Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

Carta de Tarot para março: O Pendurado

Arcano XII, O Pendurado, indica grandes desafios para o terceiro mês de 2021

Carta de Tarot para março: O Pendurado

Após toda instabilidade e movimentação da Roda da Fortuna no mês de fevereiro, O arcano XII, o Pendurado é a carta de tarot de março de 2021 e chega com grandes desafios.

Um homem pendurado por um dos seus pés, de cabeça para baixo, tem suas mãos atadas. A sua posição invertida faz com seus pertences e seu dinheiro caiam de seus bolsos. A imagem do Arcano XII, O Pendurado, retrata um tipo de punição aplicada aos traidores e fraudadores na Itália, no período da Renascença.

A partir de uma perspectiva mais ampla, associamos o Arcano A roda da Fortuna (fevereiro de 2021) ao O Pendurado (tarot de março) e essa combinação nos remete a um cassino, em que um jogador inconsequente aposta tudo o que tem na roleta e não é agraciado pela sorte, perdendo tudo. As ações passadas não foram guiadas na direção certa, levando ao infortúnio, à perda e à humilhação.

A cabeça invertida, na imagem do Pendurado, de longe, representa “ter uma perspectiva diferente das coisas”, como alguns romanceiam a carta distanciando-se do seu sentido real.

O significado da carta de tarot de março é ver as coisas invertidas, ver o mundo de forma incoerente, aludindo para formas de pensar e ideias que precisam ser mudadas urgentemente, pois nos tiram do fluxo da vida, nos paralisando, estagnando e causando prejuízo.

A Roda gira, a vida anda e nos leva a um momento de enfrentamento de dificuldades geradas por ações equivocadas, um momento de escassez, em que o que nos resta é a fé e a entrega para uma força maior.

Esse quadro de restrição e estagnação pode ter um lado positivo que é o reforço da fé e a consciência da necessidade de abnegação, de abrir mão de desejos pessoais por uma causa maior.

O Social em março

O que chama a atenção no Arcano O Pendurado é que ele representava não só uma punição física, mas também simbólica. A pintura infamante consistia numa forma de humilhação pública em que aqueles que lesavam a comunidade e conseguiam escapar às medidas judiciais eram pintados pendurados pelo pé e essa imagem era colocada em lugares públicos para atingir a sua reputação. Ela também era usada nas disputas políticas como armas contra os adversários.

Portanto, temos descrita uma tendência para escândalos e linchamentos virtuais. É a cultura do cancelamento, no seu momento mais potente. Possivelmente, em março de 2021 teremos ações difamatórias coletivas contra a reputação de pessoas que terão seus feitos expostos mobilizando os sentimentos da massa.

Ao mesmo tempo que isso pode atingir aqueles que realmente saem impunes após causarem danos à sociedade, privando-lhes de quaisquer privilégios injustos, o mesmo poderá acontecer injustamente ou de forma desproporcional com pessoas inocentes ou que não tiveram ações que justificassem tamanha reação, o que pode levar a más consequências.

Dessa forma, é preciso pensar antes de atirarmos pedras em quem quer que seja direcionado nossa força para quem realmente precisam ser enfrentados e parados.

Política e Economia na carta de tarot de março

Os governos e a política em geral podem ter de enfrentar momentos difíceis marcados ora por ações e escolhas bastante equivocadas e danosas, ora por não conseguirem agir de forma correta diante de necessidades urgentes e situações de crise por impotência e falta de recursos.

Falta e perda podem nortear o mês de março, sendo a economia um dos campos mais afetados, junto com a saúde. Nessa área da nossa vida, teremos um momento de queda livre numa curva descendente, tornando-se necessárias medidas de contenção de uma crise que se agrava.

Saúde e Pandemia no arcano O Pendurado

O Pendurado descreve um cenário bem difícil para a saúde pública. Como arcano de perda, poderemos ter produção insuficiente e má distribuição de vacinas, faltar insumos e não termos o número de pessoas necessário vacinadas. A sua posição de inversão pode ser um índice do colapso dos hospitais pelo aumento do número de casos de Covid-19 com a falta de leitos, exigindo a suspensão da circulação de pessoas através de medidas restritivas que podem não ser implementadas ou não serem cumpridas, o que pode agravar um quadro nada bom.

Temos um período crítico que começa esse mês e vai até junho, melhorando e estabilizando, somente em julho até que, em dezembro, poderemos começar a respirar mais aliviados. Falta pouco! Cuidem-se!

O Amor em Março

Como o arcano O Pendurado não tem expressão boa nas questões afetivas, é preciso cautela nessa área, pois é riscos de sacrifícios pelo outro em vão ou insistir em relações que não têm futuro.

Sofrer por quem não gosta de nós é um dos significados do Pendurado, portanto se você nutre sentimentos que por quem não os corresponde, a melhor forma de agir é abandonar esperanças vazias e recuar para que possa ter tempo para entender a inviabilidade desse amor e se curar para estar bem para a próxima relação.

