Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

Ressignificar o cuidado com a comida e o corpo

Que tal cuidar da relação com a comida para redescobrir uma relação alegre e saudável? Vamos transformar a maneira como você come e vivencia sua vida.

Ressignificar o cuidado com a comida e o corpo

 Vivemos em meio a tantas atividades e afazeres, que muitas vezes somos engolidos pela rotina diária. Nesse meio, a relação com a comida também entra e pode ficar distorcida. Cuidar dessa relação pode ajudar a encontrar outros caminhos com o cuidado com comida e o corpo para que não seja uma fonte de sofrimento.  

Quando as crianças comemos de forma intuitiva, mas ao crescer, o comer acaba ganhando outros sentidos: acalmar, recompensar, entorpecer, distrair, procrastinar, entreter, seduzir e até punir.

A importância do cuidado com a comida e corpo

Reconhecer os padrões que envolvem o ato de comer podem auxiliar a colocar luz e, aos poucos, se libertar deles. Um dos primeiros passos é sair do piloto automático, como fazer uma pausa e escolher o que comer ao invés de pegar o que tiver pela frente, desligar os eletrônicos (celular, tablet, computador, TV…) e estar presente no momento da refeição.   Tomar consciência do que está acontecendo no momento e saber que esse hábito existe e que você pode mudá-lo.

O comer com consciência plena, o comer consciente , pode proporcionar esse convite de atentar-se ao que está acontecendo ao seu corpo, nos pensamentos e emoções. Dar uma pausa no automatismo do dia a dia para estar presente no momento da alimentação e poder escolher o que contribui melhor para sua saúde e bem-estar.

Desenvolver a autonomia na escolha da comida para não ficar preso a uma lista de alimentos certos e errados que a mentalidade da dieta ressalta. Desfrutar do momento, cada refeição é única e pode ser uma nova experiência ao notar as cores, as texturas, sentindo os aromas e sabores da comida..

Uma maneira como comemos consideração como lidamos com vários aspectos da vida. Ao mudar essa relação com a comida, você pode transformar outras áreas também.

Quando notamos o corpo, podemos abrir para escutar suas mensagens, ser guiado pelos sinais internos e os respeitá-los. Voltar a aparecer os sinais de fome e qual o momento certo para se alimentar é um dos princípios do comer consciente. A cultura da dieta nos impede de ouvir essas mensagens internas do corpo.

Como aplicar a alimentação consciente em seu dia a dia

O mindful eating abre uma possibilidade para construirmos um novo sentido para a comida. Abandonar como sombras da mentalidade de dieta, o “certo e errado”, a autocrítica e culpa gerada por um comer “não adequado”.

A relação com o corpo também é transformada, o peso na balança deixa de ser o único foco, pois essa “ditadura” de um corpo perfeito é desconstruída, e um novo contato se espiritual, elevado a saúde e bem-estar, e ressignificando o cuidado com a comida e o corpo, de modo geral.

É uma jornada para redescobrir uma relação alegre e saudável com a comida e corpo. Você está disposto a dar alguns passos para transformar essa relação?

Vem saber como meditar para comer com consciência aqui.

Referência:

Jan Chozen Bays. Alimentação Consciente: um guia para redescobrir uma relação saudável e alegre com a comida. Shambala, 2017.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Luiza Camargo Mendes

Luiza Camargo Mendes

Nutricionista, instrutora de Mindfulness, praticante de Meditação e Yoga, que encontrou no Mindful Eating um grande significado para sua atuação. Saiba mais