Desvantagens: os pelos voltam a aparecer rapidinho. Às vezes, as mulheres precisam depilar-se diariamente com este método. As lâminas favorecem o surgimento de pelos encravados.
  • Cremes depilatórios – Vantagens: indolor, prático e pode ser feito em casa. Desvantagens: a remoção do pelo é superficial e pode provocar irritação na pele.
  • Eletrólise – Vantagens: apesar de não ser definitivo, pode acabar com 30% do pelos. Desvantagens: dói muito e são necessárias aproximadamente 10 aplicações para ver os resultados.
Gabriela Casabona

Gabriela Casabona

Médica dermatologista, participou da equipe da primeira temporada do programa "10 Anos Mais Jovem", do SBT. Co-autora do livro Cosmiatria em Dermatologia, mantém consultório em São Paulo e colabora no Ambulatório de Laser da Faculdade de Medicina do ABC,

Saiba mais sobre mim