Para pessoas que estão solteiras, é um momento para curtir a solteirice e entender que pessoas interessadas ou interessantes que apareçam com muitos problemas devem ser evitadas, pois, provavelmente, as suas melhores expectativas de desejos não serão realizadas e a relação pode se tornar um fardo que não lhe cabe assumir.

o pendurado

Veja, que na imagem da carta, o Pendurado tem a cabeça voltada para o chão, para a terra, na direção das raízes das árvores, mostrando que é preciso rever o passado, refletir sobre a nossa história pessoal e identificar onde costumamos errar. O que vier do passado tende a não ser bom, não tem futuro, mas ele serve para olharmos e aprendermos com nossos erros pregressos.

Medite, tire esse tempo para o autocuidado e para meditar sobre a sua vida afetiva.

Para os que estão em algum relacionamento, pode ser um mês que exija compreensão da parte de ambos para lidarem com as dificuldades pessoais ou do casal. É um momento exige compreensão e autossacrifício, abrir mão pelo amor, pela relação, pelo outro.

As relações mais frágeis ou que já se esgotaram tendem a fazerem todo o seu peso ser sentido, passando por uma prova que definirá a sua continuidade ou fim.

Dinheiro e Trabalho em março

Se as moedas caem dos bolsos do homem pendurado, a carta de tarot de março pede extrema cautela nas questões financeiras, alertando para gastos gerados por situações de aperto ou por investimentos que trarão prejuízo.

É uma fase exige mais timidez na aplicação dos seus recursos, em que o recolhimento financeiro é necessário. Evite gastar e aplicar o seu dinheiro no que quer que seja, nesse momento. Se for inevitável ter de fazer negócios ou compras, não haja por impulsividade e tente minimizar danos com uma atitude cautelosa e calculada.

O campo profissional pode ser bastante exigente e chegar à sobrecarga e podem ocorrer atrasos nos pagamentos. Quem estiver sem emprego, a tendência é manter essa condição durante esse mês. Se aparecerem propostas, é importante que a necessidade de trabalho não lhe faça tomar decisões precipitadas que possam lhe prender a trabalhos que não valham a pena.

Caso esteja trabalhando, tenha paciência e resignação, pois há forte demanda de trabalho ou a falta de condições adequadas fazendo com que muito esforço gere pouco resultado. Faça o que puder e não se cobre demasiado.

Saúde no tarot para março

É tempo de cuidado em dobro. A posição invertida do homem, na carta, mostra as coisas fora do lugar, os membros sem capacidade de ação, indiciando grande vulnerabilidade. Num cenário de pandemia, o arcano alerta para um risco aumentado de infecções. Não faça parte de estatísticas da COVID, previna-se.

No Arcano XII há acentuamento da melancolia, sendo os estados de tristeza e desconforto mais presentes. Caso sinta-se mais triste, procure terapia. Problemas crônicos, sendo hereditários ou adquiridos requerem atenção e cuidado, nesse momento.

Com segurança, o ócio deve ser evitado, pois a tendência para prostração, procrastinação e inatividade se torna mais forte, nessas horas. Procure uma atividade física, se puder.

O momento é excelente para quem quer perder peso ou qualquer outra coisa que exija restrições e sacrifícios.

Espiritualidade em março

Aqui temos a excelência do Pendurado. Todas as restrições e desequilíbrios que a carta representa nos diversos níveis e áreas da vida geram uma resposta à impotência que acontece na espiritualidade. Toda a energia bloqueada não se perde, ela migra, acumula super potencializa a fé e a entrega às forças maiores.

O mês de março ganha destaque como um excelente período para que se fazer orações e nos conectarmos com o divino, pois as energias espirituais estão mais próximas de nós, esperando que peçamos o seu auxílio.

Eleve seu pensamento e o amor do seu coração aos Deuses, da forma que você acreditar, oferecendo esse sentimento junto os pedidos do que precisar, de acordo com as suas crenças. Faça essa oferenda de amor três vezes por semana, durante esse mês e entregue nas mãos deles. O resultado virá na melhor hora.

A dica mais poderosa é algo que fácil de fazer e que tem um forte efeito no mundo:

Higienizem-se, usem máscara, evitem circular quando não for necessário, mantenham o distanciamento social, evitando aglomerações e denunciando-as quando puderem.

Estamos caminhando para o fim desse mal que atinge o mundo. O tempo e a forma como viveremos até isso tudo acabar, só depende de nós, através das nossas ações pessoais.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Alexsander Lepletier

Alexsander Lepletier

Alexsander Lepletier é formado em jornalismo e ativista de direitos humanos. Iniciou sua carreira de cartomante e tarólogo, em Portugal. Em Portugal, realiza anualmente o Encontro Internacional de Cartomancia. Atualmente, reside na cidade do Rio de Janeiro onde dá cursos e consultas online. Saiba mais