Pesquisar
Loading...

O impacto do passado no amor, saúde e trabalho

Saiba qual o impacto do passado na sua vida para que você possa refletir sobre problemas repetidos e seguir em frente com mais sucesso

Atualizado em

Já parou para pensar quantas pessoas fizeram parte da sua família antes de você nascer? O que elas gostavam de fazer? Quais eram seus sonhos e desafios? Quais foram seus sucessos e seus fracassos? Será que o impacto do passado influencia a sua vida hoje?

Não temos o hábito de parar para pensar nessas pessoas que vieram antes de nós porque sentimos que estamos separados uns dos outros, que somos seres individuais, e que nossa história coletiva não importa. Só que isto não é verdade.

Reflita sobre o impacto do passado na sua vida atual

Pense na sua vida e na quantidade de grupos que você faz parte e qual a influência que cada um deles tem sobre você. Por exemplo, somos brasileiras, falamos a língua portuguesa, vivemos em São Paulo (ou qual seja a sua cidade).

Não somos só isso. De todos grupos ao qual pertencemos, sem dúvida, a nossa família é o que mais impacta e influencia o nosso comportamento. E não podemos trocar de família, certo? Podemos trocar de trabalho, de país, de time, de religião, podemos aprender um novo idioma, mas não podemos trocar quem é o pai e a mãe que trouxeram ao mundo.

Por essa razão, os processos familiares são percebidos no campo profissional, amoroso, financeiro, na nossa saúde e em diferentes áreas da vida.

É por meio da percepção desse sistema que as constelações familiares trabalham e nos ajudam a resolver padrões repetidos para que seja possível refletir sobre o impacto do passado e, então, fazer novas escolhs, tomar novos caminhos. E, então, dar um próximo passo em direção ao sucesso, a alegria, a cura e a leveza.

Constelação familiar: todas as vidas que fazem parte da sua

Um exercício que gosto muito de utilizar para me dar conta de como o fio da vida conecta todas as pessoas que passaram por aqui antes de mim é visualizar quem veio antes.

IMAGINE AGORA: atrás de você estão seu pai e sua mãe. E, então, atrás deles, estão seus avôs e avós materno e paterno. E, na sequência, seus bisavós. Agora, seus tataravós. E assim em diante.

Perceba nesse momento que para você estar aqui hoje, lendo esse texto, a semente da vida foi passando de geração em geração, através do encontro de pessoas de famílias diferentes. Sem julgamento do que foi positivo ou negativo, eles geraram a vida e assim você nasceu.

Sabia que contabilizando sete gerações para trás são 128 pessoas no seu círculo familiar em 210 anos. Em 11 gerações, esse número salta para 2048 pessoas em 330 anos? Dá para imaginar quanto amor, força, coragem, tristeza, escassez e sofrimento essas pessoas passaram?

Voltar no tempo para seguir em frente

Para começarmos uma reconciliação com padrões e crenças limitantes que percebemos na nossa vida que foram passados de geração em geração, Bert Hellinger, alemão e criador da constelação familiar, diz que precisamos entender que existem ordens* para que o amor flua.

Importante lembrar que as três ordens do amor são:

  1. Todas as pessoas têm direito a pertencer a suas famílias;
  2. Quem vem antes tem prioridade no sistema;
  3. Equilíbrio entre o dar e o tomar.

Muitas vezes a desordem que vemos nas famílias não ocorre pela falta do amor e, sim, por amor desordenado, sem equilíbrio, que está fora do lugar, fora de hierarquia e que exclui.

Conhecer a própria história é um fator extremamente importante porque “aquele que não conhece a própria história tende a repeti-la”, segundo Bert.

Além disso, quando realizamos uma constelação familiar, somos capazes de ressignificar crenças subconscientes, encontrar o próximo passo que precisamos dar em direção a uma solução e, assim, podemos agir por meio de uma nova perspectiva, mais elevada.

A técnica permite trazer alternativas para questões de dinheiro, trabalho, amor, relacionamento, sentimentos (depressão e ansiedade, por exemplo), olhar para doenças e traumas. Não necessariamente precisam estar relacionadas a questões familiares porque olhamos o sistema da pessoa como um todo com tudo que ele compõe.

Uma experiência única que transforma! Vamos voltar no tempo, então?

Natália Torchio

Natália Torchio

Consteladora familiar e terapeuta holística . Já ajudou diversas pessoas a destravarem suas vidas com seus atendimentos, no momento somente online. Dá aulas gratuitas semanais no seu Instagram e também oferece curso online.

Saiba mais sobre mim