Constelação para cura coletiva

A Constelação Sistêmica pode ser realizada em grupos e até para uma cidade ou país

Constelação para cura coletiva

A Constelação Sistêmica vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo devido aos grandes benefícios que ela oferece para as pessoas envolvidas. No campo pessoal, ela traz luz a questões que até então permaneciam ocultas nas dinâmicas familiares. Padrões repetitivos que ocorrem em nossas vidas, e que não entendemos o motivo de  acontecerem, são esclarecidos, compreendidos e liberados, mudando efetivamente as dinâmicas de nossas vidas. Mas a Constelação também pode trabalhar com a coletividade, seja num grupo, seja numa nação.

Constelação a favor do coletivo

Da mesma forma que pertencemos a uma família, também fazemos parte de um grupo social, cultural, uma cidade, um estado, um país. Bert Hellinger, psicoterapeuta criador da Constelação,  chama este campo coletivo de campo espiritual e toda a humanidade pertence a ele.


C
omo é realizada a Constelação em grupo?

Com base neste entendimento, podemos constelar uma nação, por exemplo. Pode parecer um pequeno movimento para cada um de nós, porém ele é sustentado pela estrondosa força de amor e sabedoria que fundamenta toda a vida, pois são essas duas qualidades que sustentam e movimentam o campo mórfico (ou campo espiritual, se estamos falando do campo coletivo) com o qual a Constelação atua no caminho da solução dos conflitos. Não podemos subestimar esta força. Esta pequena atitude por parte do constelador e dos participantes pode, efetivamente, liberar questões importantes que influenciam a vida de milhões de pessoas, pois a iniciativa é apoiada pela força vital de criação que nos concede a oportunidade de nascer e viver neste planeta.

Amor e sabedoria são os campos em que a Constelação atua para solucionar conflitos.

A Constelação é considerada como terapia breve e é indicada para a resolução de conflitos emocionais. As emoções são a matéria prima da Constelação. Ela pode ser realizada individualmente ou em grupo. Quando ela ocorre em grupo, é colocado o tema a ser constelado, o conflito emocional que buscamos solucionar. Depois são definidos alguns elementos (ou pessoas envolvidas diretamente na questão) pertinentes ao conflito e escolhidos representantes para cada um deles.

Assim que a Constelação é iniciada, cada representante começa a perceber, através do campo mórfico que está sendo trabalhado, sensações físicas, emocionais e mentais sobre o que ou quem ele representa, trazendo à tona movimentos ocultos sobre as relações entre estes elementos/pessoas. Uma vez revelada a verdadeira dinâmica entre as partes, a força amorosa e sábia do campo começa apontar ao constelador o caminho de solução, baseado no que Bert Hellinger chama de “Leis do Amor”.

No Brasil, algumas pessoas confundem a Constelação com religião, pela forma que se dá o movimento do campo mórfico junto aos representantes. Há quem pergunte se a Constelação tem algo a ver com o Espiritismo, mas são assuntos e áreas completamente diferentes. Vale lembrar aqui que a Constelação foi desenvolvida por um alemão que, apesar de ter passado pela teologia e pelo catolicismo de forma bem atuante, saiu da vida religiosa para seguir um caminho mais abrangente sobre o comportamento humano.

O que motiva a Constelação?

É importante observar que só é possível realizar uma Constelação se o constelador estiver a serviço do amor e da sabedoria do campo em que está atuando, seja no  familiar ou coletivo. De outra forma, o movimento não ocorre.

Constelar um país está além de opiniões políticas partidárias, diferenças culturais, religiosas ou qualquer outro tipo de segregação que possa existir. O movimento está firmado no amor e o que se revela é algo sempre em benefício de todos os membros pertencentes ao grupo. É um caminho para a cura, inclusão, transformação, alívio, regeneração e desenvolvimento de todos.

Replicando esta iniciativa

Fica aqui um convite a outros consteladores realizarem constelações coletivas para suas cidades, estados e também para o país. Onde há conflito, há um tema que pode ser constelado. Este é um exercício de cidadania onde cada um contribui com o que tem a oferecer para melhorar a vida de todos. Se cada pessoa fizer o que está ao seu alcance para o bem comum, com certeza poderemos ser a transformação que queremos para o mundo.

Evento com a autora

Isabela Borges realiza o Constela Brasil com o objetivo de ajudar os brasileiros a passarem pelo ano de 2018, em que muitas atividades acontecem ao mesmo tempo. Acesse o evento para saber mais detalhes.

Isabela Borges

Isabela Borges

Terapeuta holística. Trabalha com Astrologia, Tarot, Reiki e Forais Joel Aleixo em seus atendimentos para promover o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Atendimentos online via Skype